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    empreendedorismo

    Passo a passo: como fazer uma loja virtual completa? [GUIA]

    05 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
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    Quer ingressar no mundo digital com um e-commerce próprio? Pois fique sabendo que aprender como fazer uma uma loja virtual profissional e de credibilidade pode ser bem mais simples do que parece. E as vantagens por trás desse investimento podem te surpreender.

    No Brasil, o setor vem crescendo ano após ano. O site da ABComm, por exemplo, mostra que um faturamento crescente de 2018 até 2023 e uma previsão de alta que estende até 2028. Em 2023, a receita do comércio virtual foi de R$185.7 bilhões.

    Nada mais natural que tantas pessoas vêm sendo constantemente atraídas para esse segmento, não é verdade? 

    A diversidade de canais digitais, que vão de páginas de redes sociais até marketplaces, são ilustrativos de como esse universo também é capaz de abraçar vários projetos de diversos tamanhos, categorias e propostas.

    Pequenos comerciantes de segmentos bem nichados ou plataformas de marketplace de grande alcance: todos têm oportunidade de crescimento para aproveitar uma fatia desse crescimento anual.

    E então, quer aprender como fazer uma loja virtual completa e de credibilidade que oferece uma experiência diferenciada para seu público-alvo? Confira o conteúdo até o fim e veja como colocar suas ideias em prática.

    Como funciona uma loja virtual?

    É fundamental que o empreendedor visualize o projeto da loja virtual com algumas semelhanças estruturais de uma loja física. A ideia é criar um espaço em que o usuário possa entrar, navegar, consultar o catálogo de produtos e “se perder” como se o espaço fosse presencial.

    Não importa se a loja virtual será um perfil profissional no Instagram comercial ou um e-commerce com site e domínio próprio, o cliente deve se sentir bem-vindo e ter os meios necessários para realizar uma navegação intuitiva sobre as opções de produtos.

    O cliente precisa passar pelo fluxo natural de seleção de produtos e ter acesso simplificado a um checkout transparente e seguro para fechar negócio.

    Todo o processo deve ser feito online, a não ser que a loja seja adepta da estratégia omnichannel, em que serviços digitais e presenciais estão integrados para dar mais opções e aprimorar a experiência de consumo.

    Qual é o custo para abrir uma loja virtual?

    Quer aprender como fazer uma loja virtual, mas não sabe os custos para esse empreendimento? O fato é que esse valor pode variar bastante dependendo da dimensão do projeto e dos recursos utilizados para colocá-lo em prática.

    Uma loja online exclusiva para as redes sociais, por exemplo, demanda um capital inicial bem inferior do que o investimento em uma plataforma de marketplace ou em um site próprio, que demanda registro de domínio e plano de hospedagem.

    Aliás, quer saber qual é o custo para abrir uma loja virtual em marketplaces ou em redes sociais? A mera exposição de produtos nesses espaços é um processo, geralmente, gratuito. 

    Entretanto, há valores específicos para impulsionamento de anúncios e comissões por vendas. As comissões podem variar de 10% a 14%. Já os valores de impulsionamento dependem do alcance da segmentação.

    Por sua vez, o aluguel em plataformas de e-commerce costumam custar, no mínimo, uma média de R$100, com aumento dos valores de acordo com as demandas de crescimento do projeto.

    Qual é o lucro de uma loja virtual?

    Falar qual é o lucro de uma loja virtual no Brasil é uma tarefa muito imprecisa, uma vez que esse valor varia bastante de empresa para empresa. 

    Além do mais, a depender do tamanho do projeto do e-commerce, ele pode obter tanto um lucro milionário como também pode ter um retorno similar a alguns salários mínimos para garantir o sustento de um pequeno empreendedor. 

    Entretanto, como já mencionamos na introdução, a receita do e-commerce no Brasil é bastante alta e vem crescendo ano após ano, pelo menos, desde 2020. 

    Em 2023, por exemplo, os valores obtidos em vendas foram de R$185.7 bilhões e com previsão de alta, pelo menos, até 2028.

    Como fazer uma loja virtual? 4 passos

    Separamos 4 passos simples de como fazer uma loja virtual de forma simples e prática. Ficou curioso? Confira os tópicos abaixo para abrir um e-commerce!

    1. Defina uma categoria de produtos

    Naturalmente, o primeiro passo para abrir um e-commerce é definir em que nicho ou segmento desse mercado você irá atuar. Na última pesquisa da Ebit Nielsen divulgada em 2023, essa foram as categorias de mais destaque:

    1. moda e acessórios;
    2. eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
    3. móveis e decoração;
    4. cosméticos e perfumaria;
    5. livros, brinquedos e hobbies.

    Entretanto, vale uma pesquisa mais aprofundada de mercado para identificar oportunidades e ramos de vendas que combine mais com seu perfil comercial.

    1. Conheça seu público-alvo

    Definido o segmento de atuação? Chegou agora de conhecer seu público-alvo para saber como orientar sua estratégia digital. Nesse contexto, algumas perguntas importantes devem ser feitas por quem quer aprender como fazer loja virtual. 

    • Quais são os canais de comunicação preferidos e mais utilizados pelo meu público?
    • Qual sua faixa etária, escolaridade, gênero, idade e outros dados demográficos importantes para orientar a escolha de catálogo de produtos e o conteúdo para marketing digital.

    Assim, você terá todos os insights e insumos necessários para escolher os canais de divulgação e, claro, de vendas do seu negócio.

    1. Defina uma plataforma de vendas

    Se você já sabe como funciona uma loja virtual, já deve ter percebido que são várias as possibilidades de canais de vendas. 

    Dentre as opções para quem quer aprender como fazer uma loja virtual, podemos destacar:

    • contas profissionais em redes sociais, como Instagram e Facebook;
    • catálogo de produtos em marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e outros.
    • site próprio com domínio e plano de hospedagem.

    Dependendo do projeto, tamanho do catálogo de produtos e demanda de clientes, cada uma dessas opções pode soar interessante.

    Quanto mais ambiciosas forem as pretensões do site, maior é a necessidade de contar com um espaço próprio que transmita credibilidade e profissionalismo para seu público-alvo. 

    Além disso, claro, é preciso oferecer uma infraestrutura de navegação e desempenho para que os consumidores concluam a jornada de compra de forma simples, rápida e eficiente.

    1. Invista em plataformas de pagamentos

    Por fim, é fundamental pensar no momento do checkout. Essa é a etapa-chave em que o cliente conclui a compra, então, é essencial oferecer conveniência, conforto e segurança para que ele feche negócio sem maiores atritos.

    Nesse sentido, que tal pensar em um gateway de pagamento eficiente para implementar na infraestrutura operacional do seu negócio?

    O Zoop Payments é uma solução que oferece criptografia de ponta a ponta para a segurança das transações, além de uma diversidade de meios de pagamento que dê opções para o cliente, como:

    • cartão de crédito e débito;
    • carteiras digitais;
    • boleto bancário;
    • Pix; 
    • dentre outras possibilidades de customização de cobranças.

    Facilite o checkout do seu público e conte com o dinheiro liquidado na conta da empresa de forma quase instantânea.

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e eleve o patamar do seu e-commerce pelos meios de pagamento.

    Tirou todas as suas dúvidas de como fazer uma loja virtual? Continue acompanhando então os conteúdos da Zoop para enriquecer seus conhecimentos sobre e-commerce e meios de pagamentos digitais! Até a próxima!

     

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