FaaS é a sigla para o termo fintech as a service. A principal proposta por trás dessa nova tendência é permitir que outras fintechs, startups e empresas de diferentes segmentos comecem a entregar serviços bancários aos seus clientes ou aprimorem os já existentes.

Por meio de APIs (Application Programing Interface), as FaaS abrem as suas soluções para que os interessados em entrar no mercado de serviços financeiros o façam sem preocupações com desenvolvimento ou regulamentações.

Mas por que essa seria uma opção interessante para o seu negócio? 

Bem, a lista de motivos é grande, começando pela possibilidade de entregar produtos financeiros realmente personalizados para o seu público que, por sua vez, torna o seu negócio mais atrativo e competitivo.

Com isso é possível? Quais as vantagens de fechar essa parceria? Confira tudo agora!

O que é fintech as a service?

Fintech as a service é uma startup de tecnologia bancária que contribui para que outras empresas adicionem produtos e serviços financeiros ao seu modelo de negócio atual.

Por exemplo, uma empresa ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado) pode se tornar um ERP Banking ao agregar à sua plataforma as soluções de pagamento.

Entenda mais neste artigo: “Integração de ERP com plataforma de pagamentos: conheça todas as vantagens dessa solução!

Isso é possível porque a entrega desses produtos acontece via API, que são instruções de programação que permitem a comunicação entre dois ou mais pontos.

No caso, a fintech as a service é a responsável pelo desenvolvimento completo dessas APIs, incluindo todo o processo que vai desde a criação dos produtos, testes e ajustes, à adequação às leis e normas para funcionamento.

Aqui, vale ressaltar que as regulamentações para se tornar uma fintech são muitas. 

Considerando que a ideia é não deixar de lado o seu core business, nem dedicar o tempo exclusivamente para isso — mas, sim, agregar novas soluções ao portfólio da empresa —, não precisar se preocupar com questões legais torna o processo muito mais rápido, prático e dinâmico.

Não deixe de ler: “Regulamentação fintech: qual a principal para começar a atuar nesse mercado?

Por que o modelo FaaS é tão inovador e importante?

Como foi possível ver, agregar serviços financeiros ao seu negócio, com o apoio de uma fintech as a service, elimina preocupações com questões regulatórias e custos com desenvolvimento.

Essa vantagem gera mais agilidade ao seu time to market, pois possibilita que, em pouco tempo, sua empresa passe a fazer parte do mercado de serviços financeiros.

A propósito, adentrar nesse setor é uma maneira de atender às novas necessidades dos usuários bancários que, a cada dia, buscam soluções mais ágeis, baratas e menos burocráticas.

Uma pesquisa da Capgemini mostrou que entre os motivos que levam as pessoas a migrarem para as fintechs estão as taxas reduzidas (70%), a experiência que proporciona (68%) e a velocidade dos serviços (54%).

Mas, somadas a essas, há outras vantagens de contratar uma FaaS. Veja as que mais se destacam e entenda a aplicabilidade no seu negócio.

Será que fintech as a service é uma boa escolha para o seu negócio?

Mas, afinal, será que vale a pena investir em uma FaaS como uma solução para seu negócio?

Em tempos de tanta concorrência em virtude da transformação digital, é muito importante ficar de olho em todas as inovações tecnológicas que podem otimizar processos e ampliar as possibilidades de conquistar mais clientes e oferecer uma ótima experiência de compra.

Separamos, então, quatro razões que provam que investir em FaaS é uma boa escolha.

1. Fortalece e destaca a sua marca

A fintech as a service oferece para a sua empresa a tecnologia necessária para a entrega de produtos e serviços financeiros. No entanto, por se tratar de uma plataforma white label, é a sua marca que aparece nessas soluções.

Isso reforça seu posicionamento no mercado e atribui ainda mais confiabilidade aos seus clientes.

2. Aumenta o seu poder de competitividade

Conforme mencionado por Fabiano Cruz, CEO da Zoop, no evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”, toda empresa é uma fintech em potencial.

A partir desse ponto de vista, é possível entender que oferecer serviços financeiros não só coloca o seu negócio dentro desse novo cenário, mas também o destaca e aumenta seu poder de competitividade.

As soluções oferecidas por uma fintech as a service ajudam a agregar valor à sua empresa e expandir o seu portfólio. Com um leque de soluções mais completo, sua marca sai na frente dos concorrentes.

Assista ao evento completo:

3. Eleva suas taxas de atração e de retenção

Consequentemente, a entrega de produtos e serviços financeiros personalizados, que realmente supram as dores e necessidades do seu público, torna sua empresa mais atrativa para novos clientes — e até para possíveis investidores.

Em paralelo, a parceria com uma fintech as a service permite criar soluções mais aderentes. Com isso, você evita que os clientes que já estão na sua base precisem buscar outros negócios para atender às suas demandas, fortalecendo, assim, as relações que já têm.

4. Gera uma nova fonte de receita para o seu negócio

Além dos serviços que já oferece, acrescentar soluções financeiras ao seu portfólio gera uma nova fonte de receita para o negócio.

Isso porque a empresa passa a atuar como um verdadeiro banco digital. Dessa forma, pode obter lucratividade com transações bancárias, tarifas, taxas etc.

