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    Como se preparar para a Black Friday em 5 passos? Confira!

    08 de outubro de 2024
    Por Redação
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    O principal dia do ano dedicado a ofertas e promoções se aproxima e, para muitos lojistas, especialmente no e-commerce, a data é uma das melhores oportunidades da temporada. Logo, saber como se preparar para a Black Friday pode alavancar suas vendas.

    Para aproveitar ao máximo o momento, é importante adotar estratégias eficazes e planejar com antecedência. Neste artigo, você descobre quando como se preparar para é a Black Friday e aprende táticas de vendas para aumentar seu faturamento ainda em 2024.

    Vamos nessa!

    Quando é a Black Friday 2024?

    A Black Friday acontece anualmente na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças, bastante popular nos Estados Unidos. Portanto, em 2024, a data cai no dia 29 de novembro. 

    Consumidores do mundo todo guardam pelo evento devido aos descontos significativos e promoções atrativas, que geram um grande entusiasmo por ofertas em uma variedade de setores.

    Embora haja registros de promoções nos Estados Unidos desde 1869, a origem da Black Friday é envolta em várias hipóteses. 

    Naquela época, os lojistas enfrentavam o desafio de reverter prejuízos que acumularam ao longo do ano. Acreditava-se que, se até o feriado de Ação de Graças, as lojas não tivessem lucro, era necessário realizar grandes ofertas para mudar a situação. 

    No Brasil, a data existe desde 2010, e para aproveitar ao máximo a oportunidade comercial, é importante entender como se preparar para a Black Friday e adotar estratégias eficazes para estimular o aumento das vendas.

    Principais estratégias de venda na Black Friday

    Ao considerar as expectativas dos brasileiros, os lojistas que almejam tirar o máximo proveito da data precisam adotar boas estratégias de venda na Black Friday. 

    De acordo com a Opinion Box, 55% dos consumidores já decidiram o que pretendem comprar na Black Friday 2024. 

    Além disso, o estudo mostra que 56% das pessoas pretendem comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, enquanto 43% desejam aproveitar as ofertas para renovar roupas e acessórios. 

    Na sequência, 33% dos brasileiros desejam comprar itens de casa e decoração, e 30%, produtos de beleza e cosméticos.

    A seguir, vamos facilitar e compartilhar dicas que ajudam tanto uma loja física quanto um e-commerce a se destacar e atrair clientes em potencial.

    1. Crie ofertas irresistíveis 

    Uma das estratégias de venda na Black Friday é a criação de ofertas irresistíveis. 

    Para ser eficaz, é importante incluir descontos significativos, como promoções de “compre um, leve dois” e ofertas com tempo limitado, que podem incluir as famosas chamadas de escassez, como “somente hoje, aproveite!”. 

    Em geral, oferecer descontos reais ajuda a atrair a atenção do consumidor e o incentiva a seguir para a finalização da compra. Outra dica é garantir uma comunicação clara e abrangente, para se certificar de que o público está por dentro das ofertas. 

    2. Invista em campanhas de marketing digital 

    Para maximizar sua presença e alcançar um público ainda maior, procure investir em campanhas de marketing digital. 

    Para tanto, utilize plataformas como Google Ads e Meta Ads e crie anúncios que se direcionam ao seu público-alvo. Faça a segmentação da mídia com base no perfil dos seus clientes e considere suas preferências e comportamentos de compra.

    As campanhas de tráfego pago contribuem para aumentar a visibilidade das ofertas e gerar tráfego de qualidade para o seu site durante a Black Friday.

    3. Ofereça descontos progressivos

    Outra abordagem interessante para quem deseja saber como se preparar para a Black Friday é pensar desde já na margem de lucro e implementar descontos progressivos. 

    Ou seja, ofereça descontos que aumentam com o valor da compra, com o objetivo de incentivar os clientes a gastar mais e aumentar o ticket médio.

    Por exemplo, oferecer 10% de desconto para compras acima de R$ 100, 15% para compras acima de R$ 200, e assim por diante. Diversos lojistas utilizam a tática para estimular os consumidores a aproveitarem melhor as ofertas.

    4. Prepare o estoque para atender à alta demanda

    Uma das principais preocupações durante a Black Friday é preparar o estoque para garantir um atendimento eficaz durante o período de alta demanda. 

    Portanto, lembre-se de verificar seu inventário e realizar os ajustes necessários com antecedência para evitar que a falta de produtos ocasione a ruptura do estoque. 

    Além disso, planeje como fazer uma reposição rápida e considere estabelecer parcerias com fornecedores para que sua loja mantenha a oferta de produtos sem interrupções.

    5. Disponibilize opções de pagamento

    A importância da experiência de pagamento na Black Friday é um aspecto que os empresários não podem subestimar. 

    Atualmente, oferecer diversas opções é primordial para atender às preferências dos consumidores e garantir uma experiência de compra tranquila, inclusive na hora de pagar.

    O primeiro passo é verificar se o site aceita pagamentos via cartões de crédito, Pix, boletos e demais métodos populares. Caso não, pense imediatamente em como resolver a questão — uma dica é implementar as soluções da Zoop e disponibilizar ao seu cliente múltiplas opções de pagamento.

    Um processo de checkout eficiente e diversificado melhora significativamente a taxa de conversão e reduz o abandono de carrinho — um grande vilão nas compras on-line.

    Leia também: Como escolher um sistema de pagamentos? 4 dicas

    Qual a importância da experiência de pagamento na Black Friday?

    Durante a Black Friday, a experiência de pagamento é ainda mais importante.

    Afinal, uma das principais características da data é a alta demanda de vendas. Ao considerar o movimento intenso, seja em lojas físicas ou on-line, é essencial que o lojista assegure que o cliente conclua a compra com agilidade.

    Por exemplo, o processo de checkout rápido e seguro contribui para evitar o abandono de carrinho. Dessa forma, os consumidores finalizam suas transações com sucesso. 

    Quando o pagamento é fácil e sem atritos, os usuários têm uma experiência mais satisfatória e são mais propensos a finalizar suas compras. Inclusive, podem voltar ao site para comprar mais — especialmente ao pensarmos nas compras por impulso, que aumentam em razão dos descontos atrativos da Black Friday.

    Para otimizar a experiência de pagamento, portanto, é necessário disponibilizar uma variedade de métodos — desde o popular Pix até o tradicional cartão de crédito. De acordo com o perfil do público, o boleto bancário e o pagamento com um clique podem ser opções importantes.

    Além disso, confira se o site suporta um alto volume de tráfego e implemente os ajustes com antecedência e tempo hábil.

    Leia também: Escolha a melhor plataforma de pagamento para marketplace!

    Conseguiu entender como se preparar para a Black Friday?

    Preparar-se com antecedência para o dia 29 de novembro é uma decisão necessária para quem deseja aproveitar ao máximo a data comercial. 

    Ao considerar que os consumidores aguardam pelo dia durante um ano, é importante desde já implementar as melhores estratégias de venda na Black Friday, conforme vimos ao longo do artigo. 

    Agora que você aprendeu como se preparar para a Black Friday, que tal conhecer as soluções de pagamento da Zoop que vão ajudá-lo a ter sucesso não somente agora, mas em todas as datas do ano?

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    • Unified Commerce: ideal para quem deseja unificar a jornada de compra, ou seja, utilizar os dados de vendas on-line e off-line em um só sistema, com infraestrutura de Payment as a Service.
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