Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    gestão

    Antecipação de recebíveis: como ajuda a reduzir a inadimplência?

    26 de dezembro de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Pensando especificamente em um cenário B2B, a antecipação de recebíveis é uma ótima maneira de reduzir a inadimplência empresarial, visto que esse processo disponibiliza os valores de vendas feitas a prazo antes da data estimada de recebimento.

    Por esse motivo, se você tem uma empresa de pagamentos ou incluiu serviços financeiros ao seu portfólio e há a capacidade de oferecer crédito, tem a chance de disponibilizar para seus clientes essa antecipação, gerando vantagens para todos os envolvidos.

    Para quem antecipa os recebíveis, trata-se de uma ótima maneira de melhorar o fluxo de caixa, ao utilizar um dinheiro que já pertence ao negócio e pagar juros bem menores do que os praticados em empréstimos bancários.

    No que se refere à sua empresa, essa é outra forma de gerar receita extra, sem desviar do core business, além de fidelizar seus clientes ao oferecer tudo o que precisam em um só lugar.

    Achou interessante e quer entender melhor essa solução? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que é antecipação de recebíveis, como funciona, porque ajuda a reduzir a inadimplência e diversos outros pontos importantes sobre esse tema.

    O que é antecipação de recebíveis?

    A antecipação de recebíveis é um processo no qual os valores decorrentes de vendas feitas a prazo — a exemplo das realizadas por cartão de crédito ou boleto bancário — são liberados integralmente na conta do vendedor antes da data oficial de pagamento.  

    Por exemplo, em vez de o lojista esperar 30 dias para receber uma venda a prazo, ele tem a chance de receber essa quantia no dia seguinte, por meio de um serviço de antecipação oferecido por adquirentes, subadquirentes ou empresas que intermediam o fluxo de pagamento.

    Na prática, significa que o gestor terá disponível para usar um valor que já pertence ao negócio, mas que só poderia ser acessado posteriormente, por conta das regras desses meios de pagamento.

    Essa é, justamente, a grande diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimos bancários. Enquanto no primeiro o empreendedor usa um dinheiro que já é dele por direito, no segundo, utiliza o do banco. Nesse último caso, paga bem mais taxas e o processo de liberação dos valores tende a também ser bem mais burocrático.

    Dica! Não deixe de ler este artigo: “Crédito empresarial: o que é, quais tipos existem e como oferecer aos seus clientes?

    Como funciona a antecipação de recebíveis?

    A antecipação de recebíveis funciona a partir da análise de documentos que comprovam as vendas feitas. Com base nessas informações, a empresa que está oferecendo o crédito avalia quanto pode ser antecipado, em qual data, quais taxas e juros serão cobrados, entre outros critérios relacionados.

    Uma vez que todos os critérios são atendidos e o acordo firmado, a quantia é liberada na conta do vendedor. A partir desse momento, os valores das parcelas que entraram nesse processo não pertencem mais ao negócio, mas, sim, a quem ofereceu o crédito. 

    Nesse ponto, é fundamental realizar uma gestão financeira empresarial precisa e pontual. Do contrário, corre-se o risco de confundir as entradas ao considerar como parte do fluxo de caixa as contas a receber que não entrarão mais para a empresa.

    Leia também: “Gestão de recebíveis: o que mudou com a nova regra do Banco Central?

    Quais as vantagens e desvantagens da antecipação de recebíveis?

    Como você deve estar imaginando, antecipar recebíveis gera uma série de vantagens, tanto para quem solicita quanto para quem fornece. Porém, há também alguns pontos negativos que merecem a atenção de quem busca esse tipo de crédito.

    Entre as vantagens que mais se destacam para quem oferece a antecipação, estão:

    • obtenção de uma nova fonte de receita: possível graças às taxas e aos juros que são pagos pelo solicitante;
    • aumento do poder de atração e fidelização de clientes: ao entregar tudo o que eles precisam em um só lugar para melhorar suas gestões.

    Já para quem recebe a antecipação, as principais vantagens são:

    • trabalhar com um valor que já pertence à empresa: dispensando ter que recorrer a empréstimos bancários ou outras formas de crédito;
    • pagar juros menores: em comparação aos praticados pelos bancos e instituições financeiras;
    • melhorar o fluxo de caixa: de uma forma mais rápida e simplificada.

    Quanto às desvantagens para quem oferece a antecipação, as mais relevantes são:

    • necessidade de ter um bom capital de giro para suportar esse tipo de oferta;
    • ter que lidar com o risco de inadimplência dos compradores.

    Do ponto de vista de quem recebe, os pontos negativos da antecipação são:

    • comprometimento da margem de lucro sobre as vendas parceladas, por conta dos juros pagos pela antecipação;
    • dedicar atenção especial à gestão financeira, a fim de não contabilizar, na previsão orçamentária, as parcelas de vendas que foram antecipadas.

    Por que antecipar recebíveis ajuda a reduzir a inadimplência? 

    Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, antecipar recebíveis ajuda a reduzir a inadimplência porque dá à empresa um “fôlego” na gestão financeira, melhorando o fluxo de caixa e contribuindo para honrar os compromissos financeiros que tem.

    Ao antecipar valores que já pertencem ao negócio, pode-se pagar as contas em dia e evitar que dívidas surjam e comprometam ainda mais o orçamento e a margem de lucro da companhia.

    A boa notícia é que é possível fazer antecipação de recebíveis online e até mesmo automaticamente. E isso nos leva ao próximo tópico.

    Como fazer a antecipação de recebíveis online?

    A antecipação automática dos recebíveis ocorre sem que o recebedor precise pedir a liberação de quantias ao adquirente ou subadquirente. Para exemplificar, tudo o que a loja vender hoje estará liberado na conta amanhã ou, ainda, em outro período acordado. Em todo caso, isso acontece em menos tempo do que a antecipação eventual.

    Quer saber mais detalhes? Então, aproveite que está aqui, no blog da Zoop, para conferir estes artigos:

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.