Negócios

A Evolução da Regulamentação: Parte I

Publicado em 21 de janeiro de 2020 por Mareska Tiveron

É possível que exista uma impressão errônea de que a atuação do regulador mais atrapalha do que ajuda o mercado. Porém, se analisarmos a evolução e a quantidade de players que existiam no segmento no ingresso do Banco Central e quantos existem hoje, seis anos depois, é nítida que a equação é extremamente positiva e importante para o mercado.

Neste episódio do Papo na Nuvem com certeza entrará para a história. Daniel Teixeira teve a honra de sentar com Bruno Balduccini e Giancarllo Melito, grandes advogados e especialistas do setor no Brasil, além da presença ilustre de Mareska Tiveron, Diretora Jurídica, de Regulatório e Compliance na Zoop. O assunto do bate papo foi entender a evolução e o impacto da regulamentação nos serviços financeiros, assim como a atuação do Banco Central, os novos atores que viabilizaram novos empreendimentos no setor e como o regulador está lidando com o avanço da tecnologia.

É inegável que o avanço tecnológico é a espinha dorsal do desenvolvimento do mercado dos meios de pagamento. Quando falamos em avanço no mercado, podemos dividir em três ondas de evolução.

A primeira fase muito focada em POS e terminais de pagamento. Com o crescimento do e-commerce, entramos na segunda fase e começamos a ter o processamento de pagamento na internet, junto com a mudança no habito de consumo.

Já na terceira onda, entramos em um universo onde as compras são realizadas através dos smartphones e uma nova leva de players, cuja tecnologia alcança muito bem esse universo de plataformas e aplicativos, toma grandes proporções.

É perceptível que a tecnologia democratiza o serviço financeiro, alcançando toda a população e sendo impossível para o Banco Central ignorar esse desenvolvimento e as constantes mudanças.

O grande desafio do regulador, que possui como um dos pilares a função de proteger o consumidor, é justamente conseguir entender essas novas tecnologias e players, fomentando esse crescimento de modo que garanta prevenção a fraude e lavagem de dinheiro.

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