O pagamento Pix se transformou em um importantíssimo impulsionador de vendas e um meio de pagamento que ajuda a atrair e fidelizar clientes — além de contar com diversos outros pontos favoráveis tanto para quem vende quanto para quem compra.

Essa foi uma constatação unânime dos participantes do primeiro Zoop Summit, evento que reuniu grandes parceiros da Zoop, incluindo iFood, Itaú, Nubank, OLX, entre outros.

A Sympla, uma dessas empresas, foi uma das companhias que destacou quanto o Pix tem peso e relevância no volume de vendas da plataforma.

Marina Teixeira, Group Product Manager de Payments da Sympla, ressaltou durante sua participação no evento que o sistema de pagamentos instantâneo é o mais utilizado pelos usuários da solução, inclusive ocupando lugar da função crédito à vista, principalmente quando o ticket médio da compra é baixo.

O fato é que o pagamento Pix cai no gosto dos brasileiros por inúmeros motivos. A praticidade e a rapidez, por exemplo, tornam o dia a dia das pessoas muito mais simples. Para quem vende, a solução ajuda a fomentar compras não programadas, gerando diversas oportunidades de negócios.

Por razões como essas é que é tão importante incluir o sistema de pagamentos instantâneo no leque de meios de pagamento oferecidos na sua empresa. 

Confira, agora, como fazer isso e quanto esse método tem contribuído para o aumento no volume de vendas de importantes companhias, a exemplo da Sympla.

Como está a adesão ao pagamento Pix?

A adesão do pagamento Pix cresce mais a cada dia. Segundo matéria publicada no portal gov.br, o sistema de pagamentos instantâneo é, atualmente, o meio de pagamento mais usado entre os brasileiros.

De acordo com a reportagem que trouxe informações da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, baseadas em dados do Banco Central, entre o lançamento do Pix em 16 de novembro de 2020, até 30 de setembro de 2022, 26 bilhões de operações já tinham sido realizadas.

Esse número representa R$ 12,9 trilhões movimentados apenas com o sistema de pagamento instantâneo.

Vale destacar que logo no primeiro mês de operação o Pix já se mostrou forte e eficiente, ao ultrapassar o total de transações feitas via DOC (Documento de Crédito) no período. Desde então, a adesão ao pagamento Pix só aumenta e outros meios de pagamento são deixados para trás.

Por exemplo, em janeiro de 2021 foi a vez da TED (Transferência Eletrônica Disponível) e em março do mesmo ano os boletos bancários. Em janeiro de 2022 o sistema de pagamento instantâneo tomou a frente do cartão de débito e um mês depois, em fevereiro, passou o volume de transações feitas com cartão de crédito.

Com isso, o ranking dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil está formado da seguinte maneira, de acordo com a Febraban:

  1. Pix;
  2. cartão de crédito;
  3. cartão de débito;
  4. boleto;
  5. TED;
  6. cheques;
  7. DOC.

Não deixe de ler este artigo: “Cobrança Pix: como utilizar essa função para recebimento de valores?

Por que o pagamento Pix ajuda a impulsionar as vendas?

Hoje em dia, como fazer pagamento pelo Pix não é segredo para mais ninguém, concorda? Mas você sabe dizer por que os consumidores estão preferindo esse meio de pagamento?

Um estudo feito pela Zetta, associação criada por e para empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, destacou as formas de uso do Pix, sendo:

  • 67% dos entrevistados disseram usar para pagar produtos variados, alimentos, mensalidades e serviços prestados por pessoas físicas;
  • 57% confirmaram que usam o sistema de pagamento instantâneo para esses mesmos itens, mas ofertados por pessoas jurídicas.

Entre os motivos pelos quais por preferirem fazer pagamento Pix, os mais citados foram:

  • facilidade;
  • comodidade;
  • rapidez;
  • agilidade;
  • segurança
  • preferência do recebedor.

Uma pesquisa da empresa Opinion Box, que oferece soluções digitais de pesquisa de mercado e customer experience, complementa esse cenário, ao revelar que:

  • 77% dos consumidores brasileiros acreditam que o Pix mudou, para melhor, a maneira como realizam pagamentos no dia a dia.
  • 78% preferem o sistema de pagamentos instantâneo devido a possibilidade de realizar transferências livres de taxas. 

Sobre esse último tópico, temos um artigo que ajudará você: “Tarifa Pix: em quais situações pode haver cobrança por esse serviço?

Pix como impulsionador de vendas: case Sympla

Como dito logo no início deste artigo, a Sympla, plataforma online de venda de ingressos para shows, eventos, teatros e afins, percebeu a força do pagamento Pix como um importante fomentador de aquisições, principalmente quando o ticket médio de vendas é baixo.

Somado à oferta do Pix para garantir uma boa experiência de compra para os usuários da plataforma, a Sympla percebeu a necessidade de escalar suas soluções de pagamento, especialmente em um cenário pós-pandemia, no qual a presença das pessoas em variados acontecimentos voltou a ser expressiva.

Para vocês terem uma ideia, em 2022, nós emitimos cerca de 40 milhões de ingressos. Então, os principais desafios que a gente tem, hoje em dia, são principalmente voltadas à escalabilidade dos nossos serviços. Como que a gente consegue lidar com tanto volume?” — essa foi uma das falas de Marina Teixeira durante sua participação no Zoop Summit.

Assim como as demais empresas que estavam no evento, a Sympla também contou com a ajuda da Zoop, usando os recursos da fintech líder em tecnologia para serviços financeiros para aprimorar e escalar sua oferta de soluções de pagamento e fluxo de recebimento — incluindo o meio e as formas de pagamento Pix.

Confira, na íntegra, a participação da Sympla no segundo painel do Zoop Summit, que falou como soluções personalizadas de pagamento melhoram a experiência de compra do consumidor.

Como a Zoop pode ajudar sua empresa a trabalhar com Pix?

Inclua pagamentos via Pix na sua empresa com a ajuda do Pix da Zoop! Trata-se de uma solução completa para recebimento de valores presenciais e virtuais pelo sistema de pagamentos instantâneo.

Com o Pix da Zoop você oferece para seus clientes uma experiência de pagamento rápida, simples, intuitiva, segura e com aprovação em poucos segundos.

Conheça o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix!

Com essa solução você conta com uma conciliação aprimorada pelo nosso fluxo financeiro, que é totalmente automatizado e pronto para o recebimento de pagamentos instantâneos. Livre custos de integração ou mensalidades, você paga apenas um pequeno percentual sobre cada transação realizada. 

Quer mais detalhes sobre o funcionamento do Pix da Zoop e de como essa solução pode impulsionar as vendas da sua empresa? Então entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Descubra mais sobre Zoop

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading