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    NRF 2024: 3 principais insights para o varejo

    22 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    A NRF 2024, o evento para varejo mais importante do mundo, trouxe diversos insights que podem servir de inspiração para melhorar a performance do seu negócio ainda este ano. Três que se destacaram foram a reinvenção das lojas físicas, a necessidade de hiperpersonalização e o unified commerce.

    Em um primeiro momento, você pode até considerar o unified commerce como um conceito já consolidado.

    Porém, os palestrantes foram bem além do “feijão com arroz” ao abordarem o tema, ressaltando a importância da entrega de experiências cada vez mais integradas para os consumidores.

    Usando como base recursos e soluções de Inteligência Artificial, grandes marcas já estão trabalhando com um formato “all channels, in all in”, que é realmente tudo incluso, gerando aos clientes vivências de consumo cada dia mais líquidas e fluidas.

    Quer entender esses e outros insights do varejo, em detalhes? Então, siga a leitura deste artigo e confira agora um resumo da NRF 2024 e descubra o que esperar para o futuro do varejo mundial.

    O que é a NRF 2024?

    A NRF 2024 (NRF Retail ‘s Big Show) é uma das feiras de varejo e consumo mais importantes do mundo. Realizada há mais de 100 anos em Nova York, sempre no primeiro mês do ano, a de 2024 acontece entre os dias 14 e 16/01.

    Presidentes das maiores marcas do varejo mundial e especialistas do setor comandaram os debates e palestras, o que resultou na participação de mais de 40 mil visitantes vindos de vários lugares do mundo — apenas do Brasil, foram mais de 2,5 mil participantes este ano, o nos colocou em segundo lugar do ranking de maior comitiva, atrás apenas dos Estados Unidos.

    Para você ter uma ideia das percepções que puderam ser extraídas da NRF 2024, um dos palestrantes foi Magic Johnson, ídolo do basquete que também se tornou um empresário de sucesso.

    Na sua apresentação, ele contou sobre sua carreira e trajetória, e destacou o quanto a liderança faz diferença para o crescimento de qualquer negócio.

    Apesar de ser um evento de varejo, representantes de companhias e marcas e diversos segmentos também comparecem para conhecer as tendências desse setor e usá-las como insights para melhorar o relacionamento com os consumidores.

    Dica de leitura: “Zoop no Innovation Xperience Conference: veja como foi!

    Quais foram os principais insights para o varejo da NRF 2024? 

    A NRF 2024 apresentou tendências, cases de sucesso, gerou diversos insights para o varejo, e destacou o que os consumidores esperam que as empresas desse setor entreguem a eles. Três dos principais temas abordados foram:

    1. reinvenção das lojas físicas;
    2. hiperpersonalização;
    3. unified commerce.

    1. Reinvenção das lojas físicas

    De acordo com Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners, companhia que oferece soluções para impulsionar e moldar a experiência do cliente, um dos maiores desafios atuais do varejo é transformar lojas físicas em lugares atrativos para os consumidores.

    A necessidade de reinventar o varejo presencial nasceu das mudanças de comportamento dos compradores que, cada vez mais, estão optando pelas compras virtuais.

    Segundo dados da própria WD Partners, apresentados por Peterson em sua palestra, 63% dos americanos preferem o comércio eletrônico. Um dos motivos é que as lojas virtuais entregam experiências que as físicas ainda não conseguem, como a conveniência.

    Para o especialista, isso não significa o fim do comércio presencial, mas, sim, o despertar dos varejistas para a necessidade de conseguirem, verdadeiramente, unir esses dois mundos.

    A ideia, portanto, é atingir uma entrega figital, que é a experiência física e virtual totalmente integrada. 

    Logo, fica claro que o conceito omnichannel veio para ficar no varejo. Porém, exige dos gestores ajustes significativos para atender às atuais expectativas dos consumidores.

    Não deixe de ler o artigo: “O que é consumidor omnichannel? Veja 3 dicas para conquistá-los!

    2. Hiperpersonalização

    Fabio Aloi, CEO da ONE Friedman, empresa training as a service, chamou a atenção na palestra que participou para a necessidade crescente de hiperpersonalização como estratégia para atrair e fidelizar clientes.

    Cada dia mais digitalizados, os consumidores esperam — e exigem das marcas — experiências unificadas para interagir, de maneira coesa e fluída (e por todos os canais on-line) com as empresas.

    Durante a NRF Retail’s Big Show, esse conceito estava sendo chamado de “experiência individual de concierge em escala”. Um dos motivos é que as pessoas querem migrar entre diferentes plataformas e pontos de contato de forma consistente e, o mais importante, natural.

    Outro detalhe é que os consumidores esperam que as interações com as marcas sejam baseadas em suas necessidades. Isso inclui indicações feitas pelo marketing, conversações com atendentes e vendedores, entre outras.

    Usar recursos e ferramentas de Inteligência Artificial é a melhor maneira de entender com mais precisão as preferências dos clientes, ler seus comportamentos, antecipar-se às mudanças e, com isso, promover a hiperpersonalização tão esperada por eles.

    Sugestão de leitura: “Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

    3. Unified commerce

    Unified commerce, em português, significa comércio unificado. Trata-se de adotar medidas, estratégias e tecnologias que resultem na integração e centralização de todos os canais de uma empresa, mesclando os físicos e digitais.

    O conceito unified commerce vai além do omnichannel porque inclui não apenas a unificação de pontos de venda e atendimento ao cliente, mas toda a estrutura do negócio, contemplando também estoque, parte financeira, meios de pagamento, entre outros.

    Além de melhorar o gerenciamento da companhia, esse modelo de unificação é essencial para aprimorar e elevar o nível da experiência entregue aos clientes.

    Durante a NRF 2024, esse tema foi debatido em diversas palestras, com destaque para o fato de que a Inteligência Artificial se tornou uma das suas maiores aliadas.

    Por meio da IA é possível, por exemplo, mapear a presença dos consumidores nas lojas físicas, capturar dados e cruzar com suas participações em ambientes digitais. Isso dá às marcas outra oportunidade de hiperpersonalização, que foi um dos insights para o varejo destaque da feira.

    Para entender melhor o que é o comércio unificado e como levar essa tendência para a sua empresa, leia agora mesmo os artigos: 

     

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