Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    banking

    Quais são as vantagens do Banking as a Service? 6 razões para investir!

    18 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Você conhece as vantagens do Banking as a Service (BaaS) para seu negócio? Não? Então, ficará surpreso ao saber como essa inovação dos sistema financeiro veio para revolucionar o comércio.

    A tendência Banking as a Service contribui para que qualquer empresa, independentemente do segmento, crie e ofereça produtos e serviços financeiros personalizados para seus clientes.

    Também chamada de BaaS, essa solução tecnológica comumente é oferecida por fintechs, que entregam às companhias interessadas tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um banco digital completo.

    Na prática, a Fintech as a Service que fornece a tecnologia fica “nos bastidores” dessa operação. Ou seja, o nome da startup não aparece nos serviços e/ou produtos financeiros criados, o que aumenta a credibilidade da empresa contratante perante os clientes, visto que é a marca dela que estará estampada em tudo.

    O Banking as a Service no Brasil é tão promissor quanto em outros países. Para você ter uma ideia, uma reportagem do site Exame destacou que os clubes de futebol Flamengo e São Paulo anunciaram que, em breve, lançarão serviços bancários próprios, incluindo contas digitais.

    Internacionalmente, tudo indica que o Twitter também seguirá essa estratégia, conforme mencionado na mesma matéria.

    Esses são apenas dois exemplos que comprovam que qualquer negócio pode criar as próprias soluções financeiras para aprimorar a experiência de pagamentos, ainda que não seja nativo desse setor.

    Por aqui, o iFood já é um grande case de sucesso, com a oferta do chamado “Banco dos Restaurantes”, que é um banco digital exclusivo para donos de estabelecimentos comerciais que usam a plataforma de delivery.

    Quer saber mais detalhes sobre a estratégia do iFood e quais são as vantagens do Banking as a Service para contribuir com o crescimento da sua empresa? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo!

    O que é o Banking as a Service?

    Banking as a Service é um recurso que permite que empresas que não são nativas do mercado financeiro criem suas próprias soluções para esse setor, de forma personalizada, levando em conta o perfil e as necessidades dos clientes

    Também representado pela sigla BaaS, o termo pode ser traduzido para o português como “banco como serviço”.

    Aliás, o conceito BaaS pode ser usado pelas companhias que já fazem parte desse segmento, mas que querem expandir ou aprimorar suas ofertas de produtos e/ou serviços financeiros de maneira mais simples e rápida.

    Isso é possível porque a tecnologia BaaS — geralmente entregue por Fintechs as a Service (FaaS) — é uma infraestrutura bancária pronta para uso, devidamente regulamentada junto aos órgãos reguladores.

    Dica! Confira este vídeo exclusivo da Zoop e entenda mais sobre o que é Banking as a Service, suas vantagens e funcionamento! 

     

    Como funciona o Banking as a Service?

    Entendido o que é Banking as a Service? Então, vamos falar agora do seu funcionamento!

    A tecnologia BaaS funciona por meio de APIs para o sistema financeiro. A sigla é referente ao termo em inglês Application Programming Interface, que, na tradução para nosso idioma, quer dizer Interface de Programação de Aplicativo.

    As APIs podem ser definidas como conjuntos de instruções de programação que incluem rotinas, padrões e metodologias que viabilizam a conexão entre sistemas diferentes.

    Uma das melhores maneiras de entender o funcionamento das APIs é pensando nelas como se fossem caixas. Trazendo isso para como funciona o Banking as a Service, imagine que cada uma das caixas armazena um serviço ou produto financeiro diferente.

    Se o mais interessante para seu negócio for oferecer aos clientes uma conta digital, você pode adquirir junto à fintech escolhida apenas a caixa que contenha essa solução e assim sucessivamente.

    Em outras palavras, o BaaS é uma tecnologia modular, que você pode adquirir de acordo com a estratégia, aumentando o número de recursos financeiros oferecidos conforme sua necessidade e dos seus clientes.

    Lembrando, novamente, que essa tecnologia vem pronta e devidamente regulamentada, bastando parametrizá-la com as regras da empresa e inserir sua marca.

    Sobre o funcionamento das aplicações, aproveite e leia também este artigo: “API para banco digital: conheça a solução que permite incorporar serviços financeiros ao seu negócio!

    Quais os produtos de um Banking as a Service?

    Por falar em banco e conta digital, esses são alguns exemplos de produtos do Banking as a Service que podem ser personalizados e oferecidos por meio do uso dessa tecnologia.

    Mas se formos citar a lista completa, as soluções financeiras que podem ser criadas com o BaaS pela sua empresa são:

    • conta digital, contemplando funcionalidades como:
      • consulta e emissão de saldo e extