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    4 dicas de como vender mais Black Friday [Guia]

    13 de outubro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Aprender como vender mais na Black Friday é um processo de aprendizado contínuo, pois, a cada ano, novas tendências e métodos comerciais surgem e se transformam. 

    Esse fenômeno contínuo se dá tanto pelas mudanças naturais no comportamento e perfil dos clientes, como pelas novas tecnologias para otimizar tarefas.

    Portanto, inovar e utilizar diferentes abordagens é imperativo para prosperar, conquistar novos consumidores e manter sua base fiel.

    Por exemplo, integrar os canais de vendas e de atendimento para oferecer uma verdadeira experiência de varejo omnichannel é fundamental atualmente.

    Além disso, treinar adequadamente os funcionários para atender aos clientes com excelência em todas as etapas da jornada de compra é tão importante quanto oferecer produtos e serviços a preços baixos. 

    Uma prova de quanto o atendimento afeta o faturamento vem da pesquisa CX Trends da Zendesk. De acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais com empresas que personalizam as interações.

    Mas cuidar só desses pontos não basta, pois há muito mais a se fazer, como valorizar a importância de diversificar formas de pagamentos para diminuir o índice de reclamações. 

    Portanto, preparamos este artigo exclusivo com quatro dicas de como vender mais na Black Friday e aproveitar bem todo o potencial do período

    Por que pensar em estratégias de venda na Black Friday?

    Não tem como vender mais na Black Friday sem pensar em estratégias de sucesso em diversos pontos operacionais do seu e-commerce.

    Afinal, apesar de ser um período propício para conversões, os consumidores não “caem do céu”.

    É preciso saber se posicionar para vencer a concorrência e conquistar os consumidores com a melhor experiência de compra.

    Em 2023, dados da Neotrust, divulgados no Globo mostraram que o faturamento do e-commerce nacional no período foi de R$4,49 bilhões. Apesar do alto valor, houve uma queda de 14.4% em relação ao ano anterior, o que comprova que o crescimento das conversões não acontece por mágica.

    Segundo o relatório, o período também registrou um recorde de reclamações por parte dos clientes. O que mostra que pensar formas de melhorar o atendimento e se atentar a importância da experiência de checkout on-line precisam entrar no radar.

    Com o objetivo de melhorar esse cenário, o varejo deve aprimorar as abordagens. 

    Como vender mais na Black Friday em 5 dicas

    Para impulsionar as estratégias de venda na Black Friday, fique de olho nos seguintes temas:

    • cuidado com toda a jornada de compra do cliente;
    • adoção do upsell e do cross-sell como estratégias;
    • relevância do Social Commerce;
    • importância da experiência de checkout;
    • importância de diversificar formas de pagamento.

    Falaremos um pouco sobre cada um desses fatores!

    1. Pensar em toda a jornada de compra do cliente

    A jornada de compra do cliente é composta por diferentes etapas, que vão desde o momento em que a pessoa descobre a empresa até a manutenção do relacionamento pós-venda.

    Pense em todos os pontos de interação e em potenciais gargalos que comprometem a conclusão da compra. No e-commerce, por exemplo, ter um site rápido e responsivo é essencial para que o potencial comprador não desista da aquisição, ou pior, parta para um concorrente.

    Vale lembrar que, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), 55,5% de todas as compras do e-commerce nacional em 2023 aconteceram via dispositivos móveis. O restante, 44.5%, utilizou o desktop.

    Ou seja, as chances de potenciais compradores buscarem o seu negócio via celular são altas. Por isso, prepare as plataformas de vendas para funcionar perfeitamente também nesse tipo de equipamento.

    Dica de leitura: “5 tipos de plataformas e-commerce e 10 critérios a considerar para escolher a melhor!

    2. Adotar o upsell e o cross-sell como estratégias

    O upsell e o cross-sell são outras estratégias que ajudam a aumentar o volume de vendas na Black Friday, assim como em várias outras datas comemorativas. 

    O upsell consiste em oferecer um upgrade do produto que o cliente adquiriu, mas com funcionalidades mais completas — por exemplo, um tablet ou smartphone mais moderno.

    Já o cross sell visa aumentar o valor da venda, com a oferta de um produto complementar ao que o cliente já comprou — como sugerir a compra de um sofá novo ao adquirir uma televisão.

    Em ambos os casos, mantenha a experiência de compra do consumidor como focos principais e adote essas estratégias apenas se forem realmente relevantes para o consumidor.

    3. Apostar no Social Commerce

    De acordo com o nosso Relatório de Tendências, as projeções indicam um crescimento da ordem de 30% nas vendas globais via Social Commerce nos próximos cinco anos.

    Portanto, a terceira dica de como vender mais na Black Friday é usar as redes sociais como canais de vendas, e não somente como veículo de divulgação de produtos e serviços ou de interação com o público-alvo.

    4. Importância da experiência de checkout 

    Uma experiência fluida de checkout faz toda a diferença para diminuir as taxas de carrinho abandonado e aproximar o consumidor da conversão.

    Invista em etapas simples e intuitivas que facilitem o caminho do consumidor desde a escolha dos produtos até a confirmação da compra.

    • Disponibilize formulários concisos apenas com dados essenciais;
    • permite que os clientes comprem sem necessariamente ter uma conta;
    • desenvolva uma interface limpa, progressiva e sem ruídos;
    • ofereça diversos meios de pagamento;
    • ressalte a segurança do processo por meio de autenticação e exposição de certificados.

    5. Importância de diversificar as formas de pagamento

    Segundo o nosso relatório, 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido. Ou seja, não se atualizar quanto a isso resulta em perdas de vendas significativas.

    Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, fique de olho nas seguintes soluções:

    • carteiras digitais;
    • links de pagamento;
    • pagamento via QR Code;
    • pagamentos por aproximação;
    • pagamentos por aplicativos, também conhecidos como pagamentos invisíveis;
    • Pix em diversas formas, tais como na maquininha de cartão e Pix Copia e Cola. 

    Reúna todas essas opções com uma plataforma white label de fácil implementação à estrutura de seu negócio. Com o Zoop Payments, customize cobranças, integre canais digitais e presenciais e monitore entradas e saídas em um só lugar.

    Para todos os detalhes, entre em contato agora com um especialista da Zoop!

    Curtiu nossas dicas de como vender mais na Black Friday? Confira mais artigos do blog da Zoop para se informar sobre as melhores soluções para alavancar seu comércio! Até a próxima!

     

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