Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Serviços financeiros digitais: em quais deles investir? Descubra!

    20 de março de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Marketing, Relações Públicas, Recursos Humanos e Comercial: vários setores de uma empresa precisam se atualizar em tempos de transformação digital para manter um negócio competitivo e atualizado com as principais tendências. E não seria diferente com os serviços financeiros!

    Aliás, os serviços financeiros de uma empresa envolvem sua capacidade de gerenciamento das finanças e, ainda, a forma como oferece condições de preço, pagamento e crédito para seu público.

    Se o atendimento humanizado é um elemento fundamental para o Marketing de qualquer negócio, as condições e os meios de pagamento também não ficam atrás quando o quesito é fechar mais vendas e fidelizar clientes.

    Em uma realidade na qual 87% dos consumidores digitais expressam algum tipo de frustração com os meios de pagamento, segundo o True Layer, proporcionar soluções financeiras de pagamento digital, com qualidade e segurança, é um diferencial competitivo e tanto para o negócio.

    Diante desse contexto, quer aprender mais sobre os serviços financeiros em tempos de transformação digital e descobrir como essas soluções podem alavancar os resultados do seu negócio? Continue a leitura até o fim!

    Panorama dos serviços financeiros digitais

    Primeiramente, vale entender o que são serviços financeiros. Tais soluções representam qualquer tipo de serviço implementado na estrutura operacional com o objetivo de gerenciar os recursos financeiros da organização. 

    Nesse contexto, há ferramentas para gerenciar questões orçamentárias, fluxo de caixa, controle de ativos e passivos, infraestrutura para recebimento de pagamentos e oferta de crédito exclusiva para os clientes.

    Nos dias de hoje, vemos o crescimento de soluções financeiras digitais para otimizar processos e facilitar a rotina das organizações e dos clientes, assim como o surgimento de um novo ramo de negócio que une o melhor desses dois mundos: o financeiro e a tecnologia.

    Estamos falando das fintechs! Como o próprio nome indica, esse termo indica as empresas que oferecem soluções financeiras baseadas em tecnologias inovadoras. 

    O que faz uma empresa de serviços financeiros digitais? 

    São diversos as possibilidades para as fintechs, como:

    • bancos digitais;
    • cooperativas de crédito;
    • apps para gerenciamento financeiro;
    • plataformas para emissão de notas fiscais;
    • gateways de pagamento;
    • Fintech as a Service (FaaS).

    Esse último exemplo é composto por empresas que oferecem plataformas de soluções financeiras, como produtos bancários, para que organizações de outros segmentos consigam utilizá-los como se fossem deles próprios.

    A Zoop, por exemplo, oferece a plataforma de Banking as a Service, que permite às empresas de qualquer segmento, como as do varejo, oferecer produtos bancários diversos, como:

    • conta digital;
    • cartão pré-pago;
    • condições de crédito exclusivas para os clientes;
    • métodos de pagamento.

    Quais são as melhores soluções financeiras digitais?

    Quer saber quais são os serviços financeiros digitais do momento? Dentre os principais serviços financeiros estão plataformas de Credit as a Service, Banking as a Service e de gestão financeira, de emissão automatizada de nota fiscal, bem como os gateways de pagamento.

    Falando especificamente dos gateways de pagamento, as soluções como o Zoop Payments trazem recursos funcionais, como o split de pagamento, pagamento recorrente e meios de pagamento omnichannel.

    Vamos falar um pouco sobre cada um deles!

    Split de pagamento

    O split de pagamento consiste na divisão automatizada e sem interferência humana de pagamentos diretamente para a conta de intermediários. 

    Por exemplo, imagine que um restaurante esteja cadastrado em um marketplace de alimentos. Quando o cliente compra desse restaurante por meio do marketplace, há tanto o valor devido ao restaurante quanto o do marketplace.

    O split de pagamento age justamente para processar essa divisão de forma automatizada, simplificando o trabalho da equipe financeira e tornando o repasse bem mais ágil e interessante para as partes envolvidas. 

    Pagamento recorrente

    Gateways que oferecem bons recursos de pagamento recorrente automatizado também propiciam soluções interessantes para as empresas, especialmente àquelas que trabalham com clubes de assinatura e cobrança periódica de valores dos clientes.

    Dessa forma, as empresas contam com mecanismos automatizados que notificam o cliente sobre datas de vencimento, enviam boletos ou links de pagamento e organizam toda a linha de cobranças de modo mais eficiente.

    Esse é um excelente recurso para diminuir a taxa de inadimplência e melhorar a receita financeira das empresas.

    Meios de pagamento omnichannel

    Em tempos de tanta concorrência no ambiente digital, é fundamental colocar o cliente no centro das prioridades da empresa e aprimorar sua experiência de pagamento.

    Nesse caso, imagine que o consumidor encheu o carrinho de comprar no e-commerce, mas, na hora de fechar negócio, não encontrou a opção de compra que ele esperava. Isso é frustrante, além de ser uma deixa para comprar no concorrente.

    Nesse caso, as empresas precisam investir em uma infraestrutura completa de pagamento com opções diversificadas, como:

    • boleto bancário;
    • cartão de crédito e débito;
    • Pix;
    • carteiras digitais.

    Além disso, para aqueles que contam com canais digitais e físicos simultaneamente, a experiência de pagamento precisa ser omnichannel, de modo que todos os recibos via maquininha de cartão ou Pix via navegador web sejam liquidados na mesma conta intantaneamente.

    Zoop e Monedd se unem para colocar o cliente no centro do varejo

    Se você busca serviços financeiros inovadores para alavancar os resultados do seu negócio, precisa saber mais sobre a parceria entre a Zoop e a Monedd.

    Para quem não sabe, a Monedd é uma empresa que presta serviços de pagamento a clientes pessoas físicas e jurídicas. A ideia é fornecer ao seu público-alvo maquininhas de cartão e estrutura de gestão de pagamento que otimize o trabalho de vendedores Brasil afora.

    E para colocar esse projeto em prática, a Monedd conta com toda a estrutura tecnológica da Zoop desde que a empresa ainda dava seus primeiros passos. É o que o conta o CEO Marcelo Freitas Pires:

    “Quando a Monedd foi criada, chegamos através de várias pesquisas em uma empresa de tecnologia com soluções bem novas para o mercado e com um atendimento muito bacana. A Monedd surgiu e já de início conheceu a Zoop e começou esse relacionamento. Então a Monedd tem a Zoop como primeiro, grande e único parceiro até hoje”, comenta.

    A Zoop é parceira da Monedd ao disponibilizar serviços de pagamento inovadores e um atendimento humanizado.

    A ideia dessa parceria é otimizar e simplificar processos financeiros nas empresas para que elas ofereçam uma experiência de pagamento inovadora aos seus públicos!

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e, como a Monedd, dê um Zoop no seu negócio!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.