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    Checkout personalizado: um guia prático para seu e-commerce!

    13 de maio de 2024
    Por Redação
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    O checkout personalizado é a etapa final de uma compra online customizada conforme o perfil e as necessidades do público-alvo. Ele tem por objetivos aumentar a segurança e melhorar a experiência dos compradores, além de destacar a identidade visual do e-commerce.

    Para construir um checkout desse tipo, é preciso pensar em cinco pontos principais, que são: o design da página, o processo a ser realizado, as opções de pagamento oferecidas, a segurança e as formas de confirmação do pagamento.

    Pensando por qual motivo é preciso ter tantos cuidados com a última fase de uma venda via internet? Bem, porque qualquer fricção na etapa aumenta as chances dos clientes abandonarem seus carrinhos e, certamente, você já sabe qual é o resultado desse comportamento, não é mesmo?

    Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 10% dos consumidores desistem da compra quando a finalização é muito longa ou o formulário de pagamento exige o preenchimento de muitas informações.

    Dessa forma, podemos dizer que o checkout personalizado é uma excelente estratégia para melhorar a experiência dos clientes e aumentar a taxa de conversão. 

    Como montar esse fluxo corretamente? Siga a leitura deste artigo e descubra todos os detalhes agora mesmo!

    O que é checkout personalizado?

    O checkout personalizado consiste na criação de uma página de finalização de compras online que alinha a identidade da marca à entrega de um fluxo de pagamento mais fluido, preciso, dinâmico, otimizado e alinhado com o perfil dos compradores, suas necessidades, preferências e expectativas.

    Um dos principais objetivos dessa estratégia é adotar medidas que ajudem a evitar que os clientes abandonem os carrinhos justamente na última etapa da jornada de compra. 

    Obviamente, a customer experience (CX) deve ser o foco, a fim de entregar a melhor experiência de compra que for possível, em todas as etapas dessa jornada. 

    Para alcançar esses propósitos, o checkout personalizado precisa conter cinco elementos principais, que são:

    1. design da página;
    2. processo a ser realizado;
    3. opções de pagamento oferecidas;
    4. garantia de segurança;
    5. formas de confirmação do pagamento.

    Estrutura para personalização do checkout no e-commerce

    Veja, a seguir, detalhes de cada ponto dessa estrutura.

    1. Design da página

    É até meio óbvio dizermos isso, mas um checkout personalizado precisa ter customização. Na prática, isso significa que essa tela deve ter a identidade visual do seu negócio, incluindo cores, formatos das letras e outros pontos relacionados. 

    Não pense que isso é apenas um detalhe irrelevante. Na verdade, esse cuidado transmite profissionalismo e, o mais importante, sensação de segurança para os clientes, critério que é essencial quando o assunto é pagamento online.

    2. Processo a ser realizado

    Muitas empresas aproveitam o checkout para coletar dados dos clientes, com o objetivo de usá-los em outras estratégias de vendas. E, de modo geral, essa é uma ótima ideia. 

    Porém, vale considerar que existem outras formas de levantar informações mais pontuais do público sem ser em um momento crítico da jornada de compra, como é o de pagamento.

    Logo, o ideal é exigir apenas dados realmente necessários para um primeiro cadastro, tais como de pagamento, nome, e-mail e endereço de entrega. A ideia é que, depois, as pessoas não precisarem preencher mais nada para comprar da sua loja.

    Ainda pensando no processo do checkout, facilite o preenchimento fornecendo orientações claras e precisas de como isso deve ser feito, otimize o apontamento de erros e construa o formulário para ser fluido e intuitivo.

    3. Opções de pagamento oferecidas

    Quanto mais diversificada for a oferta de meios de pagamento do seu e-commerce, maiores as chances de conversão. Isso porque, certamente, entre essas possibilidades, haverá alguma que atende às preferências de quem está comprando.

    E, quando o assunto é checkout personalizado, é crucial disponibilizar os métodos e as formas de pagamento que seu público-alvo prefere. 

    Para descobrir quais são, você pode fazer pesquisas diretamente com os clientes ou acompanhar levantamentos e estudos relacionados ao seu ramo de atuação. 

    4. Garantia de segurança 

    Oferecer métodos de pagamento seguros é algo inquestionável, principalmente em vendas feitas via internet. 

    É fundamental garantir que os dados dos consumidores estejam devidamente protegidos, pois isso evita problemas para eles e diversos transtornos para o negócio, como comprometimento da reputação da sua marca.

    Algumas medidas que podem ser usadas para isso são os certificados digitais — sites iniciados com “https://” e com o símbolo de um cadeado verde na barra de navegação —, sistema antifraudes e, claro, cumprimento da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.

    5. Formas de confirmação do pagamento

    Deixar os clientes “no escuro” quando o assunto é pagamento online não é uma boa ideia. Inclusive, enviar informações sobre a transação financeira é mais uma maneira de aumentar a segurança.

    Aliás, outra forma de personalizar seu checkout é enviando mensagens de confirmação de compra e de pagamento, as quais podem ser via e-mail, SMS ou aplicativos de conversação, como WhatsApp.

    Qual a importância da experiência de pagamento?

    A experiência de pagamento é importante por diversos motivos. Entre os que mais se destacam, estão:

    • melhorar o relacionamento entre os clientes e a marca;
    • evitar obstáculos que levem os consumidores a abandonar os carrinhos;
    • tornar o checkout mais simples, prático, rápido, dinâmico e seguro;
    • incentivar compras não programadas;
    • contribuir para que o cliente volte para novas compras.

    Exemplo da importância da experiência de pagamento no e-commerce

    Sobre isso, imagine o seguinte cenário: você construiu um site de vendas incrível, com diferentes funções como zoom nas fotos, descrições detalhadas dos produtos, separação dos itens por categoria, entre diversos outros recursos funcionais.

    A navegação é fluida, simplificada e intuitiva, os preços são competitivos e tudo isso contribui para os clientes possam escolher rapidamente os produtos que querem e, assim, partir para a etapa de pagamento.

    Contudo, ao chegar na tela do checkout, eles se deparam com um cadastro longo que exige o preenchimento de informações irrelevantes para aquele processo. Também há poucas opções de meios e formas de pagamento e, além disso, são direcionados para várias páginas externas até finalizar a transação.

    Seguindo o comportamento apontado pela pesquisa que citamos, o provável é que as pessoas desistam da compra, mesmo que as etapas anteriores tenham oferecido boas experiências, concorda?

    O que queremos dizer com tudo isso é que de nada adianta ter a melhor plataforma de vendas se a fase do pagamento não for dinâmica, fluida e segura para os compradores. 

    Quando são essas as características que se destacam, todo o trabalho anterior é perdido e os resultados das suas vendas seriamente impactados.

    Sobre esse assunto, não deixe de ler o artigo: “Entenda o que é payment experience + sua importância para as vendas digitais.”

    3 tipos de checkout para e-commerce

    São vários os tipos de checkout que você pode implementar no seu e-commerce. Além do personalizado, outras alternativas são:

    • checkout padrão;
    • checkout transparente;
    • checkout lightbox.

    Confira as diferenças!

    Checkout padrão

    Nesse formato, os compradores são direcionados para páginas externas à da plataforma de vendas. Isto é, o processo de pagamento não é realizado dentro do site ou aplicativo, o que pode gerar certa insegurança nos clientes.

    Checkout transparente

    Já esse tipo de checkout segue o caminho inverso do anterior, ou seja, todo o fluxo de pagamento acontece no próprio e-commerce. Ele tem menos etapas e, também, ajuda a diminuir a taxa de abandono de carrinho por aumentar a sensação de segurança.

    Checkout lightbox

    Esta é uma variação do checkout transparente. Trata-se de uma pop-up que aparece sobre os produtos que estão sendo comprados. Esse formato não direciona os clientes para outros ambientes digitais e é tão prático quanto a outra opção,

    Quais as vantagens do checkout personalizado?

    Como você já deve estar imaginando, implementar um checkout transparente no seu e-commerce gera diversas vantagens. As que mais se destacam são:

    1. melhora da experiência do usuário;
    2. redução do número de carrinhos abandonados;
    3. aumento da taxa de conversão;
    4. conquista de um importante diferencial competitivo;
    5. crescimento no faturamento.

    Veja os detalhes!

