
A evolução dos meios de pagamento no decorrer do tempo

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
Nos últimos anos, diversas soluções, como Pix, carteiras digitais, Tap to Pay, vêm dando o que falar no mercado financeiro e evidenciando a rápida evolução dos meios de pagamento.
Possibilitando pagamentos e transferências de valores em até 10 segundos, a qualquer hora ou dia da semana, o Pix é uma das últimas tendências dos meios de pagamento que mostram como esse segmento vem se modernizando a passos largos.
Esse tipo de inovação vai ao encontro do uso cada vez maior da tecnologia, bem como da demanda por soluções financeiras mais eficientes, práticas, rápidas e desburocratizadas.
Além disso, as oportunidades geradas pelo Pix e por outras tendências são excelentes para o varejo online e offline, assim como tem tudo para contribuir (bastante) nesse processo de retomada econômica.
A evolução dos meios de pagamento
O Pix, pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen) é, certamente, uma das mais recentes e inovadoras evoluções dos meios de pagamento no Brasil.
Essa solução surgiu como uma alternativa de pagamento e de transferência com o objetivo de otimizar o tempo de quem paga e de quem recebe.
Até então, entre as formas mais tradicionais de realizar esses tipos de transações financeiras eram os cartões, a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito).
Porém, o tempo de efetivação desses serviços é demorado e já não estava mais atendendo às necessidades de clientes e empresas.
Justamente seguindo essa linha — de oferta de soluções melhores e mais apropriadas conforme o tempo passa e a realidade de mundo muda — é que os meios de pagamento evoluíram com o surgimento de outras soluções, como as que listamos abaixo.
- Tap to Pay: meio de pagamento presencial em que o consumidor aproxima o smartphone, smartwatch ou cartão de crédito e débito do terminal de pagamento do lojista (maquininha de cartão).
- Carteiras digitais: aplicativos que armazenam informações de pagamento e otimizam o processo de compra por meio de dispositivos móveis. Exemplos: Google Pay e Apple Pay.
- Contactless payment: é o famoso pagamento por aproximação, em que um um dispositivo móvel consegue fazer o pagamento via tecnologia NFC (near field communication) e carteiras digitais em terminais presenciais (maquininhas).
Pois é, o processo de pagamento que começou com a troca de itens e de animais entre os envolvidos nas transações (o escambo, por volta do ano 10.000 A.C.), hoje já conta com pagamentos por aproximação (contactless), carteiras digitais e outros.
Em uma linha do tempo bem simplificada, as evoluções dos meios de pagamento mais impactantes e de maior benefício para a humanidade foram:
- cédulas de papel (618 D.C.);
- cheques (século 17);
- indústria dos cartões (1950);
- cartões com chips (1990);
- carteiras digitais (1998);
- pagamentos móveis (1999);
- início do processo do Open Banking (2020).
A quebra de monopólio dos grandes bancos
O Pix, pagamento instantâneo do Bacen, veio para diminuir o tempo em que as transferências de valores são efetivadas, a redução dos custos para os clientes finais e o aumento da competitividade dos participantes desse mercado.
Para esse último ponto não podemos deixar de citar o Open Banking, outra evolução do sistema financeiro já em últimas fases de implementação pelo Banco Central.
Tanto o Pix quanto o Open Banking são soluções que contribuem para o fim do monopólio dos grandes bancos.
Um levantamento realizado pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, mostrou que o Brasil é o país com maior concentração bancária do mundo.
Enquanto os cinco maiores bancos dos Estados Unidos não chegam a deter 50% dos ativos totais, por aqui, essa porcentagem atinge 81,2%.
Porém, a chegada das fintechs, que, cada dia mais, estão se beneficiando de regulamentações mais abrangentes do Banco Central, está modificando esse cenário.
Aliás, as ações do próprio Bacen — tais como o Pix e o Open Banking — também estão contribuindo para a quebra desse monopólio.
