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    Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!

    31 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Os meios de pagamento seguem em constante evolução, tanto para atender às novas exigências e comportamentos dos consumidores quanto para absorver tecnologias mais modernas.

    Para saber o que será destaque no setor em 2024, realizamos uma pesquisa em parceria com o Instituto Qualibest, e descobrimos se os brasileiros preferem os bancos tradicionais ou os digitais e, também, quais são os métodos de pagamentos preferidos e mais usados.

    Como tendência em meios de pagamento para este ano, nosso levantamento resultou em uma lista formada por: pagamento por aproximação (no formato Tap to Pay), cashless economy e, claro, Pix, principalmente por conta das novas funcionalidades que serão lançadas.

    Por que você precisa saber isso? Porque as formas e os métodos de pagamento interferem diretamente na decisão de compra dos clientes. Soluções obsoletas, ou diferentes da preferência dos consumidores, podem levar a desistir da aquisição — ou, pior, a migrar para um concorrente do seu negócio.

    Somado a isso, a oferta de pagamentos personalizados, que levam a marca da sua empresa, é uma maneira de atrair e fidelizar público, gerar uma nova fonte de receita e conquistar um importante diferencial competitivo.

    Para entender tudo isso em detalhes, basta seguir a leitura deste artigo!

    Quais as 3 tendências em meios de pagamento para 2024?

    Como tendências em meios de pagamento para este ano, os três que merecem sua atenção e vale a pena oferecer para seus clientes são:

    1. pagamento por aproximação (no formato Tap to Pay);
    2. cashless economy;
    3. ascensão do Pix.

    Confira mais detalhes logo adiante!

    1. Pagamentos por aproximação (no formato Tap to Pay)

    Segundo nossa pesquisa, 72% dos consumidores preferem pagar usando a tecnologia de aproximação. As principais razões são:

    • 77% acham mais prático; 
    • 34% por usar bancos digitais;
    • 28% por não precisar manusear cartão/dinheiro;
    • 27% mais confiança nessa forma de pagamento.

    Uma ótima maneira de trabalhar com esse método de pagamento presencialmente – e destacar seu negócio no mercado – é usando a tecnologia Tap to Pay, oferecida pela Zoop.

    O Tap to Pay é uma solução que permite que qualquer estabelecimento comercial, ou prestador de serviço, receba pagamentos presenciais via cartão por aproximação, usando apenas o aparelho celular.

    Direcionada para dispositivos com NFC (Near Field Communication) e sistema operacional Android ou iOS, a tecnologia dispensa a necessidade de aquisição de terminais físicos. Logo, é mais prática, econômica e sustentável, visto que reduz o volume de lixo eletrônico e plástico produzido e descartado.

    Descubra mais sobre como essa solução foi desenvolvida no artigo: “NuTap: entenda a parceria entre Zoop e Nubank“.

    2. Cashless economy

    Para 65% dos brasileiros, os meios de pagamento digitais acabarão com o uso do dinheiro no futuro, ao menos foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Opinion Box.

    Partindo desse princípio, a cashless economy segue como uma das tendências do mercado de pagamentos em 2024, substituindo cada dia mais o uso de dinheiro em espécie por soluções eletrônicas.

    Para quem compra, as principais vantagens são a praticidade e rapidez no checkout. Já para quem vende, os benefícios que se destacam são:

    • aumento no volume de vendas e faturamento, decorrente do estímulo às aquisições não programadas;
    • adequação ao novo comportamento dos consumidores, que cada dia mais exigem métodos de pagamento otimizados e funcionais;
    • maior poder de atração e fidelização de clientes, principalmente se o uso de meios digitais vier atrelado aos descontos e/ou benefícios exclusivos.

    3. Ascensão do Pix

    O sistema de pagamentos instantâneo segue como o meio de pagamento mais usado no nosso país. De acordo com a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, ele já representa mais de 90% de todas as operações bancárias realizadas no país.

    O pagamento com Pix é prático, rápido, seguro e funcional. Por motivos como esses é que ele caiu nas graças dos brasileiros e continua crescendo na adesão e no uso, dia após dia.

    Para este ano, a expectativa gira em torno do lançamento do Pix Automático, que facilitará os pagamentos recorrentes, tendo previsão para ser liberado para o público em outubro.

    Veja como será essa nova funcionalidade no artigo: “Pix Recorrente: quais as vantagens e como utilizar essa solução?

    Como está a adesão dos brasileiros aos bancos tradicionais e digitais?

    Nossa pesquisa revelou que, entre os 880 entrevistados, 68% têm conta tanto em banco tradicional quanto em banco digital. Entre aqueles que têm conta apenas em bancos tradicionais, esse percentual é de 19%; e os que possuem somente conta em banco digital, 13%.

    Entre os principais motivos que levam à abertura de contas em bancos digitais, os três mais citados foram:

    • não têm taxas como os bancos tradicionais: 58%;
    • é mais fácil abrir conta: 55%;
    • é menos burocrático: 55%.

    Quando os participantes do levantamento foram questionados sobre as barreiras que os levaram a não abrir conta em um banco digital, os três principais apontamentos foram:

    • não encontrei nenhum produto/serviço que me interessasse: 36%;
    • gosto de fazer as transações na agência, conversar pessoalmente com meu gerente: 27%;
    • não acho que os bancos digitais tenham tanta segurança das informações quanto os tradicionais: 25%.

    Apesar de ainda existir certa resistência, saiba que oferecer um banco digital próprio da sua empresa é uma estratégia que beneficia o negócio e os clientes

    Livre das regras dos bancos tradicionais, você consegue entregar soluções realmente personalizadas para seu público, elevando o poder de atração e fidelização da marca e facilitando a rotina dos clientes.

    E o melhor: é possível entrar para esse mercado sem desviar do core business do seu negócio, nem se preocupar com questões regulatórias. Como? Descubra no artigo: “Banco digital próprio: como a Zoop ajuda a criar um para sua empresa?

    Quais são as principais formas de pagamento?  

    As formas de pagamento são as condições disponibilizadas para uma pessoa pagar algo. No Brasil, as oferecidas são:

    • à vista;
    • a prazo;
    • com data futura.

    Os pagamentos com Pix e cartão de débito são ótimos exemplos que entram na primeira opção. O pagamento com cartão de crédito e o BNPL (Buy Now, Pay Later) vem na segunda, enquanto o boleto bancário na terceira forma de pagamento.

    Como você pode ver, cada meio de pagamento está atrelado a uma forma. E, para não perder nenhuma venda, o mais indicado é oferecer o máximo de alternativas possíveis para os clientes.

    Ao fazer isso, são quase inexistentes as chances de perder uma venda por não trabalhar com as soluções de pagamento preferidas dos consumidores.

    Para você ter uma ideia, nossa pesquisa ainda mostrou que o Pix é especialmente usado quando a loja dá algum desconto para quem usa esse meio de pagamento — 53% dos entrevistados afirmaram isso.

    O cartão de crédito, por sua vez, é o preferido e mais usado para compras online, conforme 58% dos participantes do levantamento.

    O que queremos dizer com tudo isso? Que estar por dentro das preferências dos consumidores, quanto às formas e os meios de pagamento, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

    Quer mais detalhes sobre quais não podem faltar na sua empresa este ano? Então, baixe agora mesmo o e-book completo “Zoop — Relatório de Tendências 2024”!

     

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