5 dicas para vendas no varejo: aplicativos e ações para ter mais resultados!
As vendas no varejo sofreram profundas transformações com a consolidação da transformação digital.
A diversidade no portfólio de produtos e a comodidade de comprar produtos sem precisar sair de casa ganha cada vez mais adeptos mundo afora e isso repercute nos números de receitas do comércio digital.
No segundo trimestre de 2022, os números do e-commerce no Brasil cresceram 4,3% em relação ao primeiro tri, o que representa um faturamento de R$38,4 bilhões. Nesse período, as vendas no varejo digital acumularam um total de 37 milhões de clientes únicos. Os dados são da pesquisa Neotrust.
Fazendo um recorte ainda mais específico, chama a atenção o crescimento de comprar por meio da telinha do celular. Segundo especialistas da Intelligence Inside, há uma previsão que até o final de 2024, a compra por meio de dispositivos móveis corresponda a 42,9% de todo o mercado de e-commerce, o que representaria uma receita de U$620,97 bilhões.
Isso significa que a adaptação aos dispositivos móveis, principalmente com a implementação ou participação em aplicativos, é uma das principais ações para aumentar as vendas no varejo nos dias de hoje.
Cenário promissor, não é verdade? Então que tal aprender um pouco mais sobre o comércio varejista, como ele se diferencia do atacado e o papel dele em tempos de transformação digital? Vem com a gente!
O que são vendas no varejo?
As vendas no varejo é um modelo de comércio que realiza a venda de produtos para o consumidor final. De forma resumida, o varejo representa a ponta da cadeia comercial, quando os produtos já passaram por fases de fornecimento até ele chegar para usufruto do cliente que o compra.
Como o varejo lida diretamente com um indivíduo final, a quantidade de mercadorias negociadas geralmente é reduzida, enquanto a modalidade de atacado vende produtos em larga escala para suprir estoques.
O ponto de venda do varejo tradicionalmente é representado pelas lojas físicas em shoppings, centros comerciais, feiras e nas ruas. Entretanto, com o amadurecimento da internet e o crescimento do e-commerce, o mundo digital virou um ponto de venda relevante.
Dentre os principais pontos de venda do varejo online, estão:
- as redes sociais;
- os marketplaces;
- sites oficiais;
- e lojas virtuais, seja no desktop ou por meio de um app de vendas.
O varejo na internet se notabiliza pela comodidade, diversidade de opções e agilidade no fechamento do pedido. Além disso, grandes lojas que despontam nesse setor apostam em condições de pagamento amplas e diversificadas para atender as necessidades do consumidor.
Qual a diferença de vendas no atacado e varejo?
Entendeu o que é venda no varejo, certo? Mas você sabe como funciona o atacado e o que diferencia esse modelo do comércio varejista?
As empresas atacadistas trabalham com vendas em grande escala, isso é, o ticket médio de cada negociação geralmente são bem mais altos e a quantidade de itens bem superior do que acontece no varejo.
Mas por que isso acontece? Porque, em princípio, o comércio atacadista tem como objetivo fazer o suprimento de produtos para fornecimento de estoque de empresas varejistas.
É comum que empresas de varejo não produzam os próprios itens que comercializam. Por isso, eles fazem compras no atacado em larga escala para revender ao consumidor final.
Quais as melhores ações para aumentar as vendas no varejo?
O primeiro passo para aumentar as vendas no varejo é não ficar pra trás da corrida digital. Marcas presença na internet é fundamental para maior divulgação, poder de engajamento e aumento das vendas do seu negócio.
Não importa se você está ocupando as redes sociais, os marketplaces ou criando um e-commerce próprio. O importante é conhecer bem seu público, se posicionar digitalmente e ocupar os canais de marketing e vendas mais utilizados por seus possíveis compradores.
Sabendo se posicionar digitalmente nos canais mais eficientes, é preciso apostar agora em estratégias de marketing digital para fortalecer a autoridade da marca e torná-la mais conhecida pelo seu público. E a internet é terreno fértil para estratégias diversas, como:
- tráfego orgânico por meio de marketing de conteúdo, como publicações em blog e criação de conteúdos ricos;
- impulsionamento de anúncios pagos no Google e em redes sociais;
- e-mail marketing para fortalecimento da base de contatos;
- e muito mais.
Além das estratégias de marketing, dois outros elementos ganham força para melhorar as vendas no varejo digital: os apps e a implementação de uma boa plataforma de pagamento.
Vantagens dos apps para vendas no varejo
As vantagens da utilização de aplicativos para vendas no varejo são as seguintes:
- redução dos custos de vendas e consequente aumento de competitividade da loja;
- aumentos de canais de vendas e de divulgação;
- no caso de apps de marketplaces, conquista de maior alcances e credibilidade;
- no caso da criação de apps próprio para as marcas, geração de maior engajamento e criação de mais ações promocionais aos clientes, como cupons de desconto.
Caso sua loja virtual queria investir em um app próprio para impulsionar as vendas no varejo, que tal contar com uma plataforma de pagamento completa e facilmente implementada na estrutura operacional de qualquer empresa?
O Zoop Payments possui uma série de recursos para aprimorar a experiência de pagamento do cliente e aumentar a taxa de conversão. Uma delas é a diversidade de opções de pagamento que ela oferece, como PIX, boleto bancário, cartão de crédito e débito e carteiras digitais.
Fale com um consultor e saiba mais detalhes sobre o Zoop Payments.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.