Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    VTEX Day 2024: resumo e principais insights do evento!

    15 de abril de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    São Paulo recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, um dos maiores eventos de e-commerce do mundo. Estamos falando do VTEX Day.

    O encontro aconteceu no São Paulo Expo, com mais de 200 expositores reunidos para trocar ideias sobre as principais novidades do comércio eletrônico. 

    O evento, ano após ano, se consolida como referência na apresentação de serviços, inovações tecnológicas e softwares que trazem transformações radicais no cenário do varejo global.

    Essas transformações, é claro, são acompanhadas de benefícios mútuos para os empreendedores do segmento e para os clientes, que buscam cada vez mais conforto, conveniência e segurança em suas experiências no comércio digital.

    A Zoop acompanhou de perto tudo o que rolou de mais interessante no evento. Por isso, caso você tenha perdido, fique tranquilo. Temos aqui um apanhado com os principais insights do VTEX Day 2024!

    Confira!

    Um resumo do VTEX Day

    Em 2024, o VTEX Day veio com o tema “O Dia de Fazer Acontecer”, o que evidencia o caráter transformador e focado em levar mudanças realmente importantes e benéficas para o varejo digital do Brasil e do mundo.

    Dentre os mais de 200 expositores que marcaram presença, conhecemos propostas que contemplam categorias distintas do e-commerce, como:

    • gestão de estoque;
    • integração omnichannel e com unified commerce;
    • meios de pagamento;
    • integração com novos recursos de redes sociais;
    • plataformas de dropshipping e muito mais.

    A forma como as exposições da Feira de Negócios do VTEX Day e demais eventos foram distribuídos no espaço da São Paulo Expo chamou a atenção, uma vez que foram divididas em 8 plenárias com temas específicos. 

    Cada um representava uma vertente inovadora e estratégica do e-commerce nos dias atuais. Dessa forma, havia uma plenária para marketplaces, uma para sustentabilidade, outra para customer experience (CX), omnichannel e por aí vai.

    Frente à complexidade do universo do varejo digital, vimos grandes nomes ligados ao comércio, como João Branco, ex-executivo de Marketing do McDonald’s, e outros relacionados à inovação tecnológica.

    Afinal, a tecnologia e os softwares são coprotagonistas do crescimento do e-commerce mundial — e, portanto, marcaram presença e realizaram inspiradoras palestras no VTEX Day. 

    É o caso de Uri Levine, Co-fundador do Waze, app para GPS fundamental para o delivery de comida, e de Zack Kass, Futurista de IA e ex-Diretor de GTM da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT.

    Além desses, outro big name ganhou destaque entre as palestras do VTEX Day. Estamos falando de Malala Yousafzai, ativista do Paquistão com renome mundial na defesa do acesso das mulheres à educação.

    3 insights do VTEX Day

    Em 2024, 54% dos consumidores planejam intensificar ainda mais suas compras pela internet, segundo dados da pesquisa da OpinionBox. O dado reforça a importância da constante inovação do e-commerce para criar um ambiente ainda mais seguro e desenvolvido para todas as partes envolvidas.

    Não por acaso, essa é uma tecla na qual o VTEX Day vem batendo desde antes da concretização do evento deste ano.

    VTEX day

    Fonte: Instagram VTEX Day

    Portanto, nada mais natural que os principais insights do VTEX Day destaquem os recursos inovadores para otimizar a experiência do consumidor e aprimorar a gestão e os lucros dos lojistas.

    1- Gestão de processos

    Nesse sentido, a apresentação de plataformas simples e centralizadas para tornar a gestão de processos de e-commerce mais intuitiva ganhou destaque no evento.

    A Bling, por exemplo, conta com um ERP para varejo cujo objetivo é centralizar a gestão de estoque de lojas virtuais — o que é possível com a ajuda de uma ferramenta de integração com os principais marketplaces do Brasil. 

    Neste caso, por mais que o negócio esteja disperso em diversos canais de vendas, ainda é possível gerenciar a entrada e a saída de produtos em tempo real!

    A convergência no gerenciamento dos canais de vendas também é possível nos meios de pagamentos. Nesse contexto, a Zoop é uma marca pioneira no gerenciamento de serviços financeiros em uma realidade híbrida — entre o digital e o presencial.

    A integração e a centralização de dados já são visíveis, por exemplo, na plataforma Zoop Payments, que permite a gestão de todos os pagamentos da empresa, sejam on ou off-line e independente do canal de venda, por meio de seu dashboard.

    2- Inteligência artificial

    Impossível falar de tendências e insights do VTEX Day 2024 sem citar a inteligência artificial, não é mesmo? 

    A Bluesoft, por exemplo, apresentou uma ferramenta integrada com os recursos de Inteligência Artificial GPT-4 da OpenAI. 

    A ideia da solução é ajudar na geração de tarefas complexas de forma mais ágil, simples e eficiente, como redação de textos para copywriting e descrição de produtos, além de posts para mídias sociais com divulgação de ofertas e promoções.

    3- Prateleira infinita

    Quando o assunto é a modernização e a evolução do omnichannel, o VTEX Day entrega tudo! Para você ter uma ideia, no evento, encontramos, entre os expositores, soluções como a da Electrolux para prateleira infinita.

    A proposta é investir em um software de unified commerce para centralizar a automação e o giro de estoque de lojas físicas e on-line.

    Dessa forma, um cliente pode comprar produtos diretamente em uma loja física, mesmo que o item não esteja no estoque presencial do estabelecimento. Assim, ele pode encomendar o item junto ao lojista que tem acesso ao sistema do e-commerce.

    A Bagaggio, renomada empresa de varejo para acessórios de viagem, também apresentou seu software para gerenciamento de prateleira infinita.

    Por meio de um aplicativo chamado VTEX Sales App, os vendedores da empresa têm acesso em tempo real ao estoque virtual e presencial da loja, de forma unificada, garantindo a venda ao cliente no exato momento do atendimento.  

    A tecnologia em prol da prateleira infinita, como você vê, beneficia a gestão do varejo e auxilia diretamente nas suas vendas, não deixando o cliente na mão por falta de estoque.

    Zoop e as tendências tecnológicas

    E então, o que achou dos principais insights do VTEX Day 2024? A Zoop, comprometida com o crescimento e a inovação tecnológica do segmento de serviços financeiros, está sempre antenada aos principais eventos que geram insights para facilitar a sua vida! 

    Aproveite e conheça nossas duas principais soluções de Payment e Banking para dar um Zoop no sistema financeiro do seu negócio!

    Saiba mais como impulsionar a gestão financeira e a receita do seu e-commerce com a plataforma de pagamentos da Zoop!

    Até a próxima!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.