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    empreendedorismo

    Como criar um site de apostas a partir de 9 passos?

    31 de julho de 2024
    Por Redação
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    Descobrir como criar um site de apostas pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Afinal, esse mercado se expande mais a cada dia.

    Esta matéria da Folha de São Paulo usou como base estatísticas do Banco Central para revelar que, entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros gastaram US$11,1 bilhões em plataformas de apostas internacionais, algo em torno de R$54 bilhões.

    Já esta reportagem do Estadão, destacou que, no Brasil, houve um crescimento de 135% no mercado de apostas esportivas no período entre agosto de 2022 e 2023, segundo dados apurados pela Datahub, obtidos pelo Aposta Legal Brasil. 

    Esse visível aumento do mercado bet, outro nome popular para o segmento, também tem grande influência da Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, sancionada durante o governo do então Presidente da República Michel Temer, que liberou a oferta de sites on-line de apostas no nosso país.

    Outras regulamentações foram aprovadas após essa, o que deixou o mercado mais seguro e interessante tanto para quem aposta quanto para quem oferece esse serviço.

    Achou interessante e quer explorar mais a oportunidade de negócio? Então, confira como criar um site de apostas, desde o entendimento das leis até a oferta de boas soluções de pagamento para os clientes. 

    Afinal, como criar um site de apostas? 9 passos!

    Os principais passos para criar um site de apostas no Brasil são:

    1. entender como funciona a regulamentação para sites de apostas;
    2. decidir quais tipos de apostas oferecer;
    3. elaborar a persona;
    4. avaliar a concorrência;
    5. escolher um software de apostas confiável;
    6. pensar no design do site;
    7. definir o sistema de pagamento para site de aposta;
    8. criar estratégias de atração e de retenção;
    9. acompanhar mudanças de leis e normas.

    Veja, a seguir, detalhes de cada etapa.

    1. Entender como funciona a regulamentação para sites de apostas

    Há pouco comentamos sobre a Lei nº 13.756/2018, certo? Essa legislação determinou como deveriam ser as apostas na modalidade loteria, permitida tanto para o setor público quanto para o privado. Entretanto, não abordou critérios mais específicos.

    Para complementar a lei, outros projetos foram apresentados no Congresso Nacional. Veja alguns dos principais:

    • Medida Provisória 1.182/2023: voltada para a exploração da loteria de apostas de quota fixa;
    • Projeto de Lei 442/1991: objetivava autorizar e regulamentar a oferta de jogos de azar no Brasil, como cassinos, bingos e esportivos.

    Marco Legal das Apostas

    Porém, uma das mais importantes para quem quer descobrir como criar um site de apostas é a Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023.

    Chamada de Marco Legal das Apostas, a legislação atualiza as normas e regras de funcionamento do setor, bem como permite que empresas privadas atuem no segmento, sob fiscalização da Agência Nacional de Apostas Esportivas (ANAE). 

    A Lei n° 14.790/2023 inclui diretrizes como:

    • possibilidade de oferta de apostas tanto em locais físicos quanto digitais;
    • restrição de propaganda para menores;
    • obrigatoriedade de identificação dos apostadores.

    Regramento técnico de sistemas de jogos on-line

    Além dessas, em 6 de maio de 2024 o Diário Oficial da União publicou a Portaria SPA/MF nº 722, que estabelece os requisitos técnicos e de segurança dos sistemas de apostas, a exemplo de critérios de transparência e acesso livre às informações para os agentes da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

    2. Decidir quais tipos de apostas oferecer

    Após compreender toda a parte de conformidade, o segundo passo para criar um site de apostas consiste em escolher quais apostas oferecer. 

    Alguns exemplos são:

    • esportivas:
      • futebol;
      • basquete;
      • tênis;
      • vôlei;
      • beisebol;
      • automobilismo, entre outros esportes.
    • e-sports:
      • League of Legends;
      • Dota 2;
      • Counter-Strike.
    • eventos:
      • eleições;
      • entretenimento, como Emmy Awards, Grammy Awards, Big Brother Brasil, Oscar.

