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    5 estratégias de e-commerce para a Black Friday: venda mais!

    07 de outubro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Adotar boas estratégias de e-commerce para a Black Friday é fundamental para aproveitar todo o potencial do período 

    A sexta-feira de promoções deste ano está prevista para acontecer no dia 29 de novembro e, ao que tudo indica, será tão digital quanto a dos anos anteriores.

    O e-commerce nacional cresce constantemente desde 2018, segundo dados da ABComm. No ano passado, o faturamento foi de R$ 185,7 bilhões, 9,5% a mais que em 2022.

    No âmbito global, a expectativa de uma pesquisa do Statista é que o segmento cresça 9,49% ao ano até 2029. Portanto, a tendência é que a curva de expansão continue por pelo menos mais cinco anos. 

    Os números ressaltam a importância de os varejistas se prepararem, com antecedência, para absorver o alto volume de vendas das principais datas do comércio e, dessa forma, garantirem bons resultados.

    Mas, afinal, como definir uma estratégia para a Black Friday deste ano? Separamos 5 estratégias que incluem boa gestão de estoque, checkout otimizado, diferentes opções de meios de pagamento, entre outras. Confira todas agora!

    Como definir uma estratégia para a Black Friday?

    Antes de executar as melhores estratégias para a Black Friday, que tal revisitar o desempenho e os dados do período em anos anteriores? 

    Veja o que saiu mais, qual promoção fez mais sucesso e o que encalhou antes de organizar o estoque para esse ano. 

    Verifique também se seu negócio tem a estrutura logística necessária para produzir e armazenar os produtos e atender à demanda do grande fluxo de clientes que visitaram o site e as redes sociais.

    Por fim, considere a precificação de produtos em suas estratégias para a Black Friday. 

    Sabemos que o período se destaca pelas grandes promoções, mas não adianta nada fazer uma série de descontos desproporcionais que não consideram os lucros, os custos e as tendências do mercado.

    Nesse caso, mesmo o volume mais alto de vendas termina em prejuízo. 

    Como se preparar para a Black Friday?

    O futuro do e-commerce inclui, entre outros pontos, encontrar maneiras de absorver o volume crescente de vendas do setor. Esse cenário envolve preparar as empresas para faturar mais, mas, também, melhorar a experiência de compra do cliente.

    Como se preparar para a Black Friday nesse contexto? Desenhe estratégias para suportar a quantidade de vendas prevista para o período, assim como para outras datas comemorativas e eventos do segmento. 

    Em especial, certifique-se de que o planejamento tenha o consumidor como centro das operações.

    Quanto a isso, destacamos a importância de uma boa solução de pagamentos para a Black Friday, que colabora diretamente para reduzir as taxas de carrinhos abandonados

    Não se esqueça também de considerar outros problemas, como valores altos de frete, cadastros extensos e prazos muito longos de entrega. 

    5 estratégias de e-commerce para a Black Friday

    Para evitar que você passe por problemas que nem esse e garantir que a sua empresa esteja pronta para receber o alto volume de vendas do período, confira 5 boas estratégias de e-commerce para a Black Friday:

    • otimize a plataforma para dispositivos móveis;
    • facilite a etapa de checkout;
    • cuide da segurança dos seus clientes;
    • adote uma abordagem omnichannel
    • invista em uma solução de pagamentos para a Black Friday.

    Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas ações? 

    1. Otimize a plataforma para dispositivos móveis

    Um levantamento realizado pela Barilliance sobre abandono de carrinhos mostrou que não otimizar os sites e plataformas está entre as principais razões para o problema.

    De acordo com o estudo, quanto menor a tela, maiores as chances de desistência, visto que a situação dificulta a navegação do cliente. A taxa é de 80,79% em smartphones e de 73,93% em desktops.

    Quase 80% dos consumidores brasileiros fazem compras via smartphones, segundo dados da PayPal/Ipsos. Portanto, otimizar suas páginas para todos os dispositivos é essencial.

    2. Facilite a etapa de checkout

    Abranja todos os dispositivos quando desenvolver a estrutura de checkout on-line do e-commerce para garantir uma jornada de compra fluida, clara e sem obstáculos.

    Quanto mais dinâmico for o processo, mais fácil será a finalização da compra, o que colabora para que o consumidor não desista da aquisição.

    Uma boa dica é trabalhar com checkout transparente, ou seja, quando o pagamento acontece no próprio site. Ao evitar direcionar o cliente para outra página, a sensação de confiança e de segurança do comprador também aumenta. 

    Checkout Online

    3. Cuide da segurança dos seus clientes

    Por falar em segurança, zelar pelos dados do público é primordial. Uma vez que a Black Friday é um evento cuja tendência também é de aumento das vendas on-line, entende-se que o volume de tentativas de fraudes, possivelmente, será proporcional.

    Evite esse tipo de transtorno para os seus clientes e para a sua empresa com a certificação PCI, a criptografia, a tokenização nos pagamentos, entre outras.

    4. Adote uma abordagem omnichannel

    As operações omnichannel garantem que o cliente tenha uma experiência de compra fluida e sem atrito em toda a sua jornada.

    A omnicanalidade está presente no atendimento, nos canais de venda e, claro, nos meios de pagamento.

    No caso dos pagamentos omnichannel, o objetivo é permitir que o consumidor use soluções físicas e digitais, de maneira integrada, e da forma que for mais confortável para ele.

    Por exemplo, é possível que o cliente pague por um pedido no aplicativo da marca em dinheiro, ou que compre presencialmente com a carteira digital.

    Sobre estratégias de e-commerce para Black Friday com a solução de pagamentos omnichannel, não deixe de assistir a este vídeo:

    5. Invista em uma solução de pagamentos para a Black Friday

    Quanto mais ampla for a oferta de meios de pagamento, maiores são as chances de o cliente encontrar a opção de sua preferência e finalizar a compra. 

    Uma pesquisa da Confi.Neotrust apontou que, em 2023, o cartão de crédito ainda era a solução preferida dos consumidores brasileiros na hora de pagar as suas compras.

    No comércio eletrônico, o meio de pagamento ocupou o primeiro lugar, com 55,9% de utilização. Em seguida, estão o Pix (26,2%), o boleto bancário (9,7%) e as carteiras digitais (8,2%).

    Portanto, o ideal é que empresas façam uma mescla de opções tradicionais e novos métodos modernos e mais convenientes para reduzir a frustração do cliente ao fechar negócio e, consequentemente, o abandono do carrinho.

    Dicas extras para você vender mais na Black Friday!

    Confira mais algumas dicas extras para vender mais na Black Friday:

    No caso das plataformas de pagamento on-line, a solução ajuda a absorver grandes volumes de vendas, e também a fazer a gestão financeira do seu negócio de maneira mais otimizada e precisa.

    Conheça o Zoop Payments e veja como é simples criar uma experiência de compra completa, segura e omnichannel aos seus clientes!

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    Quer saber qual seria a plataforma mais indicada para o seu negócio? Então leia o artigo: “Como escolher a melhor plataforma de pagamento para e-commerce para receber online?

     

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