Negócios

Dashboard financeiro: como essa ferramenta pode ajudar na sua gestão?

Publicado em 08 de abril de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

O dashboard financeiro é uma ferramenta eletrônica de gestão que disponibiliza uma visão ampla e clara de como está a saúde financeira de uma empresa.

Basicamente, consiste em um painel no qual são apresentados todos os números de um negócio, a exemplo do volume de vendas, rentabilidade alcançada, ticket médio, despesas, entre outras informações de um determinado período.

Uma das principais características de um dashboard financeiro é a apresentação dos dados em forma de gráficos. Esse tipo de layout contribui bastante para um entendimento mais rápido do que está acontecendo financeiramente no dia a dia da companhia.

Dessa forma, os gestores conseguem compreender de maneira simplificada os resultados do negócio e, com isso, tomar decisões mais precisas e em menos tempo.

Para o sucesso e crescimento de um negócio, além de entregar aos clientes produtos e serviços de qualidade e um atendimento de excelência, é essencial acompanhar bem de perto a parte financeira e, preferencialmente, em tempo real.

Isso ajuda a identificar o que está dando certo e pode ser mantido e, principalmente, o que não está de acordo com o planejado e precisa ser ajustado quanto antes, a fim de evitar perdas financeiras.

Mas, de forma prática, como funciona um dashboard financeiro? Em quais outros pontos essa ferramenta de gestão pode ajudar a sua empresa a crescer? Como adquirir um? 

Continue a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre essa solução!

O que é dashboard financeiro?

O dashboard financeiro é um painel que apresenta aos gestores dados e informações monetárias da empresa.

A proposta dessa ferramenta de gestão é entregar, em uma única tela, uma visão macro dos indicadores, métricas e resultados financeiros obtidos em um determinado período — o qual pode ser escolhido pelos administradores, por exemplo, semanal, quinzenal, mensal, entre outros intervalos.

Também é possível defini-lo como um recurso tecnológico que é alimentado por uma série de informações financeiras, as quais podem ser originárias de diversas fontes, tais como de uma plataforma de pagamentos online.

A função do dashboard, portanto, é reunir todos os dados financeiros do negócio e convertê-los em gráficos. Essa forma de apresentação visual ajuda para que o entendimento desses resultados seja mais fácil, o que também colabora para as tomadas de decisão.

Quais tipos de dashboard financeiro existem? Exemplos

Existem dashboard de vários modelos. Dependendo do porte da empresa, e das necessidades dos gestores, pode ser interessante separar as informações a serem analisadas.

Com isso, alguns exemplos de dashboard financeiro são: 

  • operacional;
  • tático;
  • estratégico.

Operacional

A proposta do dashboard operacional voltado é dar aos gestores uma visão ampla de como está o desempenho das operações financeiras da empresa.

Por conta disso, algumas das informações que costumam conter nesse modelo são:

  • fluxo de caixa;
  • valores pagos;
  • valores recebidos e a receber.

 

Dica de leitura: “Pagamento integrado e não integrado: quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

Tático

O dashboard tático, por sua vez, tende a englobar mais informações, por exemplo:

  • prazo médio de recebimento de valores;
  • taxa de inadimplência;
  • quantias a serem pagas a fornecedores.

 

Isso permite “cruzar” informações e permitir visualizar de forma ampla quanto está entrando (de dinheiro) e quanto está saindo da empresa, contribuindo para a elaboração e aplicação de planos mais táticos.

Estratégico

Já um dashboard estratégico pode trazer informações como:

  • rentabilidade;
  • lucratividade;
  • margem de contribuição;
  • índice de liquidez;
  • índice de endividamento, entre outros.

 

Aqui, de modo geral, o foco está em identificar pontos de melhoria na gestão financeira e a adoção de medidas que contribuam para a sustentabilidade financeira da companhia e alcance dos seus objetivos de crescimento.

Por que vale a pena utilizar essa ferramenta de gestão?

A própria explicação sobre o que é um dashboard voltado para a área financeira já remete aos motivos pelos quais vale a pena usar essa ferramenta de gestão.

Com esse recurso, é possível centralizar todas as informações necessárias para acompanhar, de forma pontual, os resultados da empresa, o que colabora para buscar e para manter a saúde financeira do negócio.

Mas para ressaltar a importância dessa solução, e de como ela pode contribuir para o crescimento da sua companhia, listaremos, a seguir, as vantagens que mais se destacam. 

Assim, é válido usar um dashboard no setor financeiro, pois ele ajuda a:

  • aprimorar e otimizar o gerenciamento;
  • obter dados e informações mais facilmente;
  • identificar perdas de recurso em menos tempo;
  • direcionar melhor o dinheiro;
  • estabelecer metas realistas;
  • tomar decisões com bases mais sólidas.

Como montar um dashboard financeiro para o seu negócio?

Há quem monte o próprio dashboard, por meio de planilhas elaboradas com os dados financeiros que precisam ser acompanhados mais de perto. Porém, vale lembrar que fazer isso manualmente aumenta as chances de erro, o que pode trazer uma série de transtornos gerenciais.

Basta um número digitado errado, ou até mesmo uma vírgula, para que os resultados apresentados nos gráficos sejam totalmente diferentes da realidade vivida pela empresa. 

Falhas desse tipo tendem a comprometer a identificação da rentabilidade e da lucratividade do negócio e, em casos mais graves, levar a gastar mais do que realmente se tem, o que pode gerar dívidas e comprometer seriamente o futuro da companhia.

Por isso, é bastante sugerido contar com a ajuda da tecnologia para ter dashboards precisos e confiáveis. Neste ponto, a Zoop pode ajudar você!

Conheça a solução da Zoop!

O Zoop Payments é uma plataforma na qual é possível criar soluções de cobranças para o seu negócio que inclui pagamentos digitais como cartão de crédito, Pix, boleto bancário, entre outros.

Além de receber pagamentos online de uma forma muito mais simples, você também faz toda a gestão financeira na mesma ferramenta.

No Dash do Zoop Payments as análises são feitas em tempo real, e você tem uma visão completa e clara de todo o seu desempenho financeiro.

Com diversos gráficos para facilitar o entendimento dos dados gerados, no Dash também é possível:

  • configurar a sua marca nos meios de pagamentos criados;
  • gerenciar os valores recebidos;
  • monitorar o volume de vendas;
  • definir indicadores e muito mais!

 

Achou interessante e quer saber, em detalhes, como trazer todos esses recursos para o seu dia a dia? Então entre em contato com a Zoop agora mesmo!

 

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo