
Plataforma dropshipping: como escolher a melhor para o seu negócio? 5 critérios + 7 exemplos

Um site dropshipping é um plataforma de vendas online que existe nesse mercado. O grande diferencial desse modelo de negócio é que o empreendedor não precisa de estoque para iniciar sua jornada no e-commerce.
Explicando de outro modo, o formato de vendas dropshipping é, basicamente, uma vitrine, no qual os produtos são apresentados para os potenciais compradores. No entanto, todo o processo de envio da mercadoria para o comprador fica sob responsabilidade do fornecedor do item.
Ao empreendedor de plataformas de dropshipping cabe definir e implementar estratégias de vendas virtuais e ações de marketing, lidando com os custos relacionados a essas atividades.
A lucratividade fica por conta da diferença entre o valor cobrado pelo fornecedor e o valor apresentado no site de venda.
Essa é uma ótima opção para quem quer aproveitar o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, mas não tem a intenção de idealizar um artigo autoral para vender, pensar em desenvolvimento de marca, fazer gestão de estoque, lidar com questões logísticas ou outras burocracias para venda de produtos no e-commerce.
Além disso, esse formato de vendas virtuais tem se mostrado bastante promissor. De acordo com uma previsão do Statista, o mercado de dropshipping vai atingir a marca de 6.3 trilhões em vendas até o final de 2023.
Isso é bastante relevante, ein? Então quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura para conferir como escolher os melhores sites dropshipping para iniciar suas vendas online!
O que são sites dropshipping?
Sites dropshipping são plataformas para vendas online na qual o empreendedor só precisa apresentar os itens que serão vendidos, sem se preocupar com estoque ou logística de entrega.
Na prática, isso significa que é quem escolhe esse modelo de negócio para atuar no e-commerce tem como responsabilidade:
- inserir as fotos dos produtos comercializados;
- descrever as especificações dos itens;
- definir preço de vendas;
- escolher os meios de pagamentos que serão oferecidos;
- providenciar o split de pagamento;
- promover ações de marketing;
- fazer o controle de pedidos.
Ou seja, trata-se de uma solução que entrega todos os processos necessários para a realização de vendas online, exceto pelo fato que não há gestão de estoque ou de logística, como já dissemos, visto que esses dois pontos são de responsabilidade do fornecedor dos produtos.
7 exemplos de sites dropshipping
Existem várias ferramentas para dropshipping disponíveis no mercado, tanto nacionais quanto internacionais, e cada uma delas tem suas particularidades, funcionalidades, pontos positivos e negativos.
Na hora de escolher a melhor, vale considerar se, dentro do seu planejamento de negócio, o mais viável é pagar os planos e comissões em dólar ou em real. Quanto a isso, é essencial colocar tudo “na ponta do lápis” e analisar questões como custo-benefício e quanto a moeda utilizada pode afetar no seu faturamento.
Pense também no quesito suporte, tanto por conta do idioma quanto pelo horário de atendimento, que podem influenciar no seu dia a dia.
Dito isso, alguns exemplos de plataformas para dropshipping existentes no mercado são:
Nacionais:
- Nuvemshop: plataforma que possibilita montar uma loja virtual 100% gratuita e integração com o AliExpress, o que diminui ainda os custos iniciais.
- CartPanda: plano de hospedagem perfeito para e-commerces variados e com opções de interface para montar o site sem dificuldades. Possui dois modelos de integração, o Wiio e o Nimble, e ambos possuem Aliexpress no portfólio.
- Loja Integrada: não possui taxa de comissão sobre as vendas e oferece uma vasta opção de fornecedores. É possível também montar sua loja online sem dificuldades.
- UOL Meu Negócio: estrutura para loja online com catálogo de fornecedores nacionais integrados ao site.
Internacionais:
- Shopify: um dos mais famosos sites de dropshipping com armazenamento de dados de fornecedores e envios para o mundo todo.
- Wix: famoso construtor de sites que oferece recursos e templates exclusivos para plataformas de dropshipping.
- Woocommerce: plugin do WordPress que adiciona diversos recursos de e-commerce para um site na internet, além de ferramentas para montar um catálogo de produtos para dropshipping.
Como escolher uma boa plataforma dropshipping?
Para escolher o melhor entre os sites dropshipping é essencial considerar alguns critérios, os quais podem influenciar diretamente no sucesso ou fracasso do negócio.
Como sabemos que você pretende ter uma empresa tão promissora quanto é o mercado dropshipping, trouxemos cinco pontos de análise que precisam ser considerados na hora de escolher a melhor plataforma para essa forma de venda online, que são:
- valor do investimento inicial;
- funcionalidades oferecidas;
- camadas de segurança;
- suporte técnico;
- facilidade de integração.
Valor do investimento inicial
Ainda que esse modelo de venda dispense a necessidade de formação de estoque, há um investimento mínimo inicial que precisa ser feito. No caso, esse valor está relacionado a, por exemplo, às taxas cobradas pela plataforma.
Por isso, um dos critérios a ser considerado é comparar as tarifas praticadas por cada um desses sites e analisar qual se encaixa melhor no orçamento que tem no momento.
Funcionalidades oferecidas
Paralelo a isso, é preciso considerar as funcionalidades oferecidas, as quais, inclusive, devem ser compatíveis com os valores cobrados pelo serviço.
Verifique se oferecem, por exemplo, split de pagamento, conciliação bancária, entre outras ferramentas de gestão financeira que são primordiais na rotina de um negócio.
Não deixe de baixar este infográfico exclusivo: “Passo a passo: Split de pagamentos e suas vantagens“
Camadas de segurança
Infelizmente, as fraudes na internet existem e precisam ser consideradas por quem pretende trabalhar com vendas online. Sobre isso, um critério que é essencial considerar no momento de escolher a plataforma com a qual irá trabalhar são as camadas de segurança oferecidas pela empresa fornecedora da solução, tais como sistema antivírus integrado e criptografia na transmissão de dados.
O artigo “Sistema antifraude para e-commerce: o que é e por que é fundamental para empresas e clientes?” tem outras informações que ajudarão você com esse quesito.
E para complementar o tema, não deixe de ouvir este podcast do Papo na Nuvem:
Suporte técnico
Poder contar com um suporte técnico em qualquer horário é um grande diferencial para quem trabalha com vendas online, visto que as atividades de compras acontecem tanto de dia quanto de noite, incluindo finais de semana e feriados.
Inclusive, em datas comemorativas, nas quais o volume de vendas aumenta, poder contar com atendimento imediato é primordial para não perder nenhum bom negócio.
Facilidade de integração
Nem todos os sites de dropshipping vêm com todas as ferramentas necessárias para um comércio eletrônico integrado. Os meios de pagamento online, por exemplo, podem ser APIs que precisam ser contratados à parte.
Por isso, é muito importante considerar a facilidade de integração oferecida pelo site, de modo que não limite ou dificulte a contratação de boas soluções externas.
Achou tudo isso interessante e quer mais dicas de como vender online? Então aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e leia também estes artigos:
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.