Como as startups estão mudando o mercado financeiro para sempre? Veja!
Se alguém viajasse no tempo e pulasse do ano de 2001 para 2023, com certeza iria se surpreender bastante com as mudanças sofridas pelo mercado financeiro no decorrer desse período.
A inovação tecnológica entrou com tudo como principal motor desse segmento e hoje as peças do tabuleiro sofreram inúmeras transformações. Os métodos mudaram, novos players surgiram e, o principal, a experiência do cliente vem sendo contemplada como raramente se viu.
Nesse quadro, um estilo de startup financeira vem ganhando destaque: as fintechs. Esse nome vem da união entre os termos em inglês financial and technology. De forma resumida, esse é um segmento que engloba empresas que apostam em inovações tecnológicas para oferecer serviços financeiros mais eficientes.
Algumas delas se notabilizam por serem uma fintech as a service. E o que é isso? São companhias que vendem plataformas digitais que oferecem serviços de fintech para empresas de outro ramo.
Por exemplo, com o banking as a service, empresas do varejo garantem serviços bancários próprios aos seus clientes, como conta corrente, condições especiais de crédito e muito mais.
Além disso, vivemos hoje no Brasil as últimas etapas de implementação do sistema de open finance, que promete modernizar o mercado financeiro brasileiro com mais inovação, competição saudável entre as instituições e produtos financeiros mais personalizados para os clientes.
Incrível, não é mesmo? E a isso se somam os bancos digitais, serviços de pagamento mais eficientes, ferramentas de gestão financeira para startups, corretoras digitais, transferências via PIX e muito mais.
Quer conhecer mais sobre o novo mercado financeiro? Pois continue a leitura do conteúdo até o fim e saiba mais!
O mercado financeiro e o open finance
Você já ouviu falar no termo open finance? Esse conceito veio para agilizar ainda mais o processo de transformação do mercado financeiro no Brasil.
Esse projeto foi encabeçado pelo Banco Central (Bacen) que, em 2021, organizou uma consulta pública para o lançamento das diretrizes e processos de implementação desse novo ecossistema, também chamado de sistema financeiro aberto.
Em um ambiente cada vez mais efervescente com o crescimento de bancos digitais, gateways de pagamento mais modernos e ferramentas de gestão financeira mais eficientes, esse projeto vem para acelerar ainda mais os processos de modernização das finanças no país.
A principal tarefa por trás dessa novidade é a implementação de um novo sistema de transparência e compartilhamento de informações entre instituições financeiras.
Esses dados dizem respeito não só aos dados cadastrais e histórico de compras e transações dos clientes de banco, mas também serão compartilhadas informações de compliances, métodos de trabalho e estrutura operacional das instituições e fintechs que aderirem ao programa.
O objetivo principal dessas medidas é dar às instituições financeiras mais dados sobre os clientes para que eles desenvolvam e ofereçam produtos financeiros mais personalizados e direcionados às demandas dos clientes.
Além disso, quando a informação circula de forma mais transparente, as empresas entram em uma corrida competitiva e mais justa por mais inovação e ofertas ainda mais atraentes para fisgar o público. Em resumo, o consumidor é quem mais tende a ganhar no processo.
Saiba mais: O que é open finance e o que abrange esse conceito?
PIX, ITP e outras tendências financeiras
Os resultados das novas tendências do mercado financeiro já podem ser vistas no nosso dia a dia. O open finance, por exemplo, por meio do Banco Central, foi quem intermediou a implementação do PIX e do ITP no Brasil. Mas o que significa cada um deles?
- PIX: nova tecnologia de transferência e pagamento lançada pelo Bacen em novembro de 2020. Com ele, o usuário pode fazer qualquer uma dessas duas transações a partir do app internet banking do smartphone. Os valores caem instantaneamente e o serviço funciona ininterruptamente 24 horas por dias e 7 dias por semana.
- ITP: o Iniciador de Transações de Pagamentos ainda está em fase de implementação no Brasil e, pouco a pouco, mais empresas vão aderindo a essa inovação. Com ele, é possível realizar transações digitais sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco e com o mínimo trabalho manual. A ideia é que a transação seja confirmada por meio de senha, biometria ou Face ID.
Inovações que nem essa vem para tornar mais fluida, simples, dinâmica e seguras as transações entre os participantes do mercado financeiro brasileiro.
Afinal, até as empresas hoje apostam nessas duas tendências financeiras para aumentar a taxa de conversão em vendas e dar mais conforto e agilidade ao consumidor.
Startup financeira e o fintech as a service
Por fim, vamos falar sobre uma startup financeira que funciona como uma fintech as a service e entrega produtos completos no mercado. Esse é o caso da Zoop.
Nesse segmento, a Zoop trabalha como um banking as a service em virtude da ferramenta Zoop Banking.
Por meio de uma plataforma white label desenvolvida pela Zoop, empresas de diversos segmentos podem implementar uma estrutura tecnológica de serviços bancários já pronta no seu próprio negócio.
Imagine, por exemplo, que um e-commerce implementou o serviço do Zoop Banking na empresa. Dessa forma, é possível oferecer produtos exclusivos e personalizados para os clientes sem depender das amarras do sistema bancário tradicional.
As contas digitais dos clientes podem ser rapidamente carregadas por meio de TED, boleto bancário ou pelo gateway de pagamento Zoop Payments, além de transferir dinheiro via PIX.
Por falar nele, o Zoop Payments é outra solução fundamental para modernizar a estrutura de pagamento das empresas. Pois, além de liquidar transações instantaneamente da conta empresarial, ela integra os terminais de pagamento online e offline e oferece diversos meios para concretizar uma compra, como:
- boleto bancário;
- Pix;
- cartão de débito e crédito;
- Ccrteiras digitais;
O Zoop Banking e o Zoop Payments evitam que a empresa tenha que investir de forma robusta em toda a estrutura tecnológica necessária para contar com a oferta de serviços bancários. Afinal, com a Zoop, a plataforma já está montada e só precisa ser implementada no operacional do negócio de modo simples e rápido, com todo o suporte necessário.
Confira o webinar da Zoop e saiba mais novidades sobre a transformaço digital no mercado de pagamentos:
Converse com um especialista da Zoop e faça parte das novas tendências do mercado financeiro!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.