    1. Melhora da experiência do usuário

    Todas as etapas de uma compra online precisam garantir aos clientes boas experiências. Isso é importante porque, ao contrário das vendas presenciais em que há interação direta e em tempo real, nas vendas via internet, o comprador em potencial pode facilmente se distrair ou desistir da aquisição, sem precisar dar qualquer desculpa.

    Sendo assim, além de pensar em um fluxo natural e intuitivo de escolha de produtos, é essencial viabilizar que os pagamentos sejam simples, rápidos e seguros.

    2. Redução do número de carrinhos abandonados

    Já comentamos, mas vale a pena repetir: problemas no pagamento fazem os clientes desistirem de compras online; e não importa quanto as etapas anteriores tenham sido satisfatórias.

    Assim, uma das melhores maneiras de evitar abandono de carrinhos, justamente nessa última fase, é dar ao fluxo de pagamento a mesma atenção dedicada às etapas anteriores.

    3. Aumento da taxa de conversão

    Consequentemente, se os carrinhos não são abandonados, a taxa de conversão aumenta. E, indo mais além, quanto melhor e mais fácil for a experiência de pagamento, maiores as chances dos clientes voltarem à sua loja virtual para comprar mais e mais vezes.

    Entenda mais lendo o artigo: “Taxa de conversão: como aumentar com meios de pagamento? Case InfraPay.”

    4. Conquista de um importante diferencial competitivo

    Não é novidade para ninguém o crescimento das vendas online no Brasil. E, quanto mais empresas começam a vender via internet, mais acirrada fica a concorrência. Nesse cenário, qualquer detalhe é importante para se destacar no mercado.

    Comparando uma loja que trabalha com checkout padrão e uma que utiliza o checkout transparente, qual você acha que tem mais potencial de atrair e fidelizar clientes?

    5. Crescimento no faturamento

    A soma de todas essas vantagens só pode levar a este resultado: aumento de receita. Quanto mais conversões tiver, maior será o faturamento do negócio e seu crescimento no mercado de atuação.

    Leia também: “Dicas de vendas online: 9 passos para aumentar o faturamento da sua empresa.”

    Como criar seu próprio checkout?

    Para criar um checkout próprio para seu e-commerce, o ideal é que você:  

    1. analise bem seu público-alvo;
    2. pense na facilidade de uso;
    3. diversifique as opções de pagamento;
    4. personalize a parte visual; 
    5. utilize uma plataforma de pagamento white label.

    Confira o passo a passo!

    1. Analise bem seu público-alvo

    Evite criar um fluxo de checkout focando apenas nos resultados que seu e-commerce pode ter. Afinal, se as etapas definidas não agradarem os clientes, as compras não serão finalizadas.

    O ideal é colocar o público-alvo no centro da sua estratégia, considerando quais são suas preferências, expectativas e necessidades.

    2. Pense na facilidade de uso

    Quanto mais simples for o momento do pagamento, menores as chances de desistência. Para tal, pense em etapas rápidas, intuitivas, com formulários reduzidos e orientações claras e diretas sobre o que o cliente deve fazer para finalizar a compra.

    Dica! Aproveite e confira este vídeo exclusivo da Zoop:

    3. Diversifique as opções de pagamento

    Há clientes que preferem pagar compras online com cartão de crédito. Já outros têm receio de informar dados na internet e, como tal, optam pelo Pix ou boleto bancário. Percebe quantos grupos de consumidores é preciso atender? 

    Vale a pena diversificar as opções de pagamento oferecidas. E, lembrando que estamos falando de checkout personalizado, essa oferta deve ser alinhada com as preferências do seu público-alvo.

    Este artigo ajudará você: “Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!

    4. Personalize a parte visual 

    Seguindo a linha de personalização, estruture a tela de checkout com a identidade visual da sua empresa. Como já comentamos, isso deixa o negócio muito mais profissional e gera mais segurança para os clientes.

    5. Utilize uma plataforma de pagamento white label

    Uma plataforma de pagamento white label é a chave para trabalhar com produtos financeiros que levam sua marca. 

    Essa tecnologia oferece tudo o que seu e-commerce precisa para realizar cobranças personalizadas de acordo com o perfil do público e necessidades do negócio.

    O Zoop Payments é esse tipo de plataforma, que ajuda você a construir uma jornada de pagamento fluida, intuitiva, ágil e segura para os clientes.

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