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    Cobrança Pix: como utilizar a função de recebimento de valores?

    14 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
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    Uma das novas funções do sistema de pagamentos instantâneo que está na agenda evolutiva do Banco Central é a Cobrança Pix, cujo nome oficial é Pix Cobrança.

    Em processo de implementação, o Pix Cobrança é uma solução que viabiliza cobranças com datas futuras, assim como acontece com o boleto bancário.

    Mas por quais motivos esse meio de pagamento pode ser interessante? Para responder essa questão, partiremos do princípio que essa é mais uma opção de pagamento a ser disponibilizada para os clientes. 

    Na prática, isso significa que, além dos meios tradicionais e já conhecidos, os consumidores terão mais essa alternativa, o que contribui para aumentar o volume de vendas.

    Um dado apresentado no Relatório da PYMNTS reforça que 26,5% dos churns (debandada de clientes das empresas) se deu por métodos de pagamentos recusados.

    Ou seja, não atualizar os meios de pagamento oferecidos pelo seu negócio pode levar à perda de importantes vendas e, consequentemente, de faturamento.

    Certamente, esse é um tipo de problema que você quer evitar, não é mesmo? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que é a Cobrança Pix, como funciona, quais as outras formas de receber via sistema de pagamentos instantâneo e o porquê essa ferramenta vale a pena.

    O que é a Cobrança Pix? 

    A Cobrança Pix, ou Pix Cobrança, é uma solução de pagamento que funciona de maneira semelhante a um boleto bancário. Isso quer dizer que as empresas poderão gerar cobranças com datas de vencimento futuras.

    O processo de geração dessa cobrança pode ser feita em tempo real e enviada diretamente para o consumidor.

    Entretanto, vale salientar que o modelo de cobrança Pix não é limitado ao comércio. Uma pessoa física também pode gerar um código de pagamento para cobrar a transferência de outra pessoa física.

    Como funciona o Pix Cobrança?

    Essa cobrança datada, por sua vez, é feita via QR Code dinâmico, que é aquele criado para um pagamento específico. Nele, estão registradas todas as informações relativas a essa cobrança, por exemplo, valor, multas, juros e dia limite para quitação.

    Para gerar esse QR Code, o credor tem algumas opções. Uma delas é fazer isso diretamente pelo aplicativo ou internet banking do banco no qual tem conta. A outra é pelo próprio banco digital.

    Isso é possível para empresas que aderiram ao Banking as a Service, solução que permite a qualquer negócio, de qualquer segmento, criar os próprios produtos e serviços financeiros, todos levando sua marca.

    Com a tecnologia BaaS, você tem a chance de oferecer aos clientes, por exemplo, conta digital completa, cartão de crédito e cartão pré-pago, de acordo com o perfil e necessidade do público-alvo, além de utilizar seu banco digital para movimentar as finanças do negócio, livre de intermediários.

    Confira como funciona o Banking as a Service da Zoop!

    Qual a diferença entre Pix Cobrança e boleto bancário?

    Se a cobrança Pix tem funcionalidade semelhante ao boleto bancário, o que difere um meio de pagamento do outro? A principal diferença entre esses dois métodos está no tempo de recebimento do valor pago.

    Em linhas gerais, os pagamentos realizados via boleto demoram até três dias úteis para serem compensados. Já as soluções baseadas no sistema de pagamentos instantâneo, como o Pix Cobrança, esse prazo é bem menor.

    Na Zoop, por exemplo, seus parceiros de negócio recebem no formato D+1, que é um dia útil após o pagamento. 

    Esse tempo reduzido de recebimento gera para a empresa diversas vantagens, sendo as que mais se destacam:

    • aprimoramento da gestão financeira;
    • melhora do fluxo de caixa;
    • dispensa da necessidade de reservar itens no estoque.

    Dica de leitura: “Dashboard financeiro: como essa ferramenta pode ajudar sua gestão?

    Quais são as outras maneiras de receber via Pix?

    O Pix Cobrança não é a única maneira de receber valores por meio desse sistema. As novas funções do sistema de pagamento instantâneo têm gerado cada vez mais oportunidades para as empresas e facilidade aos clientes, tanto para as vendas presenciais quanto para as vendas online.

    Confira outras maneiras de trabalhar com o Pix como meio de pagamento!

      • Pix na maquininha: recebimento de valores por esse sistema diretamente nas máquinas de cartão.
      • Pix Copia e Cola: geração de um código de pagamento que pode ser enviado para o cliente via SMS, aplicativo de mensagem, e-mail, chat ou outro canal de comunicação.
      • Pix Recorrente: proveniente do Débito Automático no Pix (ainda sem data de lançamento pelo Banco Central), que facilitará o fluxo de pagamentos recorrentes, a exemplo dos realizados em serviços por assinatura.
    • Pix parcelado: agendamento programado de parcelas de uma compra específica no modelo débito automático, na data estabelecida. É semelhante ao cartão de crédito, porém o Pix Parcelado não usa espaço do limite de crédito do cartão do cliente.

    Baixe agora mesmo o e-book “Como o Pix está revolucionando o varejo” e confira a importância do sistema de pagamentos instantâneo para esse setor. 

    Quais as vantagens do Pix Cobrança? 

    Há tempos, o Pix deixou de ser utilizado como uma ferramenta de transferência de valores entre pessoas físicas e passou a ser visto pelos brasileiros como um dos principais e mais funcionais meios de pagamento.

    Prova disso é que, segundo os dados do Banco Central, no lançamento do sistema, em novembro de 2020, foram realizadas exatamente 1.442.347 transações entre pessoas e empresas. Já em janeiro de 2024, esse número subiu para 4.404.306.

    Apenas com base nesses números é possível dizer que uma das razões para trazer o Pix para seu negócio é atender às atuais preferências e necessidades do público no que se refere aos métodos de pagamento.

    Mas essa não é a única vantagem. Somada a ela, vale a pena citar:

    • modernização dos meios de pagamento oferecidos;
    • redução de custos operacionais;
    • melhora do fluxo financeiro;
    • geração de novas oportunidades de vendas;
    • atendimento de diferentes grupos de consumidores;
    • otimização do processo de venda.

    Compreendeu os motivos pelos quais vale a pena trabalhar com o Pix? Então, resta apenas conferir como trazer essa solução para seu negócio, certo? Para isso, conheça o Pix da Zoop:

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