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    Vantagens do Pix no varejo e como oferecer esse meio de pagamento!

    26 de março de 2024
    Por Redação
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    Para comprovar que as vantagens do Pix no varejo são realmente benéficas à loja e ao cliente, separamos alguns dados de uma pesquisa feita com 1.043 pessoas de todas as regiões do país.

    O estudo anual do Capterra apontou que esse meio de pagamento lidera no varejo on-line e está em amplo crescimento no físico. No total, estima-se que mais de 134 milhões de pessoas usem o Pix em suas transações diárias.

    Implementado pelo governo brasileiro no final de 2020, o PIX é considerado por 35% dos entrevistados como o meio de pagamento preferido no varejo físico, igualando a representatividade com o cartão de débito e crédito, que tiveram 35% também de preferência.

    Para fins de comparação, o resultado em 2021 revelou que o cartão liderava com 38% da escolha, seguido pelo boleto (16%) e Pix (15%). Os dados mostram a alta popularidade que esse método de pagamento ganhou ao longo do tempo.

    Por isso, é indispensável seguir as preferências dos consumidores e oferecer os meios preferidos. Vamos aprender mais sobre isso? Veja como funciona e as maiores vantagens desse método e como implementar o Pix no varejo para atrair mais clientes!

    Como funciona o Pix no varejo?

    O Pix no varejo físico funciona como no on-line. O pagamento pode ser feito por leitura de um QR Code ou inserção da chave-Pix de modo manual.

    Em lojas físicas, o caixa fornece a chave-Pix para o cliente ou, então, exibe um QR Code na maquininha de cartão para o consumidor abrir seu aplicativo do banco e finalizar o pagamento, que é computado imediatamente pelo sistema da adquirente e do estabelecimento.

    Veja um passo a passo simples para entender como funciona o Pix no varejo:

    • o cliente escolhe a forma de pagamento com Pix;
    • o profissional que está no caixa abre uma ordem de pagamento no sistema de PDV, que é integrado à API Pix;
    • o QR Code é gerado automaticamente, sendo exibido na tela da maquininha de cartão;
    • o cliente abre o app do banco, usa o leitor do QR Code do Pix e finaliza o pagamento;
    • o sistema aceita a ordem de pagamento e, em poucos segundos, o dinheiro cai na conta bancária da loja – o que gera uma confirmação de compra.

    Esse método de pagamento é feito em tempo real, em qualquer horário ou dia da semana, por pessoas físicas ou jurídicas.

    Quais as vantagens do Pix no varejo?

    Uma das maiores vantagens do Pix no varejo é a possibilidade de receber o dinheiro imediatamente, com taxas de transação mais baratas do que as cobradas por outros meios. 

    Outro fato evidente é que ele permite alcançar um público maior e até mesmo fidelizar mais clientes. Afinal, ainda de acordo com o estudo citado neste texto, 25% dos entrevistados usam o Pix mais de 20 vezes por mês, representando uma excelente oportunidade de mercado!

    Além disso, citamos outras vantagens de implementar o Pix na sua loja!

    Fluxo de caixa constante

    Pelo fato de receber o dinheiro segundos após a compra, a loja mantém um fluxo de caixa maior e constante. Afinal, os pagamentos entram a qualquer hora e dia da semana. 

    O que resulta em aumento de faturamento e do capital de giro para investir e estimular o crescimento da marca.

    Além disso, dependendo do modelo de negócio e segmento, o cliente pode programar o Pix recorrente, com data marcada para realizar determinados pagamentos. Não é comum no varejo, mas estabelecimentos que trabalham com assinaturas podem usufruir dessa novidade para manter seu fluxo de caixa em alta.

    Redução de custos

    Outro benefício direto do Pix no varejo é a redução de despesas, pois os custos operacionais de transferência desse meio costumam ser mais baratos.

    Isso porque esse tipo de transação não precisa de empresas intermediadoras, como acontece com pagamento por cartão e boleto. A operação é feita entre vendedor e comprador, que se conectam ao Banco Central, responsável por mediar esse fluxo.

    E esse fator desencadeia outra vantagem, que é atrair mais clientes e elevar as vendas por meio da oferta de descontos com pagamento via Pix!

    Integração com sistemas de gestão de PDVs

    Se a sua preocupação é como realizar a conciliação de pagamentos via Pix e fazer uma boa gestão financeira de todos os meios oferecidos pela loja, saiba que um bom sistema que integra pontos de venda (PDVs) já realiza esse processo!

    Isso acontece porque o Banco Central padronizou uma API Pix, que pode ser conectada a vários softwares financeiros, centralizando todos os dados operacionais em um só local e de forma automatizada.

    Aumento das vendas

    Há dois grandes motivos que influenciam diretamente o aumento das vendas:

    • a possibilidade do cliente ter descontos com pagamento via Pix;
    • a oferta de maior acessibilidade, com meios de pagamentos variados.

    E ainda podemos citar outra razão: o Pix faz a transferência de valor rapidamente, o que garante imediatamente a venda, não deixando o estoque parado e otimizando a sua gestão de varejo.

    Afinal, se o cliente quiser pagar via boleto, há ainda três dias úteis para computar a transação feita. Além disso, ele pode desistir da compra durante esse período da impressão da fatura até seu pagamento.

    Como implementar o Pix no varejo?

    Agora que você já conheceu todas as vantagens desse moderno método de pagamento, é hora de saber como implementá-lo no seu negócio.

    E já adiantamos que a implementação também é uma das grandes vantagens do Pix no varejo, pois é simples de fazer. Veja um passo a passo para entender como funciona esse processo.

    • pesquise uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central, que inclua o Pix com um dos seus meios – compare valores de taxa de transferência para fazer a melhor escolha;
    • faça a integração da API Pix com as operações da sua loja, como sistema de gestão financeira;
    • divulgue aos seus clientes a novidade e ofereça descontos para estimular a compra via Pix.

    Afinal, oferecer o Pix no varejo vale a pena?

    Como já deve ter percebido até aqui, adotar o Pix no varejo vale a pena! Ele é uma excelente oportunidade de negócio, que oferece vários benefícios ao empresário.

    Para ter uma ideia da importância desse meio de pagamento, o estudo do Capterra apontou que 43% dos entrevistados disseram que a tendência é abandonar a compra se a loja física não oferecer Pix.

    Por isso, se você ainda não possui esse método de pagamento no seu negócio, corra para se beneficiar! E conte com sistemas de gestão financeira para reunir todos os dados em um só painel, facilitando o controle das suas finanças. Bons negócios!

    Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

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