Muitas empresas já perceberam a importância de implementar serviços financeiros nos negócios, ainda que não sejam atuantes nesse setor.

Afinal, trabalhar com produtos e serviços financeiros é uma maneira de sanar certas dores dos clientes e, ao mesmo tempo, gerar novas receitas para a companhia.

Isso mostra que soluções antes limitadas aos bancos e empresas do mercado financeiro, hoje, são possíveis e acessíveis a qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação.

Mas como tornar isso uma realidade para sua empresa? Quais caminhos devem ser seguidos para tal?

Entenda, agora, qual é a importância dos serviços financeiros para todas as empresas e veja como essas soluções podem ajudar a alavancar os resultados.

Afinal, qual a importância dos serviços financeiros para as organizações?

A importância dos serviços financeiros para negócios vem sendo notada, cada dia mais, pelas empresas que não fazem parte diretamente desse mercado. Por exemplo, isso envolve a proximidade com os públicos de interesse, visando atender às suas necessidades.

Diferentemente dos grandes bancos que tendem a não oferecer soluções personalizadas, muitas companhias passaram a ofertar aos stakeholders diversas soluções financeiras que correspondem às suas dores mais pontualmente.

Um ótimo exemplo de quem trilhou esse caminho é o iFood. A líder no segmento de delivery de alimentos e parceira da Zoop resolveu o problema de logística de entrega dos seus clientes quando passou a trabalhar com máquinas de cartão com a própria marca.

Isso melhorou a experiência de todos os envolvidos em sua cadeia e tornou a empresa mais competitiva do mercado.

Além disso, a oferta de uma conta digital do iFood aos seus clientes tornou a conciliação bancária muito mais eficaz, permitindo o gerenciamento do fluxo financeiro dos seus parceiros e, com isso, um novo rendimento.

Entenda mais sobre a inovação em serviços financeiros promovida pela iFood para seus clientes:

 

Quais serviços financeiros sua empresa pode oferecer?

São várias as possibilidades de produtos e serviços financeiros que uma empresa pode oferecer. De fato, ela pode funcionar como um banco exclusivo para seus clientes fazerem movimentações de ordem financeira.

Dentre as principais soluções, podemos enumerar:

  • serviços de pagamento próprio;
  • conta corrente digital;
  • transferências entre contas;
  • crédito personalizado;
  • promoções exclusivas;
  • moeda própria;
  • cartão pré-pago.

Tudo isso pode ser feito por intermédio de uma plataforma White Label com soluções digitais. E o melhor: essa estrutura é facilmente implementável no âmbito operacional dos negócios.

Exemplo de serviços financeiros nas organizações

A Uber, que é um dos grandes nomes do ramo de transporte privado por aplicativo, lançou em 2019 o Uber Money.

A nova divisão da empresa, voltada para soluções financeiras, liberou soluções próprias  para seus parceiros, sendo: conta digital, cartões de crédito e débito e carteira virtual para pagamentos, além de Uber Cash para depósitos e Uber Pay, uma API de pagamento.

A proposta é possibilitar que seus parceiros (motoristas e entregadores) recebam instantaneamente os valores dos serviços realizados, podendo utilizá-los no dia a dia.

Com isso, a Uber passou a integrar a parcela de empresas que perceberam a importância dos serviços financeiros, tanto para melhorar a experiência dos clientes quanto para gerar uma nova fonte de renda para o negócio.

Vantagens das empresas que oferecem serviços financeiros

A importância dos serviços financeiros para organizações de qualquer setor fica ainda mais evidente quando mencionamos suas vantagens.

Além das que já citamos, que são: gerar uma nova receita para a empresa e melhorar a experiência dos clientes, muitos outros benefícios podem ser sentidos quando se trabalha com soluções financeiras próprias.

Um exemplo diz respeito ao aumento da taxa de retenção, que tende a acontecer por dois motivos.

O primeiro é que, quando um cliente consegue resolver todos os problemas em um único lugar, não precisa procurar soluções fora para preencher lacunas.

