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    O que é split de pagamento? Como utilizá-lo? Saiba tudo!

    19 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    O varejo mudou completamente com a transformação digital. Canais de vendas, ações de marketing, gestão operacional e meios de pagamento já se beneficiam da digitalização para otimizar a experiência dos clientes e os custos das marcas. Aliás, um exemplo prático é o split de pagamento.

    Essa é uma dessas soluções que surgiu para facilitar ainda mais a jornada de pagamento. Sabemos que, na venda de um produto, pode haver mais de um intermediário envolvido nas etapas de comercialização, não é verdade? 

    Uma empresa do varejo que paga comissão aos seus vendedores por produtos vendidos,  por exemplo, precisa repassar aos profissionais os percentuais a que eles têm direito no momento do pagamento.

    Se esse processo tende a ser mais complexo e demorado quando feito manualmente, ele se torna mais simples quando a empresa varejista conta com um gateway de pagamento com split!

    Ficou curioso para entender melhor o que é split de pagamento e como implementar esse modelo de cobrança no seu negócio? Confira o conteúdo até o fim!

    O que é split de pagamento?

    A evolução dos métodos de pagamentos trouxe uma série de benefícios tanto para os lojistas quanto para os clientes em termos de segurança, eficiência e agilidade. Hoje em dia, os processos são bem mais automatizados, simples e a aprovação leva apenas alguns segundos.

    Alguns desses benefícios refletem especialmente no melhor gerenciamento financeiro e na simplificação de processos. E o split de pagamento é um bom exemplo disso.

    Esse método de cobrança consiste na divisão automatizada da receita de um pagamento entre todos os destinatários do dinheiro.

    Split, em inglês, significa exatamente divisão. Então, quando o consumidor faz o pagamento, os valores totais são divididos em pelo menos mais dois recebedores.

    Para exemplificar, os valores de cada venda podem ser redistribuídos para o estabelecimento e para o vendedor daquela transação específica, que ganha uma comissão do valor total gasto pelo cliente.

    Em um estabelecimento de delivery, por sua vez, quando o restaurante fecha uma venda, os valores são redistribuídos para o empreendimento e para o entregador do pedido.

    Caso esse processo de gerenciamento de recebíveis fosse feito de forma 100% manual, poderia gerar uma série de inconsistências que atrapalhariam o recebimento devido de cada intermediário no processo, além de tornar a divisão e o repasse mais demorado.

    Por outro lado, caso a loja conte com um gateway de pagamento com split, essa divisão é feita de forma totalmente automatizada, levando o dinheiro para conta de cada recebedor sem interferências e de forma instantânea.

    Como funciona o split de pagamento para marketplace?

    Em tempos de transformação digital e completa integração do varejo com as lojas virtuais, o split de pagamento se consolidou como um método de cobrança ainda mais interessante.

    Afinal, vivemos a era dos marketplaces, espaços que funcionam como verdadeiros shopping centers virtuais, que concentram uma grande quantidade de lojistas independentes para vender seus produtos pelo Brasil afora.

    Nesse caso, o split de pagamento é fundamental para que a transação realizada pelo consumidor seja dividida e automaticamente entregue a cada um dos recebedores envolvidos: o lojista que aluga o espaço e o próprio marketplace, que recebe seu percentual de venda de acordo com a política da empresa.

    Portanto, um gateway de pagamento com split é uma solução crucial para os marketplaces que buscam criar uma experiência mais fluida e dinâmica tanto para os clientes quanto para os varejistas que contam com o espaço para expandir seus negócios.

    Como veremos no tópico seguinte, adotar soluções digitais inovadoras, para além dos mecanismos de pagamento, torna as marcas mais competitivas no cenário atual.

    Case Edmond e o gateway de pagamento com split

    Mas, afinal, como criar um split de pagamento? Para criar um split de pagamento automatizado e eficiente, é preciso investir em um gateway de pagamento com split, como o Zoop Payments.

    A Zoop conta com uma parceria com a Edmond, empresa que se notabiliza por ser um ecossistema de soluções financeiras e tecnológicas com o objetivo de apoiar todos os players no mercado de energia solar.

    A Edmond conta com o suporte da Zoop desde o início do seu projeto, e a disponibilização de soluções financeiras modernas, como o split de pagamento e o pagamento recorrente, foram o diferencial para o início dessa parceria.

    Amanda Moreira da Silva, Coordenadora de Operações Comerciais da Edmon, sublinha a importância da parceria para flexibilizar as soluções de pagamento no segmento de energia solar.

    “O mercado solar estava muito limitado no quesito meio de pagamento… Os nossos processos de venda e pagamentos são muito melhores com a Zoop, pois a gente consegue deixar tudo concentrado em um único local”, comenta Amanda.

    Ela também afirma que a tecnologia da Zoop possibilita que todos os players do mercado de energia solar se concentrem em uma única estrutura de pagamento para realizar negociações de forma ágil, simplificada e com opções diversas de venda.

    Rafael Chalegre, Key Account Manager da Zoop, afirma que as APIs desenvolvidas pela Zoop permitem que a Edmon consiga vender tanto por recorrência como por parcelamento em até 21x. “Isso é muito importante devido ao ticket médio bastante elevado nesse ramo de atividade”, complementa.

    Já soluções como o split de pagamento, por exemplo, ajudam a automatizar repasses e transações de forma ágil e segura em um mercado tão descentralizado e com tantos players envolvidos.

    Esperamos que tenham entendido direitinho o que é split de pagamento! Fale agora com um consultor e dê um Zoop no seu negócio!

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