Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Pagar Pix com cartão de crédito: como oferecer aos clientes?

    28 de fevereiro de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

     

    Pagar Pix com cartão de crédito já é possível, ainda que não seja uma funcionalidade oficial do Banco Central, mas, sim, uma oferta específica de alguns bancos, fintechs e instituições de pagamento com o objetivo de facilitar a rotina de seus clientes.

    A junção do sistema de pagamentos instantâneo com a função crédito funciona como uma espécie de empréstimo, no qual o titular do cartão usa o limite disponível para pagar a compra feita.

    Neste caso, a quantia é parcelada e os valores pagos diretamente na fatura, podendo ter acréscimo de juros, conforme as regras da entidade que cede o crédito.

    Para quem recebe, nada muda, pois o valor pago é liberado da mesma forma que se fosse feito um Pix tradicional, isto é, na íntegra e instantaneamente.

    Esse é um dos motivos pelos quais vale a pena trabalhar com esse meio de pagamento, mesmo que seus clientes optem por pagar Pix com cartão de crédito.

    Achou interessante e quer mais detalhes? Então, siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre essa funcionalidade!

    É possível pagar Pix com cartão de crédito?

    Sim! Os consumidores brasileiros já têm a opção de pagar Pix com cartão de crédito. Essa possibilidade vem sendo oferecida há algum tempo por bancos e fintechs e é ideal para quem não tem saldo disponível na conta corrente para usar o sistema de pagamentos instantâneo.

    Como você deve saber, para usar o Pix, quem está pagando precisa ter o valor correspondente à compra livre na conta, já que a transferência de valor acontece instantaneamente. 

    Porém, nem sempre isso acontece, o que pode levar a perder oportunidades interessantes, como descontos oferecidos pelo lojista a quem pagar à vista ou com esse meio de pagamento.

    Pagamento Pix com cartão de crédito na prática

    Ao pagar Pix com cartão de crédito, o consumidor tem a chance de aproveitar momentos como esses que acabamos de citar, direcionando a pagamento para a fatura do seu cartão de crédito, de forma parcelada, desde que tenha limite disponível para isso.

    O número de parcelas varia bastante entre as instituições financeiras, sendo possível encontrar algumas que dividem o valor total da compra em até 12 vezes. 

    Aqui, é importante destacar alguns pontos para você orientar corretamente seus clientes, se necessário:

    • ao pagar Pix com cartão de crédito, o limite desse segundo meio de pagamento é comprometido, ficando menor até as faturas futuras serem pagas;
    • ao contrário do Pix tradicional, esse não é um serviço gratuito para pessoas físicas, pois geralmente há cobrança de taxas e juros característicos de função crédito, lembrando que esses valores também mudam entre os bancos;
    • a funcionalidade não é oficial do Banco Central, por isso, não é uma regra oferecê-la, o que faz com que nem todas as instituições financeiras trabalhem dessa forma.

    Dica de leitura: “Tarifa do Pix para pessoa jurídica: como funciona essa cobrança?

    Como funciona o Pix no cartão de crédito para quem recebe?

    Para quem recebe, nada muda, pois mesmo que o cliente direcione o valor do Pix para o cartão de crédito, o valor é liberado na íntegra e instantaneamente na conta do vendedor (no caso, há os processos de pagamento diretos).

    Em outras palavras, ainda que o comprador parcele junto à instituição financeira com a qual tem relacionamento, quem vende não sente esse impacto, o que é ótimo para o fluxo de caixa.

    Já o prazo do recebimento do Pix para os lojistas pode variar conforme a plataforma de meios de pagamento utilizada. Porém, isso não tem a ver com o parcelamento em si. 

    O Pix da Zoop, por exemplo, é liberado em D+1, isto é, um dia após a compensação do valor. Com essa solução, você também não tem custos com integração, nem mensalidades.

    Veja, no vídeo abaixo, como funciona o Pix da Zoop!

    Outras funcionalidades do Pix semelhantes à função crédito

    Como comentamos, algumas instituições estão disponibilizando aos seus usuários a opção de fazerem Pix utilizando parte do limite do cartão de crédito. Entretanto, vale lembrar que esse é um serviço financeiro pontual, que não tem relação com as novas funcionalidades do sistema.

    Porém, conforme apontado na agenda evolutiva do Banco Central para esse meio de pagamento, está previsto o lançamento do Pix Garantido, popularmente chamado de Pix Parcelado.

    Pix Parcelado

    Trata-se de uma funcionalidade do Pix que permitirá o parcelamento de compras utilizando esse sistema. Ainda sem data oficial de lançamento, essa solução possibilitará que as aquisições sejam divididas de acordo com o limite de vezes liberado pelo varejista.

    A grande vantagem para quem vende é que, uma vez que o Pix Parcelado for realizado, o valor é creditado em bem menos tempo na conta — o que já não acontece nas vendas realizadas com cartão de crédito, que podem demorar até 30 dias para a liberação do pagamento.

    Além de otimizar a gestão financeira e de melhorar o fluxo de caixa do negócio, o Pix Parcelado tem tudo para aumentar o volume de vendas.

    Isso acontece porque, quando for lançada, a ferramenta viabilizará o atendimento de consumidores que não têm cartão de crédito, mas precisam parcelar a compra para adquirir o produto ou contratar o serviço, assim como aqueles que têm, mas com limites reduzidos.

    Somada a esses benefícios, essa nova funcionalidade diminuirá os gastos que os varejistas têm com as operadoras de cartão (taxas e tarifas), o que ajuda a reduzir o preço final dos produtos e, com isso, atrair mais compradores.

    Por que oferecer Pix aos clientes?   

    Existem diversas razões pelas quais vale a pena permitir que os consumidores paguem as compras usando o sistema de pagamentos instantâneo.

    Oferecer o Pix no checkout, tanto nas vendas presenciais quanto nas virtuais, contribui para:

    • otimizar o processo de pagar e receber;
    • atender diferentes grupos de consumidores;
    • fomentar compras não programadas;
    • entregar mais segurança para os clientes.

    O simples fato de não precisar informar dados de pagamento torna o Pix no e-commerce, por exemplo, uma solução que contribui para reduzir o número de carrinhos abandonados.

    Mesmo com todas essas vantagens, você ainda não levou esse sistema para sua empresa? Então, veja como o Pix da Zoop pode te ajudar!

    Preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas para dar um Zoop no seu negócio!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.