O que é split de pagamento? Como utilizá-lo? Saiba tudo!
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O varejo mudou completamente com a transformação digital. Canais de vendas, ações de marketing, gestão operacional e meios de pagamento já se beneficiam da digitalização para otimizar a experiência dos clientes e os custos das marcas. Aliás, um exemplo prático é o split de pagamento.
Essa é uma dessas soluções que surgiu para facilitar ainda mais a jornada de pagamento. Sabemos que, na venda de um produto, pode haver mais de um intermediário envolvido nas etapas de comercialização, não é verdade?
Uma empresa do varejo que paga comissão aos seus vendedores por produtos vendidos, por exemplo, precisa repassar aos profissionais os percentuais a que eles têm direito no momento do pagamento.
Se esse processo tende a ser mais complexo e demorado quando feito manualmente, ele se torna mais simples quando a empresa varejista conta com um gateway de pagamento com split!
Ficou curioso para entender melhor o que é split de pagamento e como implementar esse modelo de cobrança no seu negócio? Confira o conteúdo até o fim!
O que é split de pagamento?
A evolução dos métodos de pagamentos trouxe uma série de benefícios tanto para os lojistas quanto para os clientes em termos de segurança, eficiência e agilidade. Hoje em dia, os processos são bem mais automatizados, simples e a aprovação leva apenas alguns segundos.
Alguns desses benefícios refletem especialmente no melhor gerenciamento financeiro e na simplificação de processos. E o split de pagamento é um bom exemplo disso.
Esse método de cobrança consiste na divisão automatizada da receita de um pagamento entre todos os destinatários do dinheiro.
Split, em inglês, significa exatamente divisão. Então, quando o consumidor faz o pagamento, os valores totais são divididos em pelo menos mais dois recebedores.
Para exemplificar, os valores de cada venda podem ser redistribuídos para o estabelecimento e para o vendedor daquela transação específica, que ganha uma comissão do valor total gasto pelo cliente.
Em um estabelecimento de delivery, por sua vez, quando o restaurante fecha uma venda, os valores são redistribuídos para o empreendimento e para o entregador do pedido.
Caso esse processo de gerenciamento de recebíveis fosse feito de forma 100% manual, poderia gerar uma série de inconsistências que atrapalhariam o recebimento devido de cada intermediário no processo, além de tornar a divisão e o repasse mais demorado.
Por outro lado, caso a loja conte com um gateway de pagamento com split, essa divisão é feita de forma totalmente automatizada, levando o dinheiro para conta de cada recebedor sem interferências e de forma instantânea.
Como funciona o split de pagamento para marketplace?
Em tempos de transformação digital e completa integração do varejo com as lojas virtuais, o split de pagamento se consolidou como um método de cobrança ainda mais interessante.
Afinal, vivemos a era dos marketplaces, espaços que funcionam como verdadeiros shopping centers virtuais, que concentram uma grande quantidade de lojistas independentes para vender seus produtos pelo Brasil afora.
Nesse caso, o split de pagamento é fundamental para que a transação realizada pelo consumidor seja dividida e automaticamente entregue a cada um dos recebedores envolvidos: o lojista que aluga o espaço e o próprio marketplace, que recebe seu percentual de venda de acordo com a política da empresa.
Portanto, um gateway de pagamento com split é uma solução crucial para os marketplaces que buscam criar uma experiência mais fluida e dinâmica tanto para os clientes quanto para os varejistas que contam com o espaço para expandir seus negócios.
Como veremos no tópico seguinte, adotar soluções digitais inovadoras, para além dos mecanismos de pagamento, torna as marcas mais competitivas no cenário atual.
Case Edmond e o gateway de pagamento com split
Mas, afinal, como criar um split de pagamento? Para criar um split de pagamento automatizado e eficiente, é preciso investir em um gateway de pagamento com split, como o Zoop Payments.
A Zoop conta com uma parceria com a Edmond, empresa que se notabiliza por ser um ecossistema de soluções financeiras e tecnológicas com o objetivo de apoiar todos os players no mercado de energia solar.
A Edmond conta com o suporte da Zoop desde o início do seu projeto, e a disponibilização de soluções financeiras modernas, como o split de pagamento e o pagamento recorrente, foram o diferencial para o início dessa parceria.
Amanda Moreira da Silva, Coordenadora de Operações Comerciais da Edmon, sublinha a importância da parceria para flexibilizar as soluções de pagamento no segmento de energia solar.
“O mercado solar estava muito limitado no quesito meio de pagamento… Os nossos processos de venda e pagamentos são muito melhores com a Zoop, pois a gente consegue deixar tudo concentrado em um único local”, comenta Amanda.
Ela também afirma que a tecnologia da Zoop possibilita que todos os players do mercado de energia solar se concentrem em uma única estrutura de pagamento para realizar negociações de forma ágil, simplificada e com opções diversas de venda.
Rafael Chalegre, Key Account Manager da Zoop, afirma que as APIs desenvolvidas pela Zoop permitem que a Edmon consiga vender tanto por recorrência como por parcelamento em até 21x. “Isso é muito importante devido ao ticket médio bastante elevado nesse ramo de atividade”, complementa.
Já soluções como o split de pagamento, por exemplo, ajudam a automatizar repasses e transações de forma ágil e segura em um mercado tão descentralizado e com tantos players envolvidos.
Esperamos que tenham entendido direitinho o que é split de pagamento! Fale agora com um consultor e dê um Zoop no seu negócio!
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