27 de julho de 2020

Muitas empresas já perceberam a importância dos serviços financeiros para os seus negócios, ainda que não sejam atuantes desse setor.

Isso vem acontecendo porque trabalhar com produtos e serviços financeiros é uma maneira de atender pontualmente as dores dos clientes e, ao mesmo tempo, gerar uma nova receita para a empresa.

A Uber, por exemplo, um dos grandes nomes do ramo de transporte privado por aplicativo, lançou em 2019 o Uber Money.

A nova divisão da empresa, voltada para soluções financeiras, liberou para os seus parceiros soluções próprias, sendo: conta digital; cartões de crédito e de débito; carteira virtual para pagamentos; além dos produtos Uber Cash para depósitos e o Uber Pay, uma API de pagamento.

A proposta da empresa era permitir que seus parceiros (motoristas e entregadores) recebam instantaneamente os valores dos serviços realizados, por meio de seus produtos e serviços financeiros, e também os utilizem no dia a dia.

Com isso, a Uber passou a integrar a parcela de empresas que perceberam a importância dos serviços financeiros, tanto para melhorar a experiência dos clientes quanto para gerar uma nova fonte de renda para o negócio.

Ou seja, isso prova que soluções antes limitadas aos bancos, ou a empresas do mercado financeiro, hoje são possíveis e acessíveis a qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação.

Mas como tornar isso uma realidade para a sua empresa? Quais caminhos devem ser seguidos para isso?

Entenda agora um pouco mais sobre a importância dos serviços financeiros para todas as empresas e veja como essas soluções podem lhe ajudar crescer ainda mais.

A importância dos serviços financeiros para todos os negócios

Como já mencionado, a importância dos serviços financeiros vem sendo notada, cada dia mais, pelas empresas que não fazem parte diretamente desse mercado.

Um dos primeiros motivos que levaram a esse novo movimento é a proximidade com seus parceiros de negócio. Esse vínculo faz com que a empresa entenda, melhor do que ninguém, as necessidades do seu público.

Diferentemente dos grandes bancos que tendem a não oferecer soluções personalizadas, empresas que passam a ofertar aos seus parceiros soluções financeiras atendem suas dores mais pontualmente.

Outro bom exemplo de quem trilhou esse caminho é o iFood. Empresa líder no segmento de delivery de alimentos e parceira da Zoop, conseguiu resolver o problema de logística de entrega dos seus clientes quando passou a trabalhar com máquinas de cartão com a própria marca.

Isso melhorou a experiência de todos os envolvidos em sua cadeia e tornou a empresa mais competitiva do mercado.

Além disso, a oferta de uma conta digital do iFood aos seus clientes tornou a conciliação bancária muito mais eficaz, permitindo também o gerenciamento do fluxo financeiro dos seus parceiros e, com isso, um novo rendimento.

Entenda mais sobre a inovação em serviços financeiros promovida pela iFood para os seus clientes:

Vantagens de oferecer produtos e serviços financeiros

A importância dos serviços financeiros a empresas de qualquer setor fica ainda mais evidente quando mencionamos suas vantagens.

Além das que já mencionamos, que são: gerar uma nova receita para a empresa e melhorar a experiência dos clientes, muitos outros benefícios podem ser sentidos quando se trabalha com soluções financeiras próprias.

Uma delas diz respeito ao aumento da taxa de retenção, que tende a acontecer por dois motivos.

O primeiro é que, quando um cliente consegue resolver todos os seus problemas em um único lugar, não precisa procurar soluções fora para preencher lacunas.

Aqui, vale lembrar que, além da oferta do seu produto principal, estará também resolvendo suas dores provenientes de questões financeiras, tais como pagamentos, recebimentos, movimentações etc, tudo dentro da sua empresa.

O segundo motivo é que essas ofertas levam a uma dependência maior do seu negócio. Ou seja, a atuação e crescimento do cliente passam a estar totalmente relacionadas ao seu negócio, reduzindo (ou quase eliminando) as chances de que ele procure outros parceiros.

Crescimento do mercado de meios de pagamento

Mas quando falamos sobre a importância dos serviços financeiros não podemos deixar de citar também o visível crescimento do mercado de meios de pagamento, especialmente os digitais, como uma das vantagens de atuar nesse setor.

Nos últimos 10 anos houve um aumento de 500% no uso de instrumentos de pagamento/cartões de crédito e débito, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Além disso, a insatisfação com os bancos tradicionais tem feito com que, cada dia mais, o público procure soluções financeiras mais ágeis e menos burocráticas.

Uma pesquisa realizada pelo Google entrevistou 800 pessoas e constatou que, apesar de 46% manterem relacionamento com esse tipo de instituição financeira, apenas 4 entre 10 estão satisfeitas (42%) com os serviços, produtos e soluções oferecidos.

Por outro lado, os clientes das fintechs, startups voltadas para serviços financeiros, se mostraram bem mais satisfeitos: 7 a cada 10 (71%).

Dados como esses reforçam dois pontos sobre a importância dos serviços financeiros a qualquer empresa:

  • a possibilidade de gerar novos negócios em um setor que está em constante crescimento;
  • a chance de atrair cada vez mais público e aumentar a competitividade do seu negócio dentro do seu ramo de atuação.

Como iniciar a oferta de soluções financeiras

Agora que você sabe todos esses pontos positivos, deve estar se perguntando: “Mas como eu faço para começar a oferecer soluções financeiras aos meus clientes se a minha empresa não faz parte do mercado financeiro?

Um dos caminhos mais indicados (e fáceis) é por meio de plataformas de pagamentos White Label.

Essas soluções, adquiridas de outras instituições financeiras ou de fintechs de serviços financeiros, permite que qualquer negócio passe a oferecer produtos como:

  • contas de pagamento;
  • cartões de crédito;
  • cartões de débito;
  • cartões pré-pagos;
  • soluções de crédito;
  • transferências financeiras;
  • pagamento de contas.
  • boletos, entre outros.

É de conhecimento comum que o setor financeiro é uma área amplamente regulamentada.

Normas e diretrizes do Banco Central do Brasil (Bacen), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros órgãos, precisam ser fielmente cumpridas para que as empresas possam atuar nesse mercado.

No entanto, as plataformas White Label oferecem as soluções já em conformidade com as regulamentações. Com isso, você não precisa se preocupar com nenhuma etapa desse processo.

Além disso, a principal característica das soluções White Label é que a empresa que a adquire pode usufruir de toda a tecnologia para criar produtos e serviços com a própria marca. Ou seja, a parte de desenvolvimento e de implementação também é eliminada.

Onde adquirir uma plataforma White Label

Agora que você sabe a importância dos serviços financeiros para o seu negócio, que tal descobrir onde adquirir uma plataforma White Label e, com isso, aumentar seu portfólio de produtos?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Nossas soluções permitem que empresas de qualquer segmento passem a atuar como instituições de pagamentos.

Conheça todos nossos serviços:

Nossa plataforma de serviços financeiros White Label permite a criação dos produtos e serviços financeiros mais adequados para o seu negócio, com a marca de sua empresa, livres de qualquer barreira regulatória, investimento com desenvolvimento ou tempo de implementação.

Simplesmente a Zoop tirou da gente a responsabilidade de ter dois andares de desenvolvedores, mais um andar de especialistas de meios de pagamento, tudo isso só com a integração de APIs”.

Esse é o depoimento da Mayra Villas Boas, Head do Avec Pay, uma das empresas parceiras da Zoop.

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