Aqui, vale lembrar que, além da oferta do produto principal, estará também resolvendo as dores provenientes de questões financeiras, tais como: pagamentos, recebimentos, movimentações etc., tudo dentro da sua empresa.

O segundo motivo é que essas ofertas levam a uma dependência maior da sua marca. Ou seja, o cliente fica ainda mais vinculado ao seu negócio, reduzindo (ou quase eliminando) as chances de que procure outros parceiros.

Crescimento do mercado de meios de pagamento

Quando falamos sobre a importância dos serviços financeiros, não podemos deixar de citar o visível crescimento do mercado de meios de pagamento, especialmente os digitais, como uma das vantagens de atuar nesse setor.

Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 500% no uso de instrumentos de pagamento/cartões de crédito e débito, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Em paralelo, a insatisfação com os bancos tradicionais tem feito com que, cada dia mais, o público procure soluções financeiras mais ágeis e menos burocráticas.

Uma pesquisa realizada pelo Google entrevistou 800 pessoas e constatou que, apesar de 46% manterem relacionamento com esse tipo de instituição financeira, apenas 4 entre 10 estão satisfeitas (42%) com os serviços, produtos e soluções oferecidos.

Por outro lado, os clientes das fintechs, startups voltadas para serviços financeiros, se mostraram bem mais satisfeitos: 7 a cada 10 (71%).

Dados como esses reforçam dois pontos sobre a importância dos serviços financeiros a qualquer empresa:

  • a possibilidade de gerar novos negócios em um setor que está em constante crescimento;
  • a chance de atrair cada vez mais público e aumentar a competitividade do seu empreendimento dentro do ramo de atuação.

Como iniciar a oferta de soluções financeiras?

Agora que você sabe todos esses pontos positivos, deve estar se perguntando: “Mas como eu faço para começar a oferecer soluções financeiras aos meus clientes se a minha empresa não faz parte do mercado financeiro”?

Um dos caminhos mais indicados (e fáceis) é por meio de plataformas de pagamentos White Label.

Essas soluções, adquiridas de outras instituições financeiras ou de fintechs de serviços financeiros, viabilizam que qualquer negócio passe a oferecer produtos como:

  • contas de pagamento;
  • cartões de crédito;
  • cartões de débito;
  • cartões pré-pagos;
  • soluções de crédito;
  • transferências financeiras;
  • pagamento de contas.
  • boletos; 
  • entre outros.

E, aqui, vale ressaltar outro ponto-chave. É de conhecimento comum que o setor financeiro é uma área amplamente regulamentada.

Normas e diretrizes do Banco Central do Brasil (Bacen), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de outros órgãos precisam ser fielmente cumpridas para que as empresas possam atuar nesse mercado.

No caso, as plataformas White Label oferecem as soluções já em conformidade com as regulamentações. Com isso, você não precisa se preocupar com nenhuma etapa deste processo.

Aliás, a principal característica das soluções White Label é que a empresa que a adquire pode usufruir de toda a tecnologia para criar produtos e serviços com a própria marca. Ou seja, a parte de desenvolvimento e implementação também é eliminada.

Onde adquirir uma plataforma White Label?

Sabendo a importância dos serviços financeiros para seu negócio, que tal descobrir onde adquirir uma plataforma White Label e, com isso, aumentar o portfólio de produtos?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Nossas soluções propiciam que as empresas de qualquer segmento passem a atuar como instituições de pagamentos.

Conheça todos nossos serviços:

Nossa plataforma de serviços financeiros White Label viabiliza a criação dos produtos e serviços financeiros mais adequados para o negócio, com a marca da própria empresa, livres de qualquer barreira regulatória, investimento com desenvolvimento ou tempo de implementação.

“Simplesmente a Zoop tirou da gente a responsabilidade de ter dois andares de desenvolvedores, mais um andar de especialistas de meios de pagamento, tudo isso só com a integração de APIs”.

Esse é o depoimento da Mayra Villas Boas, Head do Avec Pay, uma das empresas parceiras da Zoop.

Converse com um dos nossos especialistas e junte-se às companhias Avec, iFood e outros grandes negócios.

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