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    Dicas Práticas para Aumentar as Vendas no Início do Ano

    26 de dezembro de 2024
    Por Redação
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    O início de ano pode ser desafiador para lojistas, já que alguns segmentos enfrentam uma desaceleração no consumo após o aquecimento nas vendas durante a Black Friday e o Natal. Portanto, saber como aumentaras vendas de início de ano é essencial para garantir que a empresa mantenha um bom desempenho mesmo em épocas de demanda reduzida. 

    Neste artigo, você descobre estratégias práticas em três passos fundamentais para atrair consumidores e maximizar seu faturamento em 2025. 

    Continue a leitura e aprenda como implementar:

    • estratégias de venda de início de ano
    • promoções pós-festividades
    • ações para fidelizar clientes

    Ao fim, apresentamos dicas extras para potencializar suas vendas e incentivar que você comece o ano com o pé direito no seu negócio!

    Por que é importante saber como melhorar as vendas de início de ano?

    Entender como melhorar as vendas de início de ano permite que empresários e empreendedores enfrentem proativamente um período desafiador do calendário comercial de alguns segmentos. 

    De acordo com o estudo Mid-Year Consumer Outlook: Guide to 2025, da NielsenIQ, especialista em comportamento do consumidor, 43% dos brasileiros pretendem economizar em 2025, enquanto 24% planejam gastar mais em itens e serviços de saúde e bem-estar.Estas tendências criam oportunidades específicas para os lojistas.

    Criar estratégias específicas é crucial para manter a competitividade, evitar quedas no faturamento, e atrair consumidores. Planejar suas ações ajudará sua empresa a se destacar e fidelizar clientes, aproveitando novas oportunidades de vendas.

    Estratégias de venda de início de ano

    Algumas estratégias de venda de início de ano podem ser determinantes para movimentar o caixa e trazer um impulso inicial. 

    Vamos explorar soluções práticas para evitar que a diminuição das vendas se concretize:

    Aproveitar o planejamento pós-festividades

    Após as festas, os consumidores costumam adotar uma postura mais cautelosa e priorizar compras essenciais ou oportunidades que realmente valem a pena. 

    Por isso, é fundamental ajustar as estratégias de vendas para atender a essa mudança de comportamento. 

    Você pode apostar em promoções que destacam utilidade e necessidade, com foco em produtos de uso contínuo ou que ofereçam excelente custo-benefício. Assim, é possível atrair um público que ainda busca boas ofertas, mas com critérios mais rígidos para gastar.

    Ofertas sazonais e campanhas temáticas

    Aproveitar a sazonalidade é uma das melhores maneiras de manter o interesse do consumidor nos primeiros meses do ano. Por exemplo, campanhas para o período de volta às aulas, férias de verão ou metas de ano novo são eficazes para captar a atenção. 

    Na prática, de acordo com o segmento, o lojista pode criar ofertas em kits escolares, acessórios de viagem ou produtos que ajudam no cumprimento de resoluções, como itens fitness. 

    Depois, basta pensar em estratégias como descontos especiais e marketing para criar urgência e engajamento nas compras.

    Leia também: Como se planejar para vendas sazonais: estratégias para lucrar!

    Renovar o estoque

    Janeiro e fevereiro são meses excelentes para renovar o estoque. Dessa forma, ofereça produtos remanescentes do fim de ano com descontos agressivos, a fim de liberar espaço para lançamentos e tendências do mercado. 

    Com promoções, é possível tanto reduzir os custos de armazenagem, como atrair consumidores em busca de boas ofertas. Além disso, a renovação de mercadorias transmite uma sensação de novidade, o que é ideal para o cliente retornar à sua loja.

    Agora que você conhece as melhores estratégias de venda de início de ano, que tal dar um passo a mais e aprender como criar promoções pós-festividades?

    Leia também: Como melhorar as vendas na baixa temporada: melhores dicas!

    No próximo tópico, vamos compartilhar dicas práticas para garantir que suas ações promocionais tenham ainda mais impacto!

    Como criar promoções pós-festividades eficazes?

    Criar promoções estratégicas no início do ano pode ser a chave para atrair consumidores que buscam retomar os hábitos de compra após o período festivo. 

    Uma tática eficiente são os descontos progressivos, que incentivam o cliente a adquirir mais produtos para obter melhores preços. Por exemplo, oferecer 10% de desconto na compra de um item, 15% na compra de dois e 20% na compra de três ou mais pode aumentar o ticket médio, além de ajudar a movimentar o estoque.

    Outra dica é a liquidação, com foco em produtos que não tiveram saída durante o final do ano. Nesse caso, promoções agressivas atraem pessoas em busca de ofertas e, ainda, liberam espaço para armazenar novas coleções, por exemplo.

    Oferecer frete grátis também é uma estratégia para vendas on-line, especialmente após o período de festas, quando os consumidores tendem a avaliar cuidadosamente novas aquisições. 

    Além das promoções, o lojista não pode esquecer de elaborar ações para fidelizar clientes, a fim de manter a base ativa e engajada o ano todo. 

    3 ações para fidelizar clientes

    As melhores ações para fidelizar clientes são:

    •  Programas de fidelidade

    Um programa de recompensas bem-estruturado é uma maneira eficaz de incentivar compras recorrentes. Para tanto, permita que seus clientes acumulem pontos a cada compra e troque-os por descontos, produtos ou benefícios adicionais. 

    Além de fortalecer a relação com a marca, é uma estratégia que aumenta o engajamento e a retenção no longo prazo.

    • Ofertas personalizadas

    Usar o histórico de compras dos clientes para criar promoções sob medida é uma maneira de demonstrar atenção e cuidado. 

    A partir de uma análise de perfil, utilize e-mails, WhatsApp ou SMS para enviar recomendações de produtos interessantes para cada pessoa. E não se esqueça de, sempre que possível, sugerir itens com descontos especiais. 

    A personalização aumenta as chances de conversão e cria uma experiência mais relevante para o consumidor.

    • Atendimento omnichannel

    Oferecer um atendimento integrado e consistente em todos os canais — como redes sociais, e-commerce e lojas físicas — é uma estratégia para a fidelização. 

    Afinal, um cliente que pode resolver problemas ou tirar dúvidas sem interrupções, independentemente do canal que escolher, sente mais confiança na marca. É uma experiência que impacta diretamente a sua decisão de compra.

    Como se vê, saber como melhorar as vendas de início de ano exige planejamento e ações eficazes. Para aprofundar, preparamos dicas extras para auxiliar o seu negócio a manter o faturamento em janeiro, fevereiro e além. 

    Leia também: Entenda a diferença entre unified commerce e omnichannel

    Bônus: dicas para manter as vendas ativas no início do ano

    Siga as dicas abaixo para manter as vendas ativas no início do ano e nos meses seguintes.

    • Remarketing: use campanhas específicas para reengajar clientes que visitaram seu site ou abandonaram o carrinho no fim do ano e aproveite dados anteriores para personalizar as ofertas.
    • Lançamentos: apresente novos produtos ou coleções logo nos primeiros meses do ano para despertar o interesse do público com suas novidades.
    • Parcerias estratégicas: colabore com influenciadores ou marcas complementares para ampliar sua visibilidade e atrair novos consumidores.

    Você sabia? De acordo com o mesmo estudo da NielsenIQ citado anteriormente, 29% dos brasileiros estão dispostos a trocar de marca se um influenciador recomendar um produto em suas redes sociais. 

    Logo, investir em parcerias pode ser um diferencial para conquistar clientes e garantir um bom início de ano para o seu negócio.

    FAQ

    Como fidelizar clientes após o período de festas?

    Para fidelizar clientes após as festas, você pode investir em programas de recompensas, ofertas personalizadas e um atendimento omnichannel eficiente. Utilize dados de compras anteriores para criar promoções exclusivas e mantenha a consistência em todos os canais de comunicação. Assim, vai oferecer uma experiência positiva e integrada.

    Dicas para melhorar as vendas no início do ano

    As melhores dicas para melhorar as vendas no início do ano são:

    • criar promoções pós-festividades, com descontos, frete grátis ou estratégias semelhantes para atrair consumidores
    • lançar campanhas temáticas em datas sazonais, como “queima total” ou promoções de carnaval
    • criar programas de fidelidade para incentivar a recompra com recompensas e benefícios
    • promover liquidações para escoar itens antigos e abrir espaço para novidades no estoque
    • usar remarketing a fim de reengajar clientes que não concluíram compras anteriores

    Agora que você já sabe como melhorar as vendas de início de ano com dicas práticas e eficientes, é importante investir em uma experiência de compra fluida e simples

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