Gestão

Ferramentas de gestão financeira: 5 que podem ajudar no seu dia a dia!

Publicado em 15 de abril de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

As ferramentas de gestão financeira são uma forma de otimizar as tarefas do dia a dia e, com isso, contribuir com o crescimento da empresa.

Manter processos manuais, ou não utilizar as soluções tecnológicas adequadas, pode resultar em uma série de transtornos na administração de um negócio. Quando o assunto é dinheiro, um dos que mais se destaca é o comprometimento do fluxo de caixa.

Acompanhar de perto, e com precisão, os valores que entram e saem é essencial por diversos motivos, tais como:

  • realizar um bom controle financeiro, identificando pontos de perda que podem estar comprometendo a rentabilidade da companhia;
  • fazer um planejamento financeiro mais preciso, benéfico em curto, médio e longo prazo;
  • tomar decisões mais precisas, contribuindo para que a saúde financeira do negócio não seja afetada;
  • evitar saldos negativos que levem à necessidade de obtenção de empréstimos, os quais podem gerar significativas despesas extras e até dívidas se não forem pagos em dia.

 

Além disso, não se pode deixar de citar a redução do tempo para realizar as atividades pertinentes ao setor financeiro da empresa, bem como a diminuição de erros operacionais.

Isso acontece porque se deixa de fazer as tarefas manualmente, que é uma prática que tende a aumentar as chances de falhas, as quais podem gerar retrabalho, gastos extras, ou mesmo perdas monetárias significativas.

Ou seja, usar as ferramentas de gestão certas para o seu modelo de negócio tem tudo para ajudar na sua rotina, na dos seus funcionários, e até no atendimento ao cliente, que tende a se tornar mais rápido, preciso e eficiente.

E quais soluções podem ser usadas na área financeira de uma empresa? Neste artigo, trouxemos cinco sugestões. Confira, agora, quais são e aprimore o seu gerenciamento.  

5 exemplos de ferramentas de gestão financeira

Das várias ferramentas de gestão financeira que pode ser usadas um negócio, as que mais se destacam são:

  • aplicativos de gerenciamento de tarefas;
  • sistemas de cobrança automática;
  • emissor automático de notas fiscais;
  • CRM;
  • ERP.

Aplicativos de gerenciamento de tarefas

Os aplicativos de gerenciamento de tarefas são soluções que facilitam o registro e o acompanhamento de atividades e tarefas que precisam ser realizadas.

Essas ferramentas virtuais podem ser de uso pessoal ou compartilhadas com outras pessoas, o que ajuda a distribuir serviços e a dividir responsabilidades.

Muitas delas funcionam também como uma espécie de agenda eletrônica, emitindo alertas quanto a data e horário de compromissos. Na área financeira, esse recurso pode ser usado para evitar que contas deixem de ser pagas, bem como impostos, tributos e até mesmo fornecedores.

Isso, por sua vez, contribui para reduzir o pagamento de multas e juros que podem afetar o faturamento, manter as obrigações financeiras em dia e a não comprometer o relacionamento com parceiros de negócio.

Sistemas de cobrança automática

Os sistemas de cobrança automática entram na lista das principais ferramentas de gestão financeira, pois colaboram para diminuir o número de inadimplentes.

De modo geral, soluções desse tipo enviam avisos automáticos de cobranças para os clientes, tanto antes quanto depois da data de vencimento. Os canais de comunicação são diversos, podendo ser e-mails, mensagens de textos via aplicativos ou SMS, ligações telefônicas, entre outros.

A ideia é que, ao receber esses avisos, o comprador arque com sua dívida, refletindo positivamente no fluxo de caixa da empresa sem que seja preciso intervenção manual para recebimento desses valores.

Emissor automático de notas fiscais

Não emitir nota fiscal é crime, conforme aponta a Lei nº 8.137, em seu artigo 1º, inciso V. Somente estão isentos dessa obrigatoriedade os Microempreendedores Individuais (MEI) que realizam transações comerciais com pessoas físicas.

Ou seja, todas as empresas, de todos os portes e segmentos, devem emitir esse documento a cada venda de produto ou serviço.

Uma das melhores maneiras de garantir o atendimento a essa determinação é utilizando um emissor automático de nota fiscal. Vinculado à plataforma de pagamentos utilizada, a cada venda realizada se torna possível emitir a NF-e automaticamente.

Aqui, vale lembrar também que esse processo pode contribuir para melhorar a experiência de compra do cliente, já que a emissão da nota fiscal está atrelada à entrega do item adquirido. 

Dessa forma, quanto menos tempo demorar a expedição desse documento fiscal, mais rápido o cliente terá em mãos o seu pedido. Para e-commerces e marketplaces essa é uma abordagem bem importante que fortalece o relacionamento com o público e a imagem da companhia.

CRM

CRM significa Customer Relationship Management — na tradução, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma solução que permite reunir, em um único ambiente, todos os dados e informações dos seus clientes.

Vendo esse sistema como uma das ferramentas de gestão financeira que valem a sua atenção, ela pode ser utilizada para, por exemplo, acompanhar o fluxo de compras dos consumidores, contribuindo para identificar quanto estão gerando de rendimento para o negócio.

Além disso, também podem ser um recurso interessante para verificar a taxa de inadimplência, dependendo das funcionalidades oferecidas pelo software contratado.

ERP

Já um ERP, Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um sistema que reúne e integra todos os processos internos de uma companhia.

Dessa forma é possível ter uma visão global das atividades e resultados que afetam diretamente na gestão financeira do negócio, tais como volume de vendas, necessidade de compra de itens para estoque, entre outros.

Isso ajuda a otimizar a comunicação entre os departamentos, e para que os gestores do setor financeiro tenham acesso rápido e preciso a dados que podem afetar tomadas de decisão.

Não deixe de ler este artigo: “Ferramentas para marketplace: as 4 principais soluções que vão ajudar seu site crescer!

Dica extra! Plataforma de pagamentos online

E não tem como falar de ferramentas de gestão financeira sem mencionar uma voltada especificamente para a área de pagamentos, concorda?

O gerenciamento adequado dos valores que entram, provenientes dos diferentes meios de pagamento oferecidos, é o que realmente vai apontar quanto a sua empresa está vendendo e, com isso, em que momento financeiro o negócio está.

O Zoop Payments não apenas facilita o recebimento de pagamentos online e presencial, como também o gerenciamento desses valores, por meio de um dashboard completo que permite análises em tempo real.

Entre em contato agora mesmo com um especialista e entenda, em detalhes, como funciona o Zoop Payments e como trazer essa solução para a sua empresa!

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo