Como criar um jogo mobile? Lance e monetize o game!
Quer aprender como criar um jogo mobile do zero e ganhar dinheiro com o projeto? Separamos três passos simples para tirar as ideias do papel e monetizar a sua criação.
O interesse no desenvolvimento e no lançamento de jogo mobile é cada vez mais comum, e os números do segmento não param de crescer.
A expectativa é de que o ramo de jogos mobile registre uma receita de U$98,74 bilhões até o final de 2024, segundo o Statista — e especialistas ainda apontam um crescimento anual constante 5.98% até 2029.
Para aproveitar a tendência de expansão, entenda tudo que precisa para criar um jogo mobile e divulgá-lo nas principais lojas de aplicativo.
Boa leitura!
O que precisa para criar um jogo mobile?
Antes de aprender como criar um jogo mobile, faça um planejamento e cumpra os pré-requisitos necessários para colocar seu projeto em prática. Primeiramente, levante algumas perguntas sobre o formato do game, como as que mostramos abaixo.
- Qual é o gênero?
- O game é 2D ou 3D?
- Quais são as características do projeto gráfico?
- Qual tipo de público-alvo pretende-se atingir?
- Como gerar uma fonte de receita suficiente para suprir o investimento?
- O que o torna único e diferente dos concorrentes?
Com uma ideia clara em mãos, vamos à parte prática do nosso guia de como criar um jogo mobile.
Saiba que a execução de um projeto como este demanda conhecimentos em linguagens de programação, principalmente se a ideia for monetizar com a criação de um game mais complexo e ambicioso.
Como criar um jogo mobile?
Confira as três etapas principais para criar um jogo mobile na prática. Apresentamos possibilidades diferentes de acordo com a complexidade do projeto.
1. Desenvolvimento do jogo mobile
Existem dois caminhos para dar o pontapé inicial:
- Desenvolver um jogo simples sem conhecimentos em linguagens de programação.
- Desenvolver jogos mais complexos com mais potencial de sucesso por meio de linguagens de programação, como Java, Kotlin, Swift, dentre outras.
Como criar um jogo mobile mais simples? Existem diversos apps para desenvolver games de duas ou três dimensões com recursos simples e intuitivos.
Esses apps fornecem interfaces gráficas e modelos de códigos já prontos para o design de personagens e para os comandos de movimentos.
O criador se diverte enquanto combina possibilidades para criar jogos simples com técnicas mais simples ainda. Conheça algumas ferramentas famosas:
- GameMaker Studio 2;
- Stencyl;
- BuildBox;
- Unity;
- Corona SDK.
E como criar um jogo mobile mais complexo e com mais potencial de monetização? Entre em um projeto mais ambicioso e que demande conhecimentos técnicos de programação!
Nesse caso, o desenvolvedor tem mais liberdade (e dificuldade!) para desenvolver narrativas, interfaces gráficas e comandos de forma bem mais original.
Um projeto mais ambicioso demanda uma série de investimentos adicionais. Entretanto, a expectativa de retorno com a monetização é bem maior.
O desenvolvimento de um jogo mobile para Android conta com Java ou Kotlin como opções de linguagem.
Ambas são bem populares nesse sistema operacional, têm uma sintaxe simples e contam com uma ativa comunidade de desenvolvedores para suporte.
Quanto ao sistema operacional iOS, a linguagem ideal é a Swift. Apesar de ser um pouco mais complexa que Java, é uma opção com sintaxe elegante para projetos dinâmicos e atrativos.
2. Lançamento do jogo mobile
O segundo passo é pensar no lançamento do jogo mobile. Antes, cheque criteriosamente se há algum tipo de bug e se todos os componentes efetivamente funcionam.
Chamar amigos para fazer testes é uma excelente ideia também. Assim, monitore a percepção do público e como o jogo se comporta na prática. Nesse ponto, é interessante testá-lo tanto em dispositivos Android quanto em iOS.
Tudo certo? Então, chegou a hora de fazer o lançamento do jogo mobile, e as melhores vitrines são as lojas de aplicativo dos dois sistemas operacionais mais famosos: a Play Store e a Apple Store.
Antes de cadastrá-lo nessas lojas, prepare o material de divulgação. Por isso:
- desenvolva um logo;
- tire capturas de tela;
- edite vídeos de gameplay;
- prepare uma descrição convidativa e objetiva.
Tais informações, afinal, estarão disponíveis aos possíveis jogadores que visitarem as páginas do jogo nas lojas dos aplicativos.
Em seguida, faça um cadastro nas duas lojas como desenvolvedor. Em ambos os sistemas, o modelo de conta é pago. Veja as opções:
Depois, siga as instruções para inserir o arquivo .APK do jogo nas duas bibliotecas de aplicativos.
Não se esqueça de aproveitar o potencial de outros canais digitais, como as redes sociais ou os motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc) para promover o game para um grande número de pessoas.
3. Monetização do jogo mobile
Agora chegou a hora de ganhar dinheiro com seu jogo, não é verdade? E existem duas formas de monetização do jogo mobile.
A primeira é etiquetar um preço no link de download do game nas bibliotecas em que o disponibiliza. A outra forma é por meio do pagamento in-app.
No segundo caso, disponibilize gratuitamente o game na Play Store ou na Apple Store, acrescente opções de compra no próprio aplicativo para o usuário adquirir:
- pacotes de expansão;
- novos equipamentos;
- upgrades de personagens;
- moedas digitais para utilização na dinâmica do jogo.
O pagamento in-app é uma excelente alternativa para retenção de clientes, uma vez que os jogadores compram continuamente para aprimorar a experiência com o jogo.
Implemente esse tipo de transação ao integrar uma plataforma de pagamento on-line no aplicativo do game.
O Zoop Payments, por exemplo, conta com integração simples, rápida e customizada para serviços de pagamento que recebem a identidade visual e o logo do jogo.
Ofereça segurança, conveniência, agilidade e diversos meios de pagamento para que os usuários comprem continuamente e transformem o game em uma excelente fonte de monetização.
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