Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Como usar o celular como maquininha? Descubra e venda mais!

    08 de maio de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Após descobrir como usar o celular como maquininha de cartão, suas chances de vender mais aumentarão significativamente. Afinal, pode facilmente realizar transações comerciais de qualquer lugar, bastando ter um smartphone com sistema Android ou iOS, tecnologia NFC e acesso à internet.

    Esse fluxo é possível graças à tecnologia Tap to Pay oferecida pela Zoop, que transforma celulares em terminais de pagamento aptos para receber valores via cartão de crédito, cartão de débito e Pix por contactless payment (aproximação).

    A solução, que é voltada principalmente para micro e pequenos empreendedores, ajuda esses negócios a receber pagamentos digitais sem a necessidade de investimento com aquisição ou aluguel de maquininhas de cartão. 

    Na prática, isso significa que, além contribuir com o atendimento de diferentes grupos de consumidores e evitar que boas vendas sejam perdidas, essa ferramenta reduz os custos operacionais.

    Achou interessante? Então, veja como é possível usar celular como maquininha de cartão e todas as vantagens que essa tecnologia pode gerar para quem paga e para quem recebe.

    Como usar o celular como maquininha de cartão?

    Para aprender como usar o celular como maquininha de cartão, o primeiro passo é entender qual é a solução que viabiliza esse processo e como ela funciona. Então, começaremos explicando o que é Tap to Pay.

    Tap to Pay é uma tecnologia voltada para o recebimento de valores que transforma dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS e com recurso de NFC (Near Field Communication ou pagamento por aproximação) em terminais de pagamento.

    Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de pagamento no formato contactless payment, que facilita a cobrança por cartões de crédito e débito que também têm a opção de uso sem contato; e do Pix, que pode ser realizado apenas aproximando o celular do comprador e do vendedor (desde que também tenha essa tecnologia).

    Como usar Tap to Pay e transformar o celular em maquininha?

    Do ponto de vista das empresas que pretendem oferecer essa solução, para usar o Tap to Pay e transformar celulares em maquininhas, é preciso contar com um recurso construído a base em APIs.

    Essa é a sigla para o termo em inglês Application Programming Interface, que, em português, quer dizer Interface de Programação de Aplicações. São conjuntos de regras que viabilizam a comunicação entre sistemas distintos — neste caso, as plataformas de pagamento e os smartphones.

    A Zoop oferece essas APIs prontas para implementação por meio da solução SDK, Software Development Kit ou Kit de Desenvolvimento de Software, no nosso idioma. Elas vêm devidamente regulamentadas e em conformidade com as regras estabelecidas pelas adquirentes de cartão, como você verá no próximo tópico.

    Já para os clientes finais, como micro e pequenos empreendedores, uma das maneiras de usar o celular como maquininha de cartão é acessando diretamente o aplicativo da instituição financeira que oferece esse recurso. Aliás, o Nubank já traz essa opção para seus clientes PJ.

    Entenda como isso foi possível lendo o artigo: “Tap to Pay: entenda o potencial da parceria entre Zoop e Nubank

    Como usar o celular como maquininha com a ajuda da Zoop?

    A Zoop é a responsável pelo lançamento da primeira solução Tap to Pay white label do Brasil. Assim, qualquer prestador de serviço ou estabelecimento comercial pode receber pagamentos digitais por aproximação, sem a necessidade de uma máquina de cartão.

    A solução é homologada com as três principais bandeiras de cartão: Mastercard, Visa e Elo. Além disso, tem o formato white label, o que significa que outras empresas de tecnologia podem oferecer essa ferramenta aos clientes finais, de forma personalizada, com a própria marca.

    A pioneira em fazer isso foi o Nubank, que, em parceria com a Zoop, criou o NuTap, solução desenvolvida exclusivamente para os clientes PJ desse banco digital. 

    Agora, essa mesma tecnologia está disponível para quem quiser usufruir de todas as suas vantagens, que são:

    • não gastar com aquisição ou aluguel de máquinas de cartão;
    • conseguir fazer cobranças de qualquer lugar apenas com o celular;
    • facilitar o processo de pagamento nas vendas presenciais, melhorando consideravelmente a experiência dos seus clientes;
    • estimular compras não programadas ao permitir que os clientes paguem usando somente os aparelhos celulares que tiverem NFC, sem precisar estar com o cartão no momento da aquisição.

    Dica! Não deixe de conferir este vídeo sobre como os pagamentos rápidos e seguros podem ser vantajosos para seu negócio! 

    Conheça o Tap to Pay da Zoop!

    Agora que você sabe como usar o celular como maquininha de cartão e, também, para receber pagamentos via Pix, conheça um pouco mais sobre o Tap to Pay da Zoop!

    Essa solução é o jeito mais tecnológico, sustentável, seguro e rápido de vender! Basta ter um smartphone com recurso de aproximação e acesso à internet para transformá-lo em um terminal de pagamentos.

    Com ele, você tem a chance de cobrar seus clientes no débito ou crédito em até 21 vezes diretamente pelo seu celular, eliminando totalmente a necessidade de investimento em terminais físicos.

    Menos custo e muito mais praticidade! Não perca mais tempo. Dá um Zoop no seu negócio!

    Para mais detalhes, preencha agora mesmo o formulário abaixo!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.