Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Carnaval de 2024: venda mais com Pix, QR Code e aproximação

    07 de fevereiro de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O Carnaval de 2024 acontece entre os dias 10 e 14 de fevereiro, sendo os três primeiros dias o período chamado de pré-carnaval, o dia 13 o feriado propriamente dito e, o último dia, a Quarta-Feira de Cinzas.

    Essa é uma data comemorativa que impulsiona as vendas de diversos setores, principalmente segmentos como hotelaria e turismo, vestuário e fantasias, alimentos e bebidas, decoração e artigos de festa, maquiagens e acessórios, transporte e mobilidade.

    Porém, diferentemente de outros eventos, as vendas de Carnaval têm uma forte característica: os consumidores têm pressa de pagar o que adquiriram para não perder nada do que acontece nas festas.

    Por isso, quem vende especificamente nessa data precisa oferecer meios de pagamento rápidos, precisos e seguros. Já quem trabalha no período anterior ao evento, como com a venda de passagens, aluguel de quartos e ingressos, pode usar essas soluções para estimular as contratações.

    Pix, QR Code e aproximação são métodos de pagamento que agilizam as vendas e, como tal, encaixam-se perfeitamente nessa necessidade.

    Sua empresa já trabalha com eles? Então, siga a leitura deste artigo e veja o porquê oferecê-los aos clientes, com os motivos pelos quais esses meios de pagamento ajudam a vender mais no Carnaval de 2024.

    Como vender mais no Carnaval de 2024? 

    Uma das melhores maneiras de vender mais no Carnaval é ampliar as opções de meios de pagamento, oferecendo aos consumidores soluções rápidas, modernas, eficientes e, principalmente, seguras para as transferências de valores, a exemplo do Pix, QR Code e aproximação.

    Junte a isso diferentes formas de pagamento no Carnaval, como à vista e parcelado, e veja como as vendas do evento de 2024 serão bem mais significativas que as do ano anterior!

    Por quais motivos isso acontece? Os dois principais são: 

    • esses meios de pagamento são ágeis e alinhados com as características dessa data comemorativa;
    • os consumidores querem, cada dia mais, usar essas soluções no dia a dia. E, no Carnaval de 2024, isso não seria diferente.

    Veja por que trabalhar com esses meios de pagamento!

    Uma prova desse único tópico vem do relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito, Abecs, que revelou que os pagamentos por aproximação cresceram 66,3% no 3° trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.

    No total, foram transacionados R$ 256,5 bilhões, resultado de 4,5 bilhões de operações feitas com essa solução.

    Quanto ao Pix, a pesquisa realizada pela Zoop, em parceria com a QualiBest, mostrou que esse meio de pagamento é líder absoluto no país, considerado por 99% dos entrevistados um facilitador de compras.

    Os participantes desse levantamento também disseram que preferem usar o sistema de pagamentos instantâneo porque:

    • é mais prático (76%);
    • dispensa carregar dinheiro ou cartão (54%);
    • a adesão aos banco digitais facilitou o uso (37%);
    • é o meio de pagamento no qual mais têm confiança (35%).

    Dica! Veja, no vídeo abaixo, como funciona o Pix da Zoop!

    Como vender no Pix Parcelado?

    Lembra que falamos que é importante unir diferentes meios e formas de pagamento para vender mais no Carnaval de 2024? Uma ótima maneira de fazer isso é vendendo pelo Pix Parcelado.

    Essa solução permite o parcelamento das compras, assim como acontece com o cartão de crédito, com a diferença que o valor é debitado da conta de quem paga, via sistema de pagamento instantâneo, na data definida.

    Na prática, o cliente precisa ter uma linha de crédito pré-aprovada junto ao banco com o qual trabalha. Ao fazer a compra via Pix, o valor é dele descontado em parcelas e enviado no prazo tradicional desse sistema para a conta do vendedor.

    Segundo a pesquisa da Zoop, 54% dos entrevistados afirmam que conhecem essa forma de pagamento, 13% usam e 9% passaram a utilizar em 2023.

    Não deixe de ler este artigo: “Formas de pagamento: saiba como diversificar com a tecnologia da Zoop

    Como vender com QR Code?

    Para vender com QR Code, é possível usar a versão estática ou dinâmica desse código de barras

    A primeira opção serve para cobranças e preços únicos, possibilitando que o código seja lido várias vezes por diferentes clientes. Já a segunda é específica para uma venda ou produto pontual. 

    O QR Code do vendedor pode estar atrelado a uma carteira digital ou ao sistema de pagamentos instantâneo, por exemplo. Inclusive, para as vendas presenciais, é possível oferecer esse meio de pagamento diretamente na máquina de cartões.

    Entenda como lendo o artigo: “Pix na maquininha: como funciona e por que é vantajoso?

    Como funciona o Pix com QR Code? 

    O Pix com QR Code funciona a partir da leitura desse código de barras pelo cliente. Quem está pagando pode fazer isso utilizando um dispositivo como smartphone ou relógio smartwatch com NFC (Near Field Communication), que tenha uma conta ou carteira digital vinculada ao sistema de pagamentos instantâneo.

    Esse recurso substitui a necessidade de usar uma chave Pix como número de celular, e-mail ou chave aleatória.

    Como o cliente precisa apenas ler o QR Code com o dispositivo móvel, o tempo de pagamento reduz consideravelmente, melhorando sua experiência e estimulando as compras, inclusive as não programadas.

    Como fazer venda por aproximação?

    Para fazer vendas por aproximação, tanto o vendedor quanto o cliente precisam usar equipamentos que contam com a tecnologia NFC, sigla que, em português, significa Comunicação de Campo Próximo.

    Máquinas de cartão com essa funcionalidade, por exemplo, podem receber pagamentos nas funções crédito, débito ou Pix.

    Aproveite e confira também: “SmartPos A910: a maquininha inteligente da Zoop!

    Como levar todos esses meios de pagamento para sua empresa?

    Entendeu por quais motivos os meios de pagamento ajudam a vender mais no Carnaval de 2024? Então, resta apenas descobrir como levar todas essas soluções para sua empresa, certo? E, nisso, a Zoop pode ajudar você!

    Com o Zoop Payments, seu negócio trabalha com soluções de pagamento online e presencial, incluindo Pix, QR Code, aproximação e muito mais, tudo com sua marca!

    Continue apostando no Pix, garanta uma boa experiência ao cliente e aumente seu volume de vendas e faturamento.

    Preencha agora mesmo o formulário abaixo e veja como.

    Dá um Zoop! 

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.