Entenda mais neste artigo “Banco digital para empresas: quais as vantagens e como se tornar um?

X exemplos de serviços oferecidos com Fintech as a Service

Se partirmos do princípio que uma fintech as a service vai ajudar a transformar sua empresa em um banco digital, alguns dos produtos que podem ser oferecidos são:

  • concessão de crédito;
  • análise de dados financeiros;
  • automação de tarefas financeiras;
  • gerenciamento de riscos financeiros;
  • integração de sistemas financeiros.
  • Banking as a Service.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses serviços! 

Concessão de crédito

Um dos exemplos mais famosos de FaaS são as de Credit as a Service. 

Essas empresas contam com plataformas digitais que fazem uma leitura rápida e automatizada do histórico e perfil financeiro de um cliente (pessoa física ou jurídica) para oferecer uma linha de crédito personalizada.

A ideia é que o próprio algoritmo faça um gerenciamento de risco e monte uma proposta que cumpra as principais demandas do solicitante.

Esse processo é fundamental para desburocratizar e facilitar o acesso ao crédito.

Análise de dados financeiros

Uma plataforma de FaaS também pode fazer maravilhas quanto à análise de dados financeiros.

É justamente esse recurso que permite a criação de soluções financeiras personalizadas para o cliente ou, em outros casos, fornecer um relatório de métricas para as empresas avaliarem sua performance nas contas.

Além disso, esse serviço é essencial no contexto do open finance, pois torna o compartilhamento e a leitura de dados de clientes bancários mais rápido, seguro e eficiente.

Automação de tarefas financeiras

Tecnologias de big data e inteligência artificial são protagonistas nesse novo cenário de transformação digital do sistema financeiro.

Nesse sentido, uma plataforma de FaaS eficiente deve contar com um bom software para armazenamento, leitura e interpretação de dados em prol de decisões mais rápidas e assertivas.

O que é gestão de risco financeiro?

A gestão de riscos financeiros é um processo voltado para identificar, avaliar e mitigar os possíveis riscos financeiros de uma empresa, a exemplo da inadimplência. Dessa forma, aumenta-se a eficiência de recursos, além de prever erros e melhorar o aproveitamento do dinheiro, evitando gastos desnecessários.

Gerenciamento de riscos financeiros são feitos por meio de uma análise de dados com o intuito de mitigar riscos em decisões e processos financeiros variados. 

Por exemplo, a liberação de uma linha de crédito necessita de uma análise de risco para avaliar as condições de adimplência do cliente frente à proposta oferecida.

No mundo corporativo, uma FaaS é bastante útil em fornecer insights para decisões orçamentárias ou processos financeiros diversos, como investimentos, pedidos de empréstimos, aumento de custos de produção, etc.

Dessa forma, a ferramenta faz simulação de variáveis com os dados disponíveis para medir as chances de risco e sucesso de uma decisão.

O que é integração financeira?

A integração financeira envolve os processos que consistem na conexão e no compartilhamento de dados entre diversos sistemas financeiros por meio de uma API. Essa medida cria um cenário propício para a troca eficiente de informação entre instituições, visando aprimorar a modernização e eficiência do mercado financeiro.

Esse, por sinal, é um dos pilares do open finance, movimento criado pelo Banco Central. 

E as FaaS estão na vanguarda dessa nova tendência, principalmente trazendo soluções bancárias para empresas fora do universo das finanças, como as plataformas de Banking as a Service.

Banking as a service

O Banking as a Service é uma nova modalidade de FaaS cujo objetivo é transformar empresas de segmentos diversos, como o varejo, simultaneamente em prestadoras de serviços financeiros.

Dependendo da parceria firmada e das APIs disponíveis, pode-se oferecer empréstimos, investimentos, contratação de seguros, antecipação de recebíveis e muito mais para clientes de uma marca.

O Banking as a Service é uma solução incrível não apenas para diversificar o portfólio de produtos de uma marca, com a introdução do sistema financeiro, mas também para gerar mais engajamento e vendas com condições comerciais imperdíveis. 

Como contratar uma fintech as a service?

O primeiro passo para contratar uma fintech as a service é encontrar uma que ofereça as soluções que a sua empresa precisa, que seja segura, confiável e, ainda, que tenha forte atuação nesse mercado.

A Zoop Banking, por exemplo, é uma plataforma Banking as a Service que, por meio de APIs de fácil implementação, contribui para que sua empresa passe a oferecer aos seus clientes a experiência completa de um banco digital.

Livre das regras dos modelos bancários tradicionais e com produtos e serviços que levam a sua marca, a empresa passa a ofertar: conta digital, cartão pré-pago e vários outros serviços.

Outra solução é o Zoop Payments, plataforma que integra pagamentos presenciais e online de diferentes meios de captura. Dentro dessa ferramenta, sua empresa também conta com split de pagamento, split de boletos, antecipação de recebíveis, conciliação bancária etc. 

Há também o Zoop Credit, solução que permite à sua empresa ajudar os seus clientes a crescerem muito mais.

Quer saber tudo sobre os produtos e serviços da Zoop e como eles podem agregar valor ao seu negócio? Então, converse agora com um dos nossos consultores.

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

4.7/5 - (4 votes)

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Descubra mais sobre Zoop

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading