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Fintech as a service: o que é e por que você deve contratar uma

Publicado em 16 de novembro de 2020 por Redação Zoop

A principal proposta de uma fintech as a service é permitir que outras fintechs, startups e empresas de diferentes segmentos comecem a entregar serviços bancários aos seus clientes, ou aprimorem os que já oferecem.

Por meio de APIs (Application Programing Interface) as FaaS, como também são conhecidas, abrem as suas soluções para que os interessados em entrar no mercado de serviços financeiros o façam sem preocupações com desenvolvimento ou regulamentações.

Mas por que essa seria uma opção interessante para o seu negócio? Bem, a lista de motivos é grande, começa pela possibilidade de entregar produtos financeiros realmente personalizados para o seu público que, por sua vez, torna o seu negócio mais atrativo e competitivo.

Com isso é possível? Quais as vantagens de fechar essa parceria? Confira tudo agora!

O que é fintech as a service?

Fintech as a service é uma startup de tecnologia bancária que contribui para que outras empresas adicionem produtos e serviços financeiros ao seu modelo de negócio atual.

Por exemplo, uma empresa ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado) pode se tornar um ERP Banking ao agregar à sua plataforma soluções de pagamento.

Isso é possível porque a entrega desses produtos acontece via API, que são instruções de programação que permitem a comunicação entre dois ou mais pontos.

No caso, a fintech as a service é a responsável pelo desenvolvimento completo dessas APIs, incluindo todo o processo que vai desde a criação dos produtos, testes e ajustes, à adequação às leis e normas para funcionamento.

Aqui, vale ressaltar que as regulamentações para se tornar uma fintech são muitas. 

Considerando que a ideia é não deixar de lado o seu core business e dedicar o seu tempo exclusivamente para isso — mas, sim, agregar novas soluções ao portfólio da empresa —, não se precisar se preocupar com questões legais torna o processo muito mais rápido, prático e dinâmico.

Não deixe de ler: “Regulamentação fintech: qual a principal para começar a atuar nesse mercado?

Quais as vantagens de contratar uma fintech as a service para o seu negócio?

Como foi possível ver, agregar serviços financeiros ao seu negócio com o apoio de uma fintech as a service elimina preocupações com questões regulatórias e custos com desenvolvimento.

Essa vantagem gera mais agilidade ao seu time to market, pois permite que, em pouco tempo, a sua empresa passe a fazer parte do mercado de serviços financeiros.

Além disso, adentrar nesse setor é uma maneira de atender às novas necessidades dos usuários bancários que, a cada dia, buscam soluções mais ágeis, baratas e menos burocráticas.

Uma pesquisa da Capgemini mostrou que entre os motivos que levam as pessoas a migrarem para as fintechs estão as taxas reduzidas (70%), a experiência que proporciona (68%) e velocidade dos serviços (54%).

Mas somadas a essas, há outras vantagens de contratar uma FaaS. Veja as que mais se destacam.

Fortalece e destaca a sua marca

A fintech as a service oferece para a sua empresa a tecnologia necessária para entrega de produtos e serviços financeiros. No entanto, por se tratar de uma plataforma white label, é a sua marca que aparece nessas soluções.

Isso reforça o seu posicionamento no mercado e atribui ainda mais confiabilidade aos seus clientes.

Aumenta o seu poder de competitividade

Conforme mencionado por Fabiano Cruz, CEO da Zoop, no evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”, toda empresa é uma fintech em potencial.

A partir desse ponto de vista, é possível entender que oferecer serviços financeiros não só coloca o seu negócio dentro desse novo cenário, mas também o destaca e aumenta o seu poder de competitividade.

As soluções oferecidas por uma fintech as a service ajudam a agregar valor à sua empresa e a expandir o seu portfólio. Com um leque de soluções mais completo, a sua marca sai na frente dos concorrentes.

Assista ao evento completo:

Eleva as suas taxas de atração e de retenção

Consequentemente, a entrega de produtos e serviços financeiros personalizados, que realmente supram as dores e necessidades do seu público, torna a sua empresa mais atrativa para novos clientes — e até para possíveis investidores.

Além disso, a parceria com uma fintech as a service permite criar soluções mais aderentes. Com isso, você evita que os clientes que já estão na sua base precisem buscar outros negócios para atender às suas demandas, fortalecendo, assim, a relação que já têm.

Gera uma nova fonte de receita para o seu negócio

Além dos serviços que já oferece, acrescentar soluções financeiras ao seu portfólio gera uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Isso porque a sua empresa passa a atuar como um verdadeiro banco digital. Dessa forma, pode obter lucratividade com transações bancárias, tarifas, taxas etc.

Entenda mais neste artigo “Banco digital para empresas: quais as vantagens e como se tornar um?

Quais serviços e produtos podem ser oferecidos via FaaS?

Se partirmos do princípio que uma fintech as a service vai ajudar a transformar a sua empresa em um banco digital, alguns dos produtos que podem ser oferecidos são:

  • conta digital;
  • cartões de crédito, débito e/ou pré-pago;
  • pagamentos;
  • transferências;
  • PIX, entre outros.

 

Porém, o conceito Banking as a Service, base para esse serviço, pode ir muito além disso. 

Dependendo da parceria firmada e das APIs disponíveis é possível oferecer empréstimos, investimentos, contratação de seguros, antecipação de recebíveis e muito mais. 

Como contratar uma fintech as a service?

O primeiro passo para contratar uma fintech as a service é encontrar uma que ofereça as soluções que a sua empresa precisa, que seja segura, confiável e que tenha forte atuação nesse mercado.

O Zoop Banking, por exemplo, é uma plataforma Banking as a Service que, por meio de APIs de fácil implementação, contribui para que a sua empresa passe a oferecer aos seus clientes a experiência completa de um banco digital.

Livre das regras dos modelos bancários tradicionais, e com produtos e serviços que levam a sua marca, sua empresa passa a ofertar conta digital, cartão pré-pago, PIX e vários outros serviços.

Outra solução é o Zoop Payments, plataforma que integra pagamentos presenciais e online de diferentes meios de captura. Dentro dessa ferramenta a sua empresa também conta com split de pagamento, split de boletos, antecipação de recebíveis, conciliação bancária etc. 

Há também o Zoop Credit, solução que permite a sua empresa ajudar os seus clientes a crescerem muito mais.

Quer saber tudo sobre os produtos e serviços da Zoop e como eles podem agregar valor ao seu negócio? Então converse agora com um dos nossos consultores

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