Quais são as principais tendências do pagamento recorrente?
Você sabe quais são as principais tendências do pagamento recorrente? A inovação tecnológica trouxe uma série de benefícios para esse segmento que tradicionalmente sofre com o problema da inadimplência.
Antes de mais nada, vem a questão: o que é o pagamento recorrente? Ele nada mais é que uma forma de cobrança que acontece periódica e automaticamente, a partir do momento que o cliente fecha a contratação da entrega de um produto ou o fornecimento de um serviço contínuo.
Atualmente, existem diversas tendências de pagamento recorrente, devido à variedade de aplicações no mercado. Mas como o processo funciona?
Usando meios de pagamento como cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto bancário e Pix, o consumidor autoriza que as cobranças por sua aquisição sejam feitas, sem necessidade de outras ações, durante o período que durar seu relacionamento com a empresa.
Serviços de streaming de filmes e música, clubes de assinatura, academias, companhias que atuam no formato SaaS (Software as a Service), são ótimos exemplos de modelos de negócio que recebem valores regulares dos seus clientes.
Aqui, é fundamental destacarmos que as soluções de pagamento recorrente são um dos pilares mais importantes desse mercado.
Sem as ferramentas certas para gerar as cobranças de forma automática e constante, é praticamente impossível adentrar esse setor e ter o fluxo financeiro funcionando adequadamente.
Mas será que o mercado de recorrência é interessante para seu negócio? O que é necessário para trabalhar dessa maneira? Como oferecer os meios de pagamento certos para esse modelo de atuação?
Neste artigo, falaremos sobre as tendências do pagamento recorrente, além de insights e principais desafios desse setor. Siga a leitura e confira agora!
O que é o mercado de recorrência?
O mercado de recorrência é aquele que abrange diversos nichos econômicos que oferecem para os consumidores produtos e serviços com entrega e fornecimento contínuos.
Esse segmento ganhou força nos últimos anos e segue em franca expansão por conta de um motivo em especial: a mudança de comportamento das pessoas que, cada dia mais, estão valorizando a praticidade em detrimento ao obter algo.
Por exemplo, o segmento de carros por assinatura traz economia e redução de gastos para os usuários.
Informações da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), citadas na reportagem do site do Estadão, revelaram que, em 2023, o segmento de assinatura de carros cresceu 10 vezes mais do que a locação.
Entre os motivos dessa expansão está o fato que o cliente não tem gasto algum com o veículo, visto que questões como seguro, reparo e imposto são de responsabilidade de empresa de aluguel veicular.
Na prática, portanto, cabe ao assinante apenas abastecer o carro, livrando-se dos demais custos que se tem quando o veículo é próprio.
Aproveite e leia também: “O que é e como fazer a gestão financeira pessoal?“
Insights e tendências do pagamento recorrente
Segundo uma pesquisa da Lineup, multinacional especializada em soluções financeiras para negócios recorrentes, o mercado de assinaturas digitais é responsável pelo movimento de US$ 650 bilhões em todo o mundo.
Esse é um dado de maio de 2022. Entretanto, o mesmo levantamento estimou que, até 2025, essa quantia deve chegar ao expressivo valor de US$ 1,5 trilhão, representando mais de 100% de aumento.
Por aqui, o cenário não é diferente. Uma reportagem da Forbes trouxe dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e da fornecedora de plataforma para e-commerce Betalabs, os quais confirmam o crescimento do mercado de recorrência no Brasil.
Conforme apontado na matéria, os clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bilhão anuais no nosso país.
Já um dado divulgado pela E-commerce Brasil em 2023 mostra que 88% dos brasileiros planeja ingressar em um clube de assinatura nos próximos seis meses.
Seguindo essa linha de expansão, a tendência apontada no mesmo artigo é que o mercado de recorrência brasileiro cresça mais que o americano, que já movimenta mais de US$ 10 bilhões anuais apenas com clubes de assinatura.
Qual o papel do pagamento recorrente nesse cenário?
Como dissemos logo na abertura deste post, o pagamento recorrente é essencial para as empresas que pretendem oferecer aos seus clientes soluções com entrega e/ou fornecimento periódicos, tanto de produtos quanto de serviços.
Sem essa ferramenta, torna-se um tanto complicado — para não dizer impossível — receber valores regulares dos clientes. Isso, por sua vez, compromete a gestão financeira do negócio, tornando-a um verdadeiro desafio para os gestores.
É preciso ter em mente que os pagamentos recorrentes são fundamentais para melhorar a jornada de compra do cliente, trazendo muito mais praticidade, comodidade e segurança.
Por conta disso, essa forma de cobrança ajuda a atrair e a fidelizar consumidores, além de melhorar a previsibilidade de receita do negócio.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é aquele que acontece de maneira automática e periódica, conforme as regras definidas pela empresa e acordadas entre vendedor e comprador.
Ou seja, essa forma de cobrança pode ser mensal, trimestral, semestral, anual ou em outro intervalo, de acordo com o modelo do negócio e o fluxo de entrega do produto e/ou serviço ao cliente.
Como dissemos, os meios de pagamento usados para esse fim podem ser:
- débito em conta corrente;
- cartão de crédito;
- boleto bancário;
- Pix recorrente, que poderá ser usado tão logo o Banco Central disponibilizar a função Débito Automático nesse sistema.
Sobre essas tendências do pagamento recorrente, vale a pena mencionarmos que o cartão de crédito tem a vantagem de não comprometer o limite do cliente, diferentemente do que acontece nas vendas parceladas nesse meio de pagamento.
O Pix recorrente, por sua vez, destaca-se para os clientes por ser um agendamento de cobrança bastante simples. Para quem vende, o benefício fica por conta do recebimento dos valores em menos tempo, comparado com outros métodos de pagamento.
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Como sua empresa pode aproveitar as tendências do pagamento recorrente?
Como você pôde perceber, o Pix está sendo visto como motor de inclusão no cenário de assinaturas. Porém, é fundamental trabalhar com outros meios de pagamento que também permitam a cobrança periódicas dos clientes.
Isso pode ser feito utilizando uma plataforma de pagamento recorrente, como a oferecida pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.
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