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NuTap: confira como funciona, vantagens e detalhes da parceria Zoop e Nubank

Publicado em 23 de maio de 2022 por Redação Zoop
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O NuTap é produto do Nubank que possibilita aparelhos Android com NFC — Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade — funcionarem como terminais de pagamento.

Voltado especialmente para micros e pequenos empreendedores, a exemplo do MEI, o NuTap transforma smartphones que contam com essa configuração em verdadeiras máquinas de cartão mobile, possibilitando o recebimento de valores provenientes de débito ou crédito em processos de pagamento sem contato, seja por smartwatches, cartão contactless ou até mesmo outro smartphone.

No que se refere à segurança, a nova tecnologia está em conformidade com as normas e orientações da ABECS, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, e também segue todos os protocolos do PCI (Payment Card Industry – Data Security Standard), uma certificação de segurança criada pela indústria de cartões. 

Qual é a tecnologia que tornou o NuTap possível?

Uma das tecnologias que tornou o NuTap possível foi oferecida pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, e consiste em uma solução SDK, Software Development Kit, que em português quer dizer Kit de Desenvolvimento de Software.

Na prática, trata-se de um conjunto de programas e ferramentas de programação que são usados por desenvolvedores como base para construção de soluções conforme a necessidade da empresa. O que significa que não é necessário começar do zero para criar algo novo.

O SDK no NuTap possibilita a integração do aplicativo Nubank com as APIs da Zoop para a criação de transações com meios de pagamentos por aproximação via celulares.

Ou seja, por meio dessas APIs – conjunto de regras que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de códigos – os desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos, por exemplo.

A tecnologia da Zoop fornece essa série de códigos prontos para integração. Isso permitiu que o time de desenvolvimento do Nubank permanecesse focado no seu core business e na experiência do cliente.

Segurança, regras de cartão de crédito, de transações, integração com a adquirente e toda a complexidade tecnológica fica por conta do time da Zoop. Cuidamos de tudo: do regulatório as APIs.

Aceitando as bandeiras Visa e Mastercard, essa estrutura em nossa nuvem recebe os comandos dados ao smartphone que está funcionando como terminal de pagamento, sendo a solução para o cliente final do próprio Nubank.

Principais desafios enfrentados

Por ser um novo produto, a regulamentação das bandeiras de cartões e a própria posição delas sobre a implementação do produto ainda gera incompatibilidade/conflito com relação ao entendimento nas entidades credenciadoras e quais são os processos necessários para obtenção das licenças e permissões.

As preocupações com segurança também exigiram a construção de uma plataforma que pudesse garantir a integridade do celular do ponto de vista de hardware e software em um sistema operacional aberto e flexível com o Android.

Além disso, houve a preocupação com o tráfego dos dados de senha do cartão que será digitada no celular de outra pessoa no momento da compra.

Quanto a isso, foram adotados diversos processos para assegurar que esses dados não serão violados no trajeto entre o smartphone e os bancos que realizam as autorizações, ou seja, por toda a cadeia.

Por que o Nubank escolheu a Zoop como parceira?

A expertise da Zoop na operação com pagamentos, a flexibilidade e fácil integração de plugar serviços, atendimento consultivo e entre outros projetos, foram decisivos na tomada de decisão para tornar a fintech a parceira provedora de soluções para o Nubank.

Com o desejo de entrar no mercado de adquirência para atender clientes com conta PJ, o Nubank escolheu a Zoop para encarar o desafio de desenvolver um produto exclusivo para meios de pagamento. Adotando uma abordagem mais digital para atender a essa nova demanda, chegaram a criação do NuTap.

O que torna o NuTap tão inovador?

O mercado de maquininhas no Brasil movimenta milhões, mas sempre ficou atrelado a aparelhos que, na maioria dos casos, têm componentes desenvolvidos fora do Brasil e são montados aqui na Zona Franca de Manaus e em outros polos industriais. 

Falta de componentes, pandemia, guerras e outros eventos globais afetam drasticamente a cadeia de suprimentos desses equipamentos, gerando escassez e alta dos preços dos aparelhos que são dolarizados — um POS, por exemplo, pode custar entre R$ 300 e R$ 2 mil cada. 

O lançamento do NuTap desburocratiza e modifica essa cadeia, fornecendo uma solução de pagamento que retira o custo de aquisição das máquinas e que dispensa a necessidade de adquirir um equipamento para esse fim, o qual pode demorar de 60 a 90 dias entre o processo de compra e o recebimento para estar disponível para o lojista.