    Aqui, há a opção de oferecer apenas uma modalidade e tentar tornar o site uma referência em determinado tipo de aposta, ou trabalhar com mais de uma como forma de expandir o mercado de atuação.

    3. Elaborar a persona

    A persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Em outras palavras, trata-se da pessoa para a qual se cria o negócio, pois as soluções ajudam a resolver pontualmente suas dores e necessidades.

    Como no passo anterior definimos os tipos de apostas que seu site disponibilizará, fica mais fácil elaborar essa persona. Por exemplo, se seu objetivo é trabalhar com apostas esportivas, possivelmente sua persona será um homem, entre 25 anos e 50 anos, fanático por futebol.

    É possível também fazer o contrário, ou seja, primeiro escolher o público-alvo e, de acordo com as preferências desse grupo, definir os tipos de apostas que sua plataforma on-line terá.

    De qualquer forma, essa definição é de extrema importância, pois dita quais ações e estratégias adotar para atrair e fidelizar os apostadores. Inclusive, falaremos sobre isso mais adiante.

    4. Avaliar a concorrência

    Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), existem cerca de quatro mil sites de apostas no Brasil. Para destacar o seu, um dos primeiros passos é avaliar o que a concorrência oferece.

    A ideia aqui não é “copiar” outras plataformas, mas, sim, identificar os pontos positivos para se inspirar, e os negativos para não cometer os mesmos erros.

    Por isso, dentro do segmento que escolheu atuar, veja quais sites concorrem com o seu negócio e avalie, por exemplo, a opinião de apostadores. Uma opção é ler os comentários nas próprias plataformas ou redes sociais.

    Aproveite a oportunidade e acesse os sites, faça o percurso que um usuário faria e avalie os prós e os contras e o que vale a pena ter ou não na sua solução.

    5. Escolher um software de apostas confiável

    É praticamente impossível explicar como criar um site de apostas sem falar sobre o software necessário para montar esse modelo de negócio, concorda?

    Na hora de escolher a tecnologia que embasará a sua plataforma de apostas, avalie pontualmente os seguintes critérios:

    • capacidade de acessos simultâneos;
    • estabilidade e desempenho;
    • camadas de segurança adotadas;
    • dispositivos de prevenção a fraudes;
    • variedade de tipos de apostas;
    • possibilidade de incluir novas modalidades de apostas posteriormente;
    • facilidade de integração de formas e meios de pagamento;
    • suporte técnico.

    Pense também do ponto de vista do usuário, e analise questões como:

    • facilidade de navegação;
    • tipo de cadastro exigido para acesso ao site;
    • percurso para resgate de valores;
    • modelo de checkout;
    • proteção dos dados.

    Dica de leitura: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação

    6. Pensar no design do site

    O software ao qual nos referimos será a parte interna do seu site, por assim dizer. É a infraestrutura que fica invisível aos olhos dos apontadores. Porém, a construção completa desse tipo de plataforma inclui também a parte estética, isto é, o layout.

    Para deixá-lo mais atrativo, escolha bem as cores e as fontes (letras), para que se alinhem ao perfil da sua marca e identidade visual escolhida.

    Avalie a disposição de cada elemento. Pense na facilidade de uso do site do ponto de vista dos apostadores e aproveite a oportunidade para destacar itens-chave de conversão, como banners com as apostas do momento.

    7. Definir o sistema de pagamento para site de apostas

    E já que falamos sobre pagamentos, se quer descobrir como criar um site de apostas de sucesso, saiba que essa oferta é essencial para a conversão.

    Pense no seguinte: um apostador chegou até a sua plataforma, escolheu o tipo de aposta que fará, preencheu o cadastro, abriu a conta, comprovou a identidade e, na hora de pagar, não encontrou o método de pagamento preferido.

    As chances de ele desistir de apostar pelo seu site são altas, concorda? E já pensando mais adiante, as de voltar para tentar usar novamente são ainda menores, para não dizer praticamente inexistentes.