As oportunidades geradas pelo Pix
Até essas mudanças, a oportunidade de oferta de serviços financeiros estava restrita aos bancos.
Já hoje, qualquer empresa, de qualquer setor, pode ter produtos financeiros com a própria marca para oferecer aos seus clientes e parceiros de negócios.
Entenda como isso é possível lendo este artigo:
Qual a importância dos serviços financeiros? Por que você deve agregá-los ao seu negócio?
Uma das propostas do Pix é promover a inclusão financeira e contribuir para o preenchimento de lacunas deixadas nos meios de pagamento disponíveis até então.
Aqui, podemos citar dois importantes dados. Para começar, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais utilizado no e-commerce, ficando atrás apenas do cartão de crédito, segundo a Istoé Dinheiro.
Ainda, vale considerar o número de pessoas desbancarizadas que temos no nosso país (cerca de 4,6 milhões, segundo o Valor Econômico). Esse valor despencou de 2021 (o número era de 16 milhões, conforme o Mercado e Consumo) até aqui, isto é, desde que o Pix e o Open Banking tomaram forma.
Considerando os dados acima, oferecer aos clientes o Pix como opção é uma maneira de abranger esse público e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores, aumentar o volume de vendas e se destacar da concorrência.
Veja todas as oportunidades geradas pelo Pix ouvindo este episódio do Papo na Nuvem:
Contribuição do Pix no processo de retomada econômica
Em cenários de crise econômica, como na época da pandemia de covid-19, o Pix foi um importante aliado do varejo e, também, um caminho para impulsionar a retomada financeira.
Dentre as razões, podemos citar:
- redução de custos operacionais;
- oportunidade de gerar novos negócios;
- diminuição de tempo para que os lojistas recebam os pagamentos.
Esse último ponto ainda tem relação direta com a possibilidade de melhorar a experiência de compra do cliente.
Isso porque, quanto mais otimizado for o processo de finalização da compra, menos tempo levará o envio de produtos e/ou serviços, fator que incentiva as aquisições, especialmente no comércio eletrônico.
No que diz respeito à oportunidade de novos negócios, as lojas físicas ganham um importante diferencial com o Pix.
O sistema de pagamento instantâneo do Bacen permite que o público realize saques nas lojas que oferecem essa opção. Essa possibilidade pode ser vista como uma forma de atrair público e, consequentemente, gerar novas vendas.
Já os custos operacionais reduzidos são possíveis pela diminuição do volume de dinheiro em espécie nos estabelecimentos comerciais, minimizando custos com segurança e transporte de valores.
Outras novidades no Pix vão surgir em breve, como o Pix Parcelado, que permite o agendamento de parcelas de compras de forma automatizada em um determinado dia do mês.
A participação da Zoop no processo de evolução dos meios de pagamento
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que vem evoluindo junto com esse mercado.
Nossas soluções possibilitam que empresas de qualquer setor passem a operar também como uma instituição de pagamento, sem desviar do seu propósito.
Mesmo negócios que não têm seu core business no mercado financeiro podem oferecer aos clientes e parceiros produtos como conta digital, pagamentos presenciais, pagamentos digitais, entre outros, tudo com a própria marca.
Um dos nossos maiores diferenciais é que as soluções são modulares, ou seja, você adquire apenas os produtos que forem mais relevantes para a empresa e o público.
Como as integrações são feitas via APIs, tudo vem pronto, livrando você de preocupações referentes ao desenvolvimento e atendimento das regulamentações.
Assim, se a empresa tem como base de clientes outros estabelecimentos comerciais e vendedores, pode participar da evolução dos meios de pagamento e gerar uma nova fonte de receita para o negócio.
Atualmente, são mais de 500 empresas que utilizam nossas soluções para entregar ainda mais valor aos clientes e expandir seu portfólio de serviços, destacando-se da concorrência.
Grandes nomes como iFood, wiipo e Avec já estão nesse caminho. Quer fazer parte também? Então, converse agora com um dos nossos especialistas e descubra como!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.