Edtechs: quais tipos de pagamento oferecer e como escolher?
As Edtechs são empresas que usam a tecnologia para criar, desenvolver e entregar soluções e ferramentas para o setor de educação.
Também chamadas de Edutechs, essas startups estão ganhando espaço no mercado com a criação de recursos educacionais inovadores, pautados em tecnologia, que são voltados tanto para o mercado B2B quanto para o B2C.
Segundo o relatório “Mapeamento Edtech 2022”, da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Deloitte e a AWS EdStart, o Brasil já conta com 813 empresas desse segmento.
Esse total representa um aumento de 44% em comparação às 566 startups de educação contabilizadas em 2021. E, por falar em crescimento, o relatório também revelou que 50% dessas empresas tiveram elevação no faturamento em 2022, mostrando que esse mercado está em franco crescimento.
Considerando esses números, fica claro que o setor das Edtechs está cada vez mais competitivo. A pergunta que fica é: como se destacar frente a tamanha concorrência?
A entrega de novos produtos e serviços é importante, mas a oferta certa de meios de pagamento é um diferencial significativo.
É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Portanto, siga a leitura e confira como escolher os tipos de pagamento certos para sua Edtech!
Edtech: o que é e como funciona?
Edtech, ou Edutech, é uma startup de soluções voltadas para a área de educação. Em outras palavras, consiste em uma empresa que usa a tecnologia como principal base para criar e entregar produtos e serviços para esse segmento.
Nesse cenário, alguns exemplos de companhias que atuam dessa forma são:
- plataformas de cursos online;
- sistemas de gestão educacional (SIG/SIS);
- ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Com base no relatório da Abstartups que citamos, 42% das Edtechs oferecem soluções no formato SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço). Em uma visão geral, as soluções mais ofertadas são:
- plataformas (52%);
- conteúdos (29%);
- ferramentas (17%);
- hardware (2%).
Aproveite e leia também: “Edutech: como criar soluções de crédito personalizadas? 2 formas!“
Quais tipos de pagamento podem ser oferecidos pelas Edtechs?
Como você pôde ver logo na abertura deste artigo, o crescimento do mercado das Edtechs é evidente. Essa realidade coloca os gestores em uma posição de que é fundamental encontrar diferenciais para se destacar dos concorrentes.
E a oferta de diferentes tipos de pagamento é uma das melhores estratégias para essa questão. Afinal, de nada adianta dispor de tecnologias educacionais modernas e robustas se o usuário final não conseguir pagar pela solução que pretende usar, concorda?
Além disso, vale lembrar que os meios de pagamento se tornaram pontos cruciais na tomada de decisão dos consumidores, levando muitos a desistirem da compra por esse motivo.
A fim de evitar esse problema na sua Edutech, alguns dos tipos de pagamento que vale a pena ser oferecidos são:
- pagamentos recorrentes;
- pagamentos invisíveis;
- meios de pagamento digitais.
Siga conosco para conferir mais detalhes!
3 tipos de pagamento essenciais para Edtechs
Pagamentos recorrentes
Os pagamentos recorrentes são aqueles cujas cobranças são feitas automaticamente dos clientes, considerando o meio de pagamento escolhido por eles e a periodicidade acordada no momento da contratação da solução.
Essa solução é fundamental para empresas que trabalham com sistema de assinatura, a exemplo das SaaS.
As vantagens para quem paga é não precisar lembrar de pagar o valor do serviço todo mês, trimestre, semestre ou outro período acertado.
Já para quem recebe, os pagamentos recorrentes ajudam a reduzir a inadimplência e melhorar a gestão financeira do negócio.
Sobre esse tipo de pagamento para Edutechs, não deixe de ler o artigo: “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar receita e como escolher a melhor?“
Pagamentos invisíveis
Os pagamentos invisíveis são os que acontecem sem a necessidade de ação de quem está pagando.
Na prática, o cliente cadastra o meio de pagamento preferido no site ou aplicativo da Edutech e, sempre que for adquirir um curso ou treinamento novo, consegue pagar pelo serviço com apenas um clique.
Do lado de quem compra, a praticidade é a principal vantagem. Para quem vende, esse tipo de pagamento é benéfico, pois fomenta as compras não programadas, elevando a receita.
Meios de pagamento digitais
É certo que os meios de pagamento digitais não podem faltar em uma empresa que trabalha com tecnologia, concorda? Nesse caso, quanto maior o leque de opções, mais chances de conversão a Edutech tem.
Pensando dessa forma, o ideal é mesclar entre métodos de pagamento tradicionais e mais modernos, tais como:
- cartão de crédito;
- cartão de débito;
- boleto bancário;
- boleto bancário com Pix;
- Pix;
- links de pagamento;
- carteiras digitais;
- QR Code.
Ao trabalhar dessa maneira, é possível atender diferentes grupos de consumidores e, assim, não perder nenhuma oportunidade de venda.
Dica! Não deixe de ler este artigo: “Conheça soluções de pagamento e cobrança para inadimplência escolar“
Como escolher os melhores meios de pagamento?
Os tipos de pagamento oferecidos têm total reflexo na experiência de compra em Edtechs. Isso acontece porque, assim como em empresas de outros segmentos, o momento do checkout é um dos mais delicados. Esse é o momento que ajuda a determinar a conversão, ou não, do consumidor.
Para escolher os meios de pagamento ideais para sua Edutech, você pode se embasar nestas boas práticas:
- conheça bem o perfil do público-alvo: identificando comportamentos e preferências que os potenciais clientes têm na hora de pagar;
- considere as tendências do mercado financeiro: atentando-se aos novos métodos de pagamento que estão sendo criados e buscando maneiras de inseri-los na sua empresa;
- analise o nível de segurança do meio de pagamento: visto que esse critério é vital para proteger os clientes e sua empresa;
- dê preferência para o checkout transparente: pois eleva a sensação de segurança ao não direcionar o comprador para outras telas.
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Como criar meios de pagamento personalizados para Edtechs?
Os tipos de arranjo de pagamento também são fundamentais nessa jornada. Trata-se de uma estrutura tecnológica que viabiliza a transação financeira de maneira rápida e eficiente entre os participantes dessa operação. Isto é, o cliente, as instituições financeiras e o próprio vendedor.
Esses arranjos incluem meios de pagamento como boleto bancário, cartões de crédito e de débito, carteiras digitais, Pix e outros.
O fundamental nesse processo é utilizar a ferramenta certa, que tenha a tecnologia necessária para diversificar as formas e os meios de pagamento, garantir segurança e, com isso, melhorar a experiência de compra dos clientes.
A boa notícia é que é possível chegar a esse resultado e, ao mesmo tempo, entregar meios de pagamento personalizados para sua Edutech. Uma ótima maneira de fazer isso, é com o Zoop Payments.
O Zoop Payments é uma plataforma que viabiliza a integração de métodos de pagamento com a marca da sua empresa.
Para soluções de cobrança online, pode-se, por exemplo, personalizar planos e taxas, trabalhar com as principais bandeiras de cartão, receber via Pix um dia após o pagamento e muito mais!
Assista este vídeo e confira outros detalhes do Zoop Payments!
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