Negócios

Os melhores momentos do Papo na Nuvem, o podcast sobre tecnologia financeira da Zoop!

Publicado em 09 de outubro de 2020 por Redação Zoop

Mais uma temporada do Papo na Nuvem, podcast sobre tecnologia financeira da Zoop, chegou ao fim, mas ainda dá para aproveitar muito de tudo o que foi conversado até aqui!

Muitos assuntos foram comentados, discutidos, apresentados pelas perspectivas de profissionais que vivem essas ações na prática, todos os dias.

Neste episódio do Papo na Nuvem, relembre os melhores momentos e as curiosidades trazidas pelos convidados que conversaram com Ida Nuñez ao longo da temporada.

E os temas são os mais diversos: de meios de pagamento eletrônico, passando pela importância das fintechs, até a inovação que será promovida pelo PIX, Sistema de Pagamento Instantâneo do Banco Central.

Falamos também sobre conquistar investidores, trabalhar com e-commerce envolvendo franqueados e as transformações no mercado de crédito no Brasil.

Além disso tudo, acredite, tem muito mais!

 

Podcast sobre tecnologia financeira da Zoop: o que foi abordado?

O Papo na Nuvem é o podcast sobre tecnologia financeira da Zoop. Como acabamos de mencionar, nesta última temporada abordamos diversos assuntos. Relembre agora quais foram.

 

Pagar pelo próprio dinheiro?

Pouquíssimas pessoas param para pensar, mas produzir uma moeda custa mais do que o valor da  própria moeda.

Isso significa mais gastos para o governo e para as próprias pessoas, enquanto pagadoras de impostos. Isso fica ainda pior pela quantidade enorme de moedas que ficam fora de circulação. E existem outros custos que estimulam a digitalização do dinheiro.

Para um comerciante, por exemplo, é necessário investir em segurança pelo risco de assalto e no transporte do dinheiro em caixa. Além do tempo que se leva para dar trocos ao longo de todo dia.

Tudo isso pode ser facilitado com as soluções digitais e os meios de pagamento eletrônico.

 

PIX

Outro podcast sobre tecnologia financeira abordou o tema do momento, o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Bacen que vai permitir pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Com lançamento em novembro,  o PIX chegou em meio a um contexto de revolução digital que estamos vivenciando hoje em nível mundial, quando o uso da tecnologia vem transformando todas as relações sociais e econômicas.

A solução nasce exatamente para termos um instrumento de pagamento capaz de suportar este novo momento.

Por isso, o sistema é projetado com características já pensadas para atender a esses requisitos e para agregar valor para todo o país.

Principalmente quando é necessário se adaptar em cenários de crise, como a provocada pela pandemia do novo coronavírus, que pede para que tenhamos mais cuidados em relação ao manuseio do dinheiro físico, estimulando assim as compras e pagamentos não presenciais.

 

A importância das Fintechs

As fintechs têm grande participação na inclusão de diversas pessoas nos processos de pagamentos digitais, por isso, não podiam ficar de fora do podcast sobre tecnologia da Zoop!

E a oferta de produtos e serviços é algo que se tornou ainda fácil com o acesso aos meios de comunicação digitais, como os celulares.

O papel das fintechs foi também trabalhar a familiaridade do público geral com essas ferramentas eletrônicas e digitais.

Elas vêm preparando o terreno para todas as inovações do setor financeiro. E o melhor, sempre com muita segurança. Assim, cada vez mais as pessoas terão confiança em adotar essas novidades.

Um bom exemplo é 3DS 2.0, a mais recente atualização do protocolo de segurança para transações financeiras efetivadas virtualmente.

A nova versão contribui para reduzir as fraudes nos pagamentos, aumentando a confiabilidade de todos os envolvidos no processo.

 

Como conquistar investidores

Embora não exista uma receita quando o assunto é garantir investidores para fintechs, existem alguns fatores que fazem a diferença.

De modo geral, quem tem interesse em investir em uma fintech costuma avaliar o time, o produto e os processos. No entanto, um ponto da sua atuação se destaca:a persistência.

Você pode notar que muitos empreendedores que obtiveram sucesso vão narrar como não desistiram.

Outro fator que pode lhe ajudar a conquistar investidores é a sorte.

Ainda que não tenha  como controlar a própria sorte, você pode contar com a sua paixão, se manter preparado, ter certeza de quais são os seus objetivos e aprimorar o seu negócio.

E fique no jogo o suficiente para que grandes oportunidades lhe encontrem!

 

Estratégias Omnichannel

O omnichannel é basicamente preservar a experiência do cliente, e um tema tão relevante assim precisava ser abordado em um podcast de tecnologia financeira, concorda?

O consumidor precisa encontrar a mesma experiência independentemente do canal que escolher usar.

Isso significa, por exemplo, manter os mesmos produtos, preços, meios de pagamento etc em todos os seus canais de venda, tanto online quanto presencial .

Do contrário, os seus próprios  canais acabam mais concorrendo entre si do que somando,  e isso pode levar o cliente para outro lugar — o concorrente!.

A ação chave do omnichannel é convergir!

Quer conferir o conteúdo deste podcast sobre tecnologia financeira na íntegra? Você pode dar play no episódio abaixo ou escutar o Papo na Nuvem na sua plataforma de podcasts preferida!

Gostou? Aproveite para compartilhar o que achou do episódio usando a #Paponanuvem, e não deixe de se inscrever pela sua plataforma de podcasts favorita!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo
O que é o Papo na Nuvem?

Ouça em:
Download