Se você está à frente de um negócio que atua de alguma forma no fluxo financeiro de seus clientes, como por exemplo: ERPs, Automação Comercial, Marketplaces entre outros, sabe que gerenciar seus pagamentos pode ser algo bastante trabalhoso e exige procedimentos complexos para garantir eficiência tributária. 

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre uma das possibilidades de tornar o gerenciamento do seu negócio mais simples para você, seus clientes e fornecedores. Você já ouviu falar de split de pagamentos?  Aqui, você vai entender melhor e conhecer os detalhes dessa ferramenta bastante eficiente no auxílio da divisão das suas vendas para os diferentes públicos envolvidos.

Continue a leitura deste texto para saber como adequar o split à sua solução e os benefícios que uma ferramenta como essa pode produzir para o seu negócio, simplificando o processo de pagamentos e conferindo uma experiência agradável para os seus clientes. Boa leitura!

O que é split de pagamentos

Os serviços de Split de Pagamentos, também conhecido como “split payment”, são geralmente APIs (Application Programming Interface), que possibilitam o gerenciamento financeiro para negócios que intermediam pagamentos em uma mesma plataforma e precisam dividir estes pagamentos entre um ou mais participantes no momento da venda, tudo isso de forma simples e instantânea.

Este produto, funciona através da criação de regras de negócio que possibilitam uma implementação padronizada para transações em pagamentos digitais, presenciais e com boleto.

Para exemplificar, imagine o seguinte: uma plataforma que serve como ferramenta de gestão de um salão de beleza, onde um consumidor vai até um estabelecimento comercial para realizar serviços como: corte, manicure e pedicure, cada com um fornecedor diferente.

Na hora de finalizar a compra, o split de pagamentos atua na divisão dos valores no checkout, sendo entre o próprio salão de beleza e os profissionais envolvidos na venda (cabeleireiro, fornecedor de esmalte, manicure, pedicure e qualquer outro envolvido nesse fluxo). 

Depois de dividi-los conforme o preço de cada um desses serviços, os fornecedores recebem o valor referente aos seus itens, e o cliente efetua apenas um pagamento no total.

Nesse sentido, a experiência de compra é semelhante ao de um e-commerce ou loja física convencional, passando transparência para quem está comprando e também para quem está vendendo. Isso porque o cliente paga uma única vez.

Já o vendedor deste estabelecimento, saberá precisamente quais produtos vendeu e quanto recebeu por cada um deles, como se a venda fosse feita através de um site próprio.

Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento divide os valores de acordo com o montante de repasse determinadas por você ou pelo estabelecimento comercial, recolhendo seu percentual e repassando o valor excedente ao seller.

Essa divisão dos valores é feita automaticamente sem intervenções manuais, aumentando a escalabilidade do negócio (a tecnologia substitui o trabalho o humano para se fazer os repasses) além de facilitar sua gestão financeira.

Hoje, existem empresas que fornecem plataformas para ajudar os salões de beleza na gestão do fluxo financeiro, como é o caso da Avec e outros negócios como a Sympla para eventos e a Medicinae Solutions para a área de saúde. Essas plataformas auxiliam seus lojistas a gerenciarem o dia a dia do negócio através de tecnologias que utilizam o split de pagamentos.

Na prática como funciona o split

Os serviços de split de pagamentos determinam as políticas de divisão de valor a serem aplicadas sobre uma venda, sendo possível gerenciar valores pré-definidos de comissionamento em percentual da venda, por tipo de operação e número de parcelas. Dessa maneira, possibilitam que negócios possam criar regras fixas de recebimento sobre todas as vendas feitas pelos vendedores dentro de uma plataforma.

“O serviço de Split de Pagamentos permite a configuração de múltiplas regras de divisão por venda, habilitando modelos de comissionamento dinâmico por venda entre diferentes recebedores.”

O funcionamento é simples e prático, já que facilita os  processos internos, pois quando o consumidor faz a escolha em diferentes lojas, decide pela compra e determina a forma de pagamentoboleto ou cartão de crédito —, o split entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito.

As regras de pagamento são acordadas entre a plataforma ou marketplace e os seus lojistas — percentual de comissão, taxa, responsabilidade sobre o valor de frete —, sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático, garantindo assim um checkout ágil e transparente.

Com o split de pagamentos, todos os envolvidos — seja um Marketplace, ERP, Automação Comercial ou das lojas parceiras — conseguem otimizar processos e passam a focar no seu core business. Dessa forma, você pode, por exemplo, buscar tendências para o futuro, já que esta ferramenta aloca as receitas em cada conta determinada, sem que este dinheiro passe pela sua conta, facilitando a gestão tributária e de adequação regulatória. 

Para ter essa ferramenta e simplificar o seu negócio, é preciso:

  • Ter uma conta em uma plataforma como a Zoop;
  • Definir uma ou mais regras de divisão de pagamentos para cada transação;
  • Integrar seu sistema com as APIs da ferramenta de split de pagamentos.

Entenda o fluxo de um split

(Imagem ilustrativa de como funciona o split de pagamentos)

Quais são os benefícios do split de pagamento na gestão financeira?

Para saber mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio, confira o top 3 que separamos para falar dos principais benefícios de agregar essa ferramenta a sua plataforma:

#1 Eficiência tributária:

Com o split de pagamentos, você faz o gerenciamento dos pagamentos, sem que o dinheiro passe pela sua conta o que elimina a bitributação e garante eficiência tributária. 

#2 Lançamentos automáticos:

Se os lançamentos de cada venda fossem realizados manualmente, o processo seria lento e suscetível a falhas operacionais. Por meio do split de pagamento, o processo ganha agilidade e minimiza erros.

#3 Controle dos pedidos:

Com o split de pagamento, o lojista também conta com suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.

Simplifique o seu negócio!

Diante de todos esses fatores, automatizar o processo transacional torna o gerenciamento do fluxo financeiro do seu negócio mais assertivo e dinâmico, pois, dessa forma é possível evitar erros e focar em identificar boas oportunidades para seu negócio, tornando a sua rotina menos burocrática.

As funcionalidades agregadas pelo split de pagamento agilizam o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia de um negócio: compradores, fornecedores, lojistas e marketplace. 

E se você chegou a conclusão de que precisa de uma ferramenta completa para gerenciar seus pagamentos, confira melhor o funcionamento do nosso split de pagamentos acessando aqui.

Gustavo Gawryszewski, Economista, MBA pela FGV e Mestrando em Economia pela UCAM. Tem mais de 16 anos atuando na interseção entre Marketing, Tecnologia e Economia. Atualmente é Gerente de Marketing de Produto na Zoop.