Preparado para a Black Friday 2023? Esse evento já se tornou tradição no nosso país e não é por acaso que todo mês de novembro é aguardado com imensa expectativa – não só pelos consumidores, como também pelas empresas.
No ano de 2022, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 21,1% em comparação com 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado pela CNN Brasil.
É justamente o comércio digital que vem guiando o crescimento do varejo nacional como um todo. Para se ter uma ideia, as vendas presenciais em estabelecimentos físicos registraram um crescimento de apenas 5,4%, conforme os dados da mesma pesquisa.
Fato é que o e-commerce veio para ficar e a tendência é que a Black Friday 2023 registre novos crescimentos na receita.
E, para estar realmente preparado, o comércio digital deve ficar ligado nas principais tendências do segmento, além de planejar com eficiência e antecedência a estratégia produtiva, financeira e comercial para o evento.
Quais serão, por exemplo, as formas de pagamento mais utilizadas na Black Friday 2023? Essas e outras perguntas sobre o evento serão respondidas no nosso conteúdo. Vem com a gente!
Quando é a Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro. Ela tradicionalmente ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro e é nesse dia que as principais ofertas promocionais tomam conta do comércio eletrônico.
Mas engana-se quem pensa que a Black Friday resume-se apenas a um dia. O evento ganhou tanta popularidade mundo afora que, agora, tem um período estendido no calendário comercial do varejo.
Vamos falar um pouco mais sobre o evento!
O que é a Black Friday?
No calendário dos Estados Unidos, o próximo grande feriado com dimensão comercial logo após o Dia de Ação de Graças é o Natal, que ocorre cerca de um mês depois.
É nesse contexto que surgiu a Black Friday! O evento ocorre justamente na primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e marca o início do período de consumo que vai até o Natal.
A tradição diz que o consumo nesse dia deve ser incentivado com ofertas promocionais em diversos segmentos do varejo para celebrar as preparações do comércio para o período natalino.
Com o passar do tempo, a Black Friday ganhou proporções internacionais e, hoje, ela cobre toda a semana ou até o mês de novembro.
Dessa forma, as lojas devem se preparar para um período com muito estímulo ao consumo por meio de promoções e condições especiais de negócio.
Para os empreendedores que buscam elevar os lucros, essa é a oportunidade para se tornar mais conhecido, vender e, mais do que isso, fidelizar clientes para futuras oportunidades.
Aliás, a Black Friday não é referência só para o varejo, mas especialmente para o e-commerce.
O período é visto como um grande laboratório para avaliar novas tendências de consumo, o que inclui saber como aprimorar a experiência de compra online dos consumidores, que inova ano após ano.
Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?
Ainda é cedo para dizer se a Black Friday 2023 vai repetir o sucesso de 2021 e 2022, anos em que registraram crescimento sucessivo.
Independente de ter crescimento ou não, o fato é que, no calendário de 12 meses, esse é o momento em que as vendas começaram a disparar com relação ao restante do ano. Em especial, por causa da proximidade com o Natal.
Por isso, as empresas devem analisar o histórico dos últimos anos e traçar um planejamento com antecedência visando estar prontas para:
- ter uma estrutura produtiva e comercial preparada para lidar com o aumento da demanda e oferecer a melhor experiência de compra;
- saber precificar os produtos de forma estratégica para não cair em prejuízo;
- caprichar nas estratégias de marketing para ganhar mais destaque que os concorrentes.
Quais serão as formas de pagamento mais utilizadas na Black Friday 2023?
Para não fazer feio com o público, é fundamental ficar de olho nas principais tendências das formas de pagamento para o e-commerce.
Afinal, uma boa experiência de pagamento é primordial para o comércio virtual. Caso ela não seja intuitiva, objetiva, segura e diversificada, há altas chances de um consumidor desistir da compra no momento do checkout.
Segundo dados da pesquisa da Tray, divulgada pelo E-commerce Brasil, o Pix é o meio de pagamento com maior crescimento no varejo digital nacional. A opção alcançou um aumento de 200%.
Por sua vez, o velho conhecido cartão de crédito é o segundo que registrou maior crescimento (62%).
Já entre os meios de pagamento que mais caíram em desuso está o boleto bancário, que registrou a maior queda (24%). Entretanto, ele continua como a quarta opção mais utilizada pelos usuários de e-commerce!
O que esses números mostram, na verdade, é a importância do lojista diversificar os meios de pagamento para seus clientes. E isso é possível por meio do Zoop Payments!
Essa plataforma white label é facilmente implementada na estrutura operacional de qualquer negócio, podendo ser customizada de acordo com as características e necessidades da empresa.
Em outras palavras, a marca contrata a plataforma com a Zoop, mas insere a solução financeira no próprio negócio como se fosse sua. Não é incrível?
Com o Zoop Payments, é possível customizar soluções de cobrança, receber o dinheiro do pagamento diretamente na conta digital e, ainda, oferecer opções diversas aos consumidores, como:
- Pix
- cartão de débito e crédito;
- boleto bancário;
- carteiras digitais.
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e prepare seu negócio para brilhar na Black Friday 2023!
Até a próxima!
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
