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Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

Publicado em 15 de abril de 2021 por Redação Zoop
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Oferecer um cartão de crédito para fidelizar clientes tem se mostrado uma excelente maneira de aumentar as vendas no varejo.

Um dos principais motivos é que esse meio de pagamento ainda é um dos preferidos dos consumidores brasileiros.

De acordo com um levantamento realizado pelo Opinion Box sobre os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil, em linhas gerais, o dinheiro aparece em primeiro lugar, com 78% da preferência, seguido do cartão de crédito, com 73%.

Porém, quando o foco são pagamentos de compras, tanto em lojas físicas quanto virtuais, o cartão de crédito é a primeira opção dos entrevistados: 40% para pagamento presencial e 58% para pagamento online.

Vale destacar que, no que se refere a compras em lojas físicas, o dinheiro em espécie é utilizado por apenas 22% dos consumidores, sendo que o cartão de débito teve a mesma percentagem de adesão.

O cartão de crédito também é o preferido para a realização de pagamento de aplicativos de transporte (49%) e de delivery de alimentos (47%).

Ou seja, esse meio de pagamento é utilizado em diferentes situações do dia a dia dos consumidores, o que dá às empresas que o oferecem diversas chances de rentabilidade.

Essa adesão, por si só, já explica o motivo que levou tantas empresas a oferecerem cartão de crédito para fidelizar clientes. Quais seriam os outros? Quais estratégias dentro dessa ideia podem ser aplicadas? Entenda!

Por que oferecer cartão de crédito para fidelizar clientes?

Como os números que acabamos de citar mostraram, ainda que existam diversos meios de pagamento disponíveis atualmente, o cartão de crédito ainda continua sendo o preferido entre os consumidores brasileiros.

Parte dessa preferência pode ser atribuída à segurança que a solução oferece. Mesmo que haja o risco de fraudes, especialmente fraudes na internet, o usuário desse sistema tem uma sensação maior de confiabilidade.

Por exemplo, se, porventura, o cartão de crédito é clonado, roubado ou furtado, o cliente consegue entrar em contato com o seu banco e solicitar o bloqueio. Inclusive, muitas instituições dispõem desse serviço via aplicativo, o que torna o processo muito mais rápido.

Leia também o nosso artigo “Como se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? E confira os impactos na indústria de meios de pagamento?”

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:

Além disso, o cartão de crédito é um meio de pagamento fácil de ser utilizado, o que otimiza bastante o pagamento das compras, contribuindo para reduzir o tempo gasto pelo cliente nessa tarefa.

Por fim, não se pode deixar de citar que a oferta de cartões de crédito, especialmente pelo varejo, tem se tornado cada dia mais facilitada, contribuindo com o processo de bancarização e com o atendimento de novas camadas de consumidores.

Por todos esses motivos, a oferta de cartão de crédito para fidelizar clientes tem sido tão utilizada pelas marcas. A grande adesão do público à oferta contribui para que a estratégia traga resultados, beneficiando todos os envolvidos.

Do ponto de vista empresarial, essa tática é vantajosa, pois:

  • incentiva o cliente a comprar da sua empresa;
  • aumenta o seu tíquete médio por cliente;
  • atrai novos consumidores.

Quais estratégias com cartão de crédito podem ser utilizadas?

A oferta de um cartão de crédito para fidelizar clientes abre a possibilidade de utilizar várias outras abordagens que incentivam o uso dessa solução pelo público e, com isso, a geração de mais rentabilidade para o seu negócio.

Entre as estratégias relacionadas que podem ser utilizadas estão:

  • oferta de vantagens exclusivas;
  • promoções em datas especiais;
  • programas de fidelização.

Oferta de vantagens exclusivas

Quando um consumidor faz um cartão de crédito em uma loja, certamente, ele quer mais do que apenas outra opção de pagamento para o seu dia a dia. 

Por isso, se o objetivo é oferecer um cartão de crédito para fidelizar clientes, é bem importante disponibilizar algum tipo de vantagem exclusiva.

Por exemplo, podem ser descontos maiores nas compras pagas com essa solução de pagamento, parcelamentos em um número maior de vezes, entre outras possibilidades.

Promoções em datas especiais

Outra forma de garantir que a estratégia de oferecer um cartão de crédito para fidelizar clientes dê certo é fazendo promoções em datas especiais.

A ideia é levar o cliente a comprar da sua marca, incentivado pelo fato de ter um cartão da sua marca.

Quem atua no varejo sabe que as datas comemorativas são as melhores oportunidades de aumentar o volume de vendas e o faturamento.

Unir essas duas estratégias é uma forma de alcançar esse resultado, ainda mais se a sua oferta for boa o suficiente para se destacar dos concorrentes e atrair o cliente para o seu negócio. Nessa hora, ter um cartão de crédito próprio acaba contribuindo bastante!

Programas de fidelização

Quando se fala em cartão de crédito, um dos primeiros benefícios que surgem à mente são os programas de fidelização, certo?

Consistem em ações que têm por objetivo manter o cliente na base da empresa. Para isso, são utilizadas estratégias que contribuam para essa retenção, tais como oferta de recompensas, parcerias com outras marcas, descontos exclusivos, entre outras.

Ao criar um cartão de crédito para fidelizar clientes da sua marca você pode oferecer, por exemplo:

  • Programa de pontos: acúmulo de pontos baseado nos gastos do cliente, que podem trocados por produtos, convertidos em descontos etc;
  • Programa de níveis: quanto mais o cliente compra com o cartão de crédito da sua empresa, melhores são as recompensas que podem ser resgatadas;
  • Programa de parcerias: firmar acordo com empresas parceiras, o que ajuda a fidelizar os seus clientes e a também a atrair para a sua base os clientes da outra marca.

Quais empresas estão trabalhando com essa oferta?

Especialmente no varejo, são várias as empresas que usam a oferta de cartão de crédito para fidelizar clientes. 

Um bom exemplo é o Magazine Luiza, que vem se destacando no segmento com uma série de ações voltadas para a transformação digital da marca. A empresa tem investido fortemente na digitalização das suas lojas físicas, no conceito multicanalidade e omnichannel, entre outros.

No que diz respeito ao cartão de crédito, propriamente dito, o Magazine Luiza oferece cartão internacional, descontos exclusivos, acesso a ofertas especiais, parceria com outras marcas, entre outros benefícios.

Que tal descobrir o que é preciso para a sua empresa também colocar essa estratégia em prática? 

Então não deixe de ler o artigo: “O que é cartão private label? Confira como funciona e 7 vantagens de oferecer essa solução!

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