Oferecer uma conta digital própria para clientes e parceiros de negócio se tornou uma estratégia benéfica para, praticamente, todos os setores, incluindo os de empresas de tecnologia, tais como edutechs, foodtechs, healthtechs, entre outras.
Entre os motivos estão o fato que, quando uma companhia cria e oferece serviços de banking personalizados para o público-alvo, consegue resolver pontualmente suas dores e necessidades bancárias.
Isso acontece porque o negócio, naturalmente, tem proximidade com esses clientes. Com isso, entende e conhece suas preferências e carências — ao contrário dos bancos tradicionais, que desenvolvem solução para uma massa, sem dar muita atenção para as particularidades dos usuários bancários.
Por essa razão, a partir do momento que uma empresa disponibiliza produtos e serviços bancários pensados e criados especialmente para um determinado grupo, essa oferta se torna muito mais interessante e atrativa em comparação às demais que não foram desenvolvidas dessa maneira.
Para o negócio, essa é uma excelente forma de atrair e fidelizar público, bem como de gerar uma nova fonte de receita, proveniente da cobrança de taxas e tarifas de acordo com o modelo de atuação.
Além dessas, existem diversas outras vantagens de inserir serviços de banking ao portfólio de uma companhia. Mas como criá-los? O que uma empresa de tecnologia precisa fazer para, por exemplo, desenvolver e entregar uma conta bancária com a própria marca?
Se você quer ter essas e outras respostas sobre o tema, siga a leitura deste artigo.
Por que oferecer conta digital e outros produtos financeiros?
Uma conta digital é aquela que funciona 100% online. Isto é, do momento da abertura ao encerramento, passando pelas mais diversas operações de movimentação de valores, tudo é feito via internet.
A chegada das fintechs trouxe e popularizou esse produto de banking no Brasil, o qual segue crescendo e ganhando mais adeptos a cada dia.
A pesquisa mais recente de tecnologia bancária da FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, revelou que o número total de contas ativas no mobile banking chegou a 202 milhões em 2021.
A quantidade de contas digitais entre pessoas físicas é a mais expressiva: 96% contra 4% entre as pessoas jurídicas.
O número de contas abertas por meios digitais, como mobile banking e internet banking também aumentou em 2021, chegando a 10,8 milhões, o que representa 66% a mais em relação ao ano anterior.
A FEBRABAN também destacou que sete a cada dez operações bancárias, no mesmo ano, foram feitas pela internet. Somente via smartphone foram 67,1 bilhões de operações.
O reflexo da oferta de serviços de banking
O que estamos querendo dizer com todos esses números? Que oferecer conta digital, e outros produtos financeiros, é um caminho para atender à preferência do público.
Ao atuar dessa forma, sua empresa estará trazendo seus clientes e parceiros de negócio para mais perto, decorrente da oferta de soluções mais aderentes. Com isso, eles não precisarão buscar outros bancos, fintechs e/ou instituições financeiras para atender suas necessidades bancárias.
Seu público-alvo ganha ao encontrar tudo o que precisa em um único lugar; e o seu negócio por expandir o leque de ofertas e se tornar mais abrangente, conquistando mais espaço no mercado.
Não deixe de ler este artigo: “Conta digital PJ: é possível criar um banco digital com esse produto?“
Como as empresas de tecnologia podem criar e entregar serviços de banking?
As empresas de tecnologia, por mais que tenham acesso a modernos recursos tecnológicos, se não forem nativas do mercado financeiro, certamente, terão dificuldades de criar e entregar produtos para essa área.
Porém, esse não é um empecilho para deixarem de desenvolver suas próprias soluções e serviços financeiros.
Por meio de uma plataforma chamada Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, qualquer empresa, de qualquer setor, pode desenvolver e disponibilizar para o público-alvo diversos produtos financeiros digitais próprios.
O que é o Banking as a Service?
Banking as a Service é uma tecnologia que permite que qualquer negócio crie serviços bancários.
Comumente fornecida por uma Fintech as a Service, com esse recurso é possível desenvolver um banco digital completo, com soluções como:
- Conta digital;
- Cartão pré-pago;
- Ferramenta de transferência de valores como TED e Pix;
- Pagamento de contas e boletos diversos, entre outros.
Entre as vantagens de usar esse recurso na sua empresa de tecnologia estão:
- Como as soluções são modulares e implementadas via API para banco digital, (Application Programing Interface), você tem a chance de criar apenas os serviços de banking que melhor atendem o seu público, aumentando a oferta de acordo com a sua estratégia de crescimento;
- Todos os produtos e serviços financeiros desenvolvidos carregam o nome da sua empresa, o que aumenta a credibilidade e a confiabilidade da marca perante os clientes e parceiros;
- Não é preciso se preocupar com questões regulatórias ou desenvolvimento, visto que esses pontos são de responsabilidade da fintech fornecedora da tecnologia;
- Como não estará criando os produtos e serviços bancários do zero, há uma significativa redução do time to market e de custos operacionais para esse projeto.
Como a Zoop pode ajudar a sua empresa de tecnologia nesse processo?
A Zoop pode ajudar sua empresa de tecnologia a criar as melhores contas digitais, além de outros produtos e serviços financeiros, por meio do Zoop Banking.
O Zoop Banking é uma plataforma Banking as a Service 100% personalizável para negócios que buscam oferecer a experiência de um banco digital completo aos clientes.
Com essa solução você consegue:
- Desbloquear novas fontes de receita;
- Rentabilizar as transações do seu negócio;
- Oferecer ao seu público-alvo conta digital PJ ou PF com TED e Pix, cartão pré-pago na função débito e diversas outras funções e benefícios.
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