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    Quais são as oportunidades no e-commerce para 2024? 5 tendências!

    08 de agosto de 2024
    Por Redação Zoop
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    O comércio eletrônico é um segmento que cresce ano após ano e chama a atenção de novos empreendedores e consumidores. E, como não poderia ser diferente, há várias oportunidades no e-commerce para 2024 que fazem a diferença na hora de aumentar as vendas.

    No ano passado, o varejo digital no Brasil registrou crescimento pelo quinto ano consecutivo, de acordo com a ABComm. Em 2023, houve um faturamento recorde de R$18,7 bilhões, que movimentou os cofres de pequenas e grandes empresas.

    Assim como aconteceu nos últimos anos, a expectativa não é só que a receita do setor continue a crescer, mas que haja, mais uma vez, uma jornada com novas tendências e inovação no e-commerce.

    As tendências no setor nunca param de surgir, uma vez que assistimos recorrentemente ao lançamento de tecnologias inovadoras que geram impacto direto em novas tendências do e-commerce.

    Neste artigo, separamos 5 oportunidades no e-commerce para 2024 que você precisa ficar de olho. Leia o conteúdo até o fim!

    5 oportunidades no e-commerce em 2024

    As 5 tendências do e-commerce em 2024 que separamos são as seguintes:

    1. Personalização no e-commerce com inteligência artificial.
    2. Mais imersão com realidade aumentada nas compras on-line
    3. Conveniência com o Voice Commerce
    4. Integração com o Unified Commerce
    5. Diversificação com novas formas de pagamentos.

    Confira abaixo o que você precisa saber sobre cada uma delas!

    1. Personalização no e-commerce com Inteligência Artificial 

    O impacto da inteligência artificial é grande demais para deixá-la de fora da nossa lista das 5 oportunidades no e-commerce para 2024. 

    Primeiramente, quando falamos de atendimento ao cliente, os chatbots merecem um destaque especial. 

    Em vez de investir pesado em uma equipe grande de agentes de atendimento, experimente ativar os robôs, que interagem de forma automatizada e instantânea com seus consumidores para tirar dúvidas e prestar suporte inicial.

    Além disso, os chatbots armazenam informações estratégicas de clientes para embasar tomadas de decisão e gerar insights para o setor comercial e de marketing.

    Trata-se de um processo contínuo que contribui para a personalização no e-commerce, uma vez que quanto mais informações a empresa tem dos consumidores, maiores são as chances de um atendimento mais personalizado.

    E quem ganha com isso? A experiência do cliente!

    Além disso, tecnologias de inteligência artificial monitoram a navegação e o histórico de consumo do usuário. A partir disso, fazem recomendações automáticas para se anteciparem às suas demandas e induzi-lo à compra. 

    2. Mais imersão com realidade aumentada nas compras on-line

    Hoje, sabemos que a experiência do usuário conta muito para a conclusão de uma compra, e o fator é determinante para as novas tendências do e-commerce.

    Afinal, dificilmente você compraria em uma loja de varejo online em que o site é complexo, o checkout não é simplificado, as fotos e descrições dos produtos são ruins, não é mesmo? 

    No fim, a compra na internet tem muito a ver com a experiência. E a realidade aumentada é uma inovação no e-commerce que chegou para somar nesse aspecto. 

    Se você voltar alguns anos na memória, certamente vai se lembrar da febre que foi o jogo Pokémon Go. Nele, os jogadores saíam pelas ruas para capturar os personagens. 

    Tudo isso, no entanto, acontecia através da tela de um smartphone, com a realidade aumentada. 

    E é exatamente essa tecnologia que se tornou uma das tendências do e-commerce atualmente. 

    Afinal, não poder ver, tocar ou experimentar a peça é um dos motivos que mais levam à indecisão e a desistência da compra online

    A boa notícia é que a realidade aumentada pode ser uma aliada neste momento, além de uma oportunidade para oferecer uma experiência mais positiva para o cliente. 

    Com a realidade aumentada, você oferece ao cliente a oportunidade de “experimentar” o produto antes de comprá-lo. 

    Funciona assim: ao abrir a câmera do celular, ele consegue ver a peça em si, como acontece com os filtros, para escolher o que preferir. 

    Lojas de móveis e decorações, como Tok&Stok, e de vestuário, como Nike, já contam a novidade em seus sites. 

    No caso da Nike, é possível utilizar a realidade aumentada para visualizar tênis em diferentes ambientes e contextos de cores. 

    Os exemplos acima mostram como a tecnologia veio para impulsionar a personalização no e-commerce e favorecer a experiência do cliente.

    3. Conveniência com Voice Commerce

    Você já deve ter reparado no avanço no uso de assistentes de voz para fazer pesquisas, não é? Basta lembrar, por exemplo, da Alexa da Amazon, da Siri da Apple e do Google Assistant. 

    Mas, você sabia que o uso dessa tecnologia também é uma das principais oportunidades no e-commerce para 2024? 

    Este é o Voice Commerce, que se manifesta quando o usuário utiliza comandos de voz para pesquisar e comprar produtos online. 

    De acordo com esta pesquisa da Doo Finder, 71% dos consumidores preferem falar do que digitar em pesquisas online

    Além disso, de todos os usuários deste tipo de ferramentas, 21% fazem compras diretamente com o comando de voz.

    Agora, imagine se você pudesse levar essas pessoas direto para o seu site? Essa é uma das tendências do e-commerce. 

    Uma forma de levar as pessoas que usam o comando de voz para sua loja online é com a otimização do site, além de um belo trabalho na nomeação e descrição dos produtos

    Lembre-se de usar as palavras-chaves certas, para que, ao fazer uma pesquisa de voz, seu produto esteja entre os resultados apresentados.

    4. Integração com o Unified Commerce

    Unified Commerce, “comércio unificado”, consiste em um modelo de gestão holístico dos canais de vendas, online e presenciais, de estoque e canais de comunicação.

    A ideia é integrar cada um desses setores para que compartilhem dados em tempo real entre si. 

    O recurso promove uma experiência de compra sem ruídos ou informações desencontradas. 

    Afinal, com a integração de todos os canais, o consumidor tem acesso às mesmas informações independentemente de procurar a marca pelo site, app, rede social ou loja física.

    Essa é mais uma das oportunidades no e-commerce 2024 sobre a qual o lojista não pode fechar os olhos, pois interfere diretamente no sucesso do cliente.

    Saiba mais sobre a diferença entre Unified Commerce e omnichannel: Unified Commerce: por que vai além do omnichannel?

    5. Diversificação com novas formas de pagamento

    Por fim, uma tendência que as empresas de ecommerce não podem ignorar são as novas formas de pagamento, principalmente as mais inovadoras e instantâneas, que caíram de vez no gosto do brasileiro. 

    Um dos fatores mais importantes para o consumidor atualmente é a entrega rápida — não por acaso, muitos compradores optam pela retirada do produto para acessá-lo em menos tempo. 

    No entanto, quando não é possível buscar o produto, o cliente fica refém da entrega e, consequentemente, da forma de pagamento. 

    Afinal, enquanto o pagamento não é processado e aprovado, a mercadoria não é enviada

    Exatamente por isso, o pagamento instantâneo faz sucesso. Já que, em poucos segundos, como no Pix, o valor é processado e aprovado, e a plataforma e-commerce já pode preparar o despacho.

    Para você ter uma ideia, quando lançamos o Relatório de Tendências, 80% das pessoas deixavam de concluir seus pedidos se não encontrassem seu meio de pagamento preferido.

    Em contrapartida, atualmente, segundo pesquisas da Confi.Neotrust, o Pix movimentou R$30 bilhões no e-commerce em 2023, e fica atrás apenas do cartão de crédito — o que o consolida como um meio de pagamento querido pelos brasileiros.

    Vale lembrar que o Pix é apenas um exemplo que mostra a importância de oferecer meios de pagamento modernos e diversificados no seu comércio eletrônico para atender o máximo de clientes possível.

    Por que investir nas tendências do e-commerce para 2024?

    Investir nas principais tendências do e-commerce coloca as marcas na rota da modernidade, competitividade e credibilidade

    Afinal, a inovação no setor alavanca processos de gestão, o que ajuda na eliminação de custos, gera mais agilidade e reforça a segurança das operações.

    Tais fatores são fundamentais para colocar empresas à frente dos concorrentes e torná-las capazes de prosperar durante os anos. 

    Sabemos como as tendências inovadoras do setor impactam diretamente a experiência do cliente. 

    Conveniência e segurança na navegação e na finalização das compras são duas palavras-chaves para o sucesso nesse segmento.

    Portanto, as empresas defasadas em relação às cinco oportunidades no e-commerce que listamos, provavelmente, não acompanharam o fluxo de crescimento necessário para se manter de pé. 

    Inovação no e-commerce: aprimore a experiência de pagamento com a Zoop!

    Depois deste conteúdo, você sabe quais são as principais oportunidades no e-commerce em 2024, não é mesmo? Agora, é hora de começar a implementá-las.

    Algumas podem levar tempo e necessitar de um orçamento maior. No entanto, outras, você já começa a aproveitar no momento da contratação. 

    Esse é o caso do investimento em uma estrutura de pagamento segura e moderna que conta não só com o Pix, mas com cartão de crédito e débito, boleto bancário, carteiras digitais e integração com maquininhas de cartões em lojas físicas.

    Com o Zoop Payments, você oferece uma experiência Unified Commerce com múltiplos métodos de pagamento para vendas online e físicas.

    Demais, não é? Então, entre em contato com um especialista agora mesmo e descubra mais sobre essa solução

    Saiba mais sobre o Zoop Payments no vídeo abaixo:

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