A parceria entre Nubank e Zoop foi estabelecida para que a solução se torne escalável, principalmente considerando o grande número de clientes desse banco digital que são MEIs e que precisam receber pagamentos de cartão de uma maneira facilitada, prática, segura, moderna e com gastos operacionais reduzidos.

Quais as maiores vantagens do software desenvolvido pela Zoop?

Mas por quais motivos uma solução desse tipo pode ser interessante? Começaremos citando que esse recurso ajuda a atender as atuais preferências dos consumidores no que se refere a meios de pagamento.

Segundo informações apresentadas pela Visa, 61% dos clientes preferem fazer compras em locais que oferecem soluções de pagamento sem contato.

Inclusive, em outro relatório, a Visa também havia revelado que 48% das pessoas entrevistadas afirmam que deixariam de comprar em um estabelecimento que apenas contasse com meios de pagamento compartilhados (a exemplo dos leitores de cartão), ou que necessitasse de contato com o caixa.

A boa notícia é que essa predileção está alinhada à percepção dos vendedores. Também segundo a empresa de pagamentos, 58% dos comerciantes entendem que disponibilizar pagamentos com cartão e sem contato é muito mais conveniente para os seus consumidores.

Mas além de atender a preferência do público e, com isso, ajudar as elevar o volume de vendas, que já podemos considerar como a primeira vantagem desse software, as outras que vale a pena citar são:

  • dispensa que o negócio adquira outros equipamentos de cobrança;
  • redução de custos operacionais;
  • modernização de micros e pequenos negócios;
  • otimização da etapa de pagamento;
  • oportunidade de gerar novos negócios.

Dispensa que o negócio adquira outros equipamentos de cobrança

Dependendo do porte do negócio, ter esse meio de pagamento Android em um dispositivo móvel pode dispensar o uso de outros equipamentos de recebimento de valores em vendas presenciais.

É certo que as máquinas de cartões tradicionais são extremamente úteis e necessárias para os comércios. No entanto, conforme o tipo de produto e/ou serviço comercializado, e do volume de vendas, somente o uso desse modelo de solução pode ser suficiente. 

Lembrando aqui que uma das vantagens do SDK é que esse recurso atende uma boa parcela do mercado, que utiliza dispositivos Android. Ou seja, é bastante abrangente. 

Este artigo pode interessar a você: “Como passar o Pix na maquininha? Como fazer o cadastro? O que é preciso?

Redução de custos operacionais

A vantagem anterior leva a esta, que é a possibilidade de reduzir custos operacionais, visto que não há a necessidade de compra de terminais. 

Com isso, os varejistas podem utilizar seus próprios celulares para capturar a venda —  contanto que o aparelho seja compatível com a tecnologia necessária.

Essa é uma característica que pode ajudar bastante negócios que estão iniciando as suas atividades, bem como micro e pequenas empresas.

Modernização de micros e pequenos negócios

E por falar em micro e pequenas empresas, transformar aparelhos Android em terminais de pagamento sem contato pode ser uma excelente maneira de modernizar esses empreendimentos.

Por meio da tecnologia desenvolvida pela Zoop, esses negócios passam a trabalhar também com meios de pagamento contactless, o que pode ser visto como um importante diferencial competitivo e também como uma estratégia para atrair novos clientes. 

Leia também: “Veja como receber pagamento por aproximação na sua empresa

Otimização da etapa de pagamento

Do ponto de vista dos consumidores, a solução desenvolvida pela Zoop, ajuda a otimizar a etapa de pagamento das compras, reduzindo o tempo em filas e evitando a necessidade de lidar com dinheiro em espécie, entre outras vantagens.

A consequência dessas possibilidades tende a refletir positivamente na experiência de compra dos clientes, bem como no aumento do seu nível de satisfação com o atendimento prestado pela empresa, o que pode ajudar a fidelizá-lo.

Oportunidade de gerar novos negócios

Como última vantagem, o software desenvolvido permite a geração de novos negócios. Por exemplo, se o local permite que seus clientes paguem suas aquisições utilizando dispositivos móveis, pode fomentar compras não programadas, resultando no aumento das vendas e no faturamento.

Achou tudo isso interessante? Então entre em contato com a Zoop agora mesmo e confira como a sua empresa pode oferecer soluções financeiras.

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