    Nunca se esqueça de que a etapa de pagamento é o momento mais delicado nas vendas on-line de qualquer setor. Se considerarmos especificamente o mercado bet digital, no qual as pessoas enviam dinheiro on-line na tentativa de ganhar mais em troca, esse cuidado precisa ser ainda maior.

    Afinal, problemas nesse fluxo geram insegurança nos usuários e comprometem seriamente a credibilidade e confiabilidade do site de apostas.

    Por outro lado, diversidade na oferta de formas e métodos, checkouts otimizados, rápidos e seguros aprimoram a experiência de pagamento para site de apostas, a jornada dos apostadores e melhoram a imagem da plataforma.

    Entenda mais sobre esse tema no o artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?

    8. Criar estratégias de atração e de retenção

    Lembra que falamos que a definição da persona era importante para guiar suas estratégias? Pois bem, a partir da descoberta do cliente ideal, fica muito mais fácil criar ações de atração e retenção, isso porque saberá exatamente o que entregar para despertar a atenção e conquistá-los.

    Existem vários tipos de conteúdos para este objetivo, a exemplo de peças de marketing digital como:

    • SEO;
    • mídia paga (Ads);
    • inbound marketing;
    • redes sociais;
    • e-mail marketing;
    • vídeos;
    • marketing de conteúdo.

    E aqui vai uma dica: atente-se à regulamentação para site de apostas, que deixa claro que as propagandas não podem ser vinculadas para menores. Avalie também em quais canais divulgá-las, a fim de evitar problemas legais para a sua empresa.

    9. Acompanhar mudanças de leis de normas

    E o último passo de como criar um site de apostas reforça o primeiro, pois está relacionado às leis e normas vigentes. 

    Como as regulamentações costumam ser revistas, ou até mesmo revogadas, de tempos em tempos, é fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece nesse setor. Essa é a melhor maneira de garantir que seu site se mantenha em conformidade e reduzir o risco de todo o trabalho anterior ter sido realizado em vão.

    Quanto custa para criar um site de apostas?

    É difícil precisar quanto custa para criar um site de apostas, pois o resultado considera valores relacionados a:

    • licença de operação;
    • desenvolvimento do software;
    • integração de recursos;
    • registro de domínio;
    • hospedagem;
    • servidor;
    • plataforma de meio de pagamento;
    • marketing, entre outros.

    Para você ter uma ideia de um investimento inicial, a BetConstruct, reconhecida como a melhor plataforma de apostas esportivas, que oferece mais de 50 produtos de software para esse segmento a partir de € 25 mil — aplicou algo em torno de R$ 140 mil.

    Experiência de pagamento para site de apostas: como melhorar?

    Como comentamos, o momento do checkout é o mais sensível nas negociações on-line. Por isso, para aumentar a segurança dos apostadores e atrair mais público para a sua plataforma — inclusive usuários recorrentes —, é essencial usar um bom sistema de pagamento para site de apostas. 

    E neste ponto, a Zoop pode te ajudar!

    A Zoop é uma empresa com soluções financeiras voltadas para modelos de negócio de diversos mercados, incluindo o bet.

    Oferecemos a tecnologia necessária para a oferta de soluções financeiras próprias do seu negócio, tudo em um mesmo lugar, e com muito espaço para crescer!

    Veja como melhorar a experiência de pagamento para site de apostas com as nossas soluções!

    • Zoop Payments: pagamento personalizado com uma visão geral do seu negócio, que facilita a captura de valores e o gerenciamento;
    • Zoop Banking: transforme sua empresa em um banco digital completo, com a sua marca, atraia mais clientes, potencialize a sua estratégia de atração e retenção e gere uma nova fonte de receitas;

    Tudo isso em conformidade regulatória, para você se preocupar apenas em fazer o seu site crescer!

    Com a Zoop você ganha tempo e dinheiro, cria jornadas de compras unificadas, destaca a sua marca, conta com integração facilitada em diversas plataformas e muito mais!

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