![Cover Como escolher um sistema de pagamento on-line para sua loja?](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fzoop.blog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F01%2FComo-escolher-um-sistema-de-pagamento-online.png&w=750&q=75)
Futuro dos meios de pagamento: como preparar o seu negócio?
![Imagem](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fzoop.blog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F01%2Ffuturo-dos-meios-de-pagamento-1.png&w=1920&q=75)
O futuro dos meios de pagamento está diretamente relacionado às mudanças do comportamento do consumidor. As pessoas estão cada dia mais exigentes quanto à rapidez, praticidade, comodidade, eficiência e segurança.
Essas alterações exigem que bancos, fintechs, instituições financeiras e empresas se adaptem para atender às novas necessidades e, assim, não perderem clientes. Paralelamente, os órgãos reguladores também adotam medidas para estimular a competitividade no setor e facilitar a rotina financeira dos brasileiros. Um bom exemplo é a criação do Drex pelo Banco Central, a versão digital do real.
Mesmo ainda na fase piloto do projeto, o Real Digital já é considerado uma tendência dos meios de pagamento nacionais. E o seu negócio, quanto sentirá os efeitos do que está por vir? O que é preciso fazer para ajustar a sua empresa e entregar as melhores experiências possíveis para o seu público?
Influência no futuro dos meios de pagamento
Certamente, o comportamento do consumidor é um dos principais estímulos às inovações no mercado de pagamentos e o gatilho que modifica o futuro do setor. Um ótimo exemplo é a preferência das pessoas pelos pagamentos digitais em detrimento ao uso do dinheiro físico. Inclusive, esta pesquisa da Mastercard ilustra bem o que acabamos de dizer.
De acordo com o levantamento, um terço dos consumidores fez essa troca recentemente. 53% afirmam se sentir confortáveis usando novas tecnologias para pagamentos e 89% estão dispostos a testar novos métodos.
Esse comportamento confirma que as soluções dinâmicas e convenientes estão se tornando a escolha preferida, enquanto o dinheiro físico se torna menos relevante.
Não deixe de ler: “Pix: o futuro dos meios de pagamento é agora!”
Quais as principais tendências dos meios de pagamento?
Se partirmos da análise desse cenário, é possível dizer que as principais tendências dos meios de pagamento incluem diferentes soluções digitais, modernas e inovadoras, como:
- contactless
- carteiras digitais
- Pix
- criptomoedas
- tecnologia Tap to Pay
Entenda os motivos!
Contactless
O contactless, ou pagamento por aproximação, tornou-se popular na época da pandemia como uma das medidas para evitar contato. Porém, devido à praticidade, ganha mais adeptos a cada dia.
Dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, mostraram que esse meio de pagamento movimentou R$ 644 bilhões no 1º semestre de 2024, valor 52,9% a mais que o contabilizado no mesmo período do ano anterior.
Em quantidade de transações, o total foi de 10,8 bilhões, o que dá 2,4 milhões de pagamentos por aproximação a cada hora e um aumento de 40% em comparação aos dados de 2023.
No que se refere ao comportamento do consumidor, 61% dos brasileiros pagam dessa forma, e 63% usam a modalidade sempre ou quase sempre.
Carteiras digitais
O relatório da Zoop, mostra que 24% dos brasileiros preferem carteiras digitais e, segundo a pesquisa Global Payments Report 2024, esse meio de pagamento representou 50% dos gastos globais no e-commerce em 2023. A expectativa é movimentarem US$ 25 trilhões em comércios eletrônicos e PDVs de todo o mundo até 2027.
Pix
Nosso relatório comprovou que o Pix é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, com 77% da preferência e frequência de uso de 63%. Entre os motivos estão:
- facilidade: 41%
- praticidade: 35%
- agilidade: 24%
- segurança: 8%
- ausência de taxas: 3%
Além dessas razões, 98% dos brasileiros consideram o Pix como um método de pagamento que facilita as compras on-line.
Quer entender mais sobre o sucesso desse método? Então leia o artigo: “O que é o sistema de pagamento Pix? Por que é tão popular?”. E, no vídeo abaixo, conheça como funciona o Pix da Zoop e tudo o que essa solução pode fazer pelo seu negócio!
Criptomoedas
O percentual de brasileiros que usam as criptomoedas como meio de pagamento ainda é baixo em comparação às outras opções — 3%, segundo o nosso relatório. Entre os motivos, estão não conhecer o método o suficiente (46%) e não saber como usar (48%).
Entretanto, dados da Receita Federal apontam para um crescimento na movimentação das stablecoins (criptos pareadas em moedas como o dólar).
Esse é um indicativo do aumento interesse dos brasileiros pela solução, por esse motivo, as criptos também são consideradas uma das tendências dos meios de pagamento.
Tecnologia Tap to Pay
Tap to Pay é uma tecnologia que transforma smartphones em maquininhas de cartão.
Essa solução une inovações no mercado, como o pagamento por aproximação e as carteiras digitais, à praticidade de receber valores dos clientes apenas com o celular.
As principais vantagens dessa solução são:
- agilidade para os consumidores
- dispensa de investimento em terminais de atendimento
- taxas mais baratas que as praticadas por outros meios de pagamento
- isenção de cobranças relacionadas à adesão e manutenção
Entenda tudo sobre a tecnologia no artigo: “Como usar o Tap to Pay? Veja benefícios desse recurso”
Prepare o seu negócio para o futuro dos meios de pagamento!
A Zoop ajuda a preparar a sua empresa para o futuro dos meios de pagamento. Conte com a nossa tecnologia para oferecer serviços financeiros personalizados com a sua marca!
Somos a solução por trás do Tap to Pay do Nubank, e também de fluxos de recebimento de valores de empresas como Sympla, OLX, Itaú e iFood.
Crie uma infraestrutura projetada para o crescimento da sua empresa, tudo em conformidade e com a máxima segurança.
Não perca mais tempo, nem dinheiro.
O futuro é agora!
Então, preencha o formulário abaixo e dê um Zoop no seu negócio.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.