Dicas Práticas para Aumentar as Vendas no Início do Ano
O início de ano pode ser desafiador para lojistas, já que alguns segmentos enfrentam uma desaceleração no consumo após o aquecimento nas vendas durante a Black Friday e o Natal. Portanto, saber como aumentaras vendas de início de ano é essencial para garantir que a empresa mantenha um bom desempenho mesmo em épocas de demanda reduzida.
Neste artigo, você descobre estratégias práticas em três passos fundamentais para atrair consumidores e maximizar seu faturamento em 2025.
Continue a leitura e aprenda como implementar:
- estratégias de venda de início de ano
- promoções pós-festividades
- ações para fidelizar clientes
Ao fim, apresentamos dicas extras para potencializar suas vendas e incentivar que você comece o ano com o pé direito no seu negócio!
Por que é importante saber como melhorar as vendas de início de ano?
Entender como melhorar as vendas de início de ano permite que empresários e empreendedores enfrentem proativamente um período desafiador do calendário comercial de alguns segmentos.
De acordo com o estudo Mid-Year Consumer Outlook: Guide to 2025, da NielsenIQ, especialista em comportamento do consumidor, 43% dos brasileiros pretendem economizar em 2025, enquanto 24% planejam gastar mais em itens e serviços de saúde e bem-estar.Estas tendências criam oportunidades específicas para os lojistas.
Criar estratégias específicas é crucial para manter a competitividade, evitar quedas no faturamento, e atrair consumidores. Planejar suas ações ajudará sua empresa a se destacar e fidelizar clientes, aproveitando novas oportunidades de vendas.
Estratégias de venda de início de ano
Algumas estratégias de venda de início de ano podem ser determinantes para movimentar o caixa e trazer um impulso inicial.
Vamos explorar soluções práticas para evitar que a diminuição das vendas se concretize:
Aproveitar o planejamento pós-festividades
Após as festas, os consumidores costumam adotar uma postura mais cautelosa e priorizar compras essenciais ou oportunidades que realmente valem a pena.
Por isso, é fundamental ajustar as estratégias de vendas para atender a essa mudança de comportamento.
Você pode apostar em promoções que destacam utilidade e necessidade, com foco em produtos de uso contínuo ou que ofereçam excelente custo-benefício. Assim, é possível atrair um público que ainda busca boas ofertas, mas com critérios mais rígidos para gastar.
Ofertas sazonais e campanhas temáticas
Aproveitar a sazonalidade é uma das melhores maneiras de manter o interesse do consumidor nos primeiros meses do ano. Por exemplo, campanhas para o período de volta às aulas, férias de verão ou metas de ano novo são eficazes para captar a atenção.
Na prática, de acordo com o segmento, o lojista pode criar ofertas em kits escolares, acessórios de viagem ou produtos que ajudam no cumprimento de resoluções, como itens fitness.
Depois, basta pensar em estratégias como descontos especiais e marketing para criar urgência e engajamento nas compras.
Leia também: Como se planejar para vendas sazonais: estratégias para lucrar!
Renovar o estoque
Janeiro e fevereiro são meses excelentes para renovar o estoque. Dessa forma, ofereça produtos remanescentes do fim de ano com descontos agressivos, a fim de liberar espaço para lançamentos e tendências do mercado.
Com promoções, é possível tanto reduzir os custos de armazenagem, como atrair consumidores em busca de boas ofertas. Além disso, a renovação de mercadorias transmite uma sensação de novidade, o que é ideal para o cliente retornar à sua loja.
Agora que você conhece as melhores estratégias de venda de início de ano, que tal dar um passo a mais e aprender como criar promoções pós-festividades?
Leia também: Como melhorar as vendas na baixa temporada: melhores dicas!
No próximo tópico, vamos compartilhar dicas práticas para garantir que suas ações promocionais tenham ainda mais impacto!
Como criar promoções pós-festividades eficazes?
Criar promoções estratégicas no início do ano pode ser a chave para atrair consumidores que buscam retomar os hábitos de compra após o período festivo.
Uma tática eficiente são os descontos progressivos, que incentivam o cliente a adquirir mais produtos para obter melhores preços. Por exemplo, oferecer 10% de desconto na compra de um item, 15% na compra de dois e 20% na compra de três ou mais pode aumentar o ticket médio, além de ajudar a movimentar o estoque.
Outra dica é a liquidação, com foco em produtos que não tiveram saída durante o final do ano. Nesse caso, promoções agressivas atraem pessoas em busca de ofertas e, ainda, liberam espaço para armazenar novas coleções, por exemplo.
Oferecer frete grátis também é uma estratégia para vendas on-line, especialmente após o período de festas, quando os consumidores tendem a avaliar cuidadosamente novas aquisições.
Além das promoções, o lojista não pode esquecer de elaborar ações para fidelizar clientes, a fim de manter a base ativa e engajada o ano todo.
3 ações para fidelizar clientes
As melhores ações para fidelizar clientes são:
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Programas de fidelidade
Um programa de recompensas bem-estruturado é uma maneira eficaz de incentivar compras recorrentes. Para tanto, permita que seus clientes acumulem pontos a cada compra e troque-os por descontos, produtos ou benefícios adicionais.
Além de fortalecer a relação com a marca, é uma estratégia que aumenta o engajamento e a retenção no longo prazo.
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Ofertas personalizadas
Usar o histórico de compras dos clientes para criar promoções sob medida é uma maneira de demonstrar atenção e cuidado.
A partir de uma análise de perfil, utilize e-mails, WhatsApp ou SMS para enviar recomendações de produtos interessantes para cada pessoa. E não se esqueça de, sempre que possível, sugerir itens com descontos especiais.
A personalização aumenta as chances de conversão e cria uma experiência mais relevante para o consumidor.
-
Atendimento omnichannel
Oferecer um atendimento integrado e consistente em todos os canais — como redes sociais, e-commerce e lojas físicas — é uma estratégia para a fidelização.
Afinal, um cliente que pode resolver problemas ou tirar dúvidas sem interrupções, independentemente do canal que escolher, sente mais confiança na marca. É uma experiência que impacta diretamente a sua decisão de compra.
Como se vê, saber como melhorar as vendas de início de ano exige planejamento e ações eficazes. Para aprofundar, preparamos dicas extras para auxiliar o seu negócio a manter o faturamento em janeiro, fevereiro e além.
Leia também: Entenda a diferença entre unified commerce e omnichannel
Bônus: dicas para manter as vendas ativas no início do ano
Siga as dicas abaixo para manter as vendas ativas no início do ano e nos meses seguintes.
- Remarketing: use campanhas específicas para reengajar clientes que visitaram seu site ou abandonaram o carrinho no fim do ano e aproveite dados anteriores para personalizar as ofertas.
- Lançamentos: apresente novos produtos ou coleções logo nos primeiros meses do ano para despertar o interesse do público com suas novidades.
- Parcerias estratégicas: colabore com influenciadores ou marcas complementares para ampliar sua visibilidade e atrair novos consumidores.
Você sabia? De acordo com o mesmo estudo da NielsenIQ citado anteriormente, 29% dos brasileiros estão dispostos a trocar de marca se um influenciador recomendar um produto em suas redes sociais.
Logo, investir em parcerias pode ser um diferencial para conquistar clientes e garantir um bom início de ano para o seu negócio.
FAQ
Como fidelizar clientes após o período de festas?
Para fidelizar clientes após as festas, você pode investir em programas de recompensas, ofertas personalizadas e um atendimento omnichannel eficiente. Utilize dados de compras anteriores para criar promoções exclusivas e mantenha a consistência em todos os canais de comunicação. Assim, vai oferecer uma experiência positiva e integrada.
Dicas para melhorar as vendas no início do ano
As melhores dicas para melhorar as vendas no início do ano são:
- criar promoções pós-festividades, com descontos, frete grátis ou estratégias semelhantes para atrair consumidores
- lançar campanhas temáticas em datas sazonais, como “queima total” ou promoções de carnaval
- criar programas de fidelidade para incentivar a recompra com recompensas e benefícios
- promover liquidações para escoar itens antigos e abrir espaço para novidades no estoque
- usar remarketing a fim de reengajar clientes que não concluíram compras anteriores
Agora que você já sabe como melhorar as vendas de início de ano com dicas práticas e eficientes, é importante investir em uma experiência de compra fluida e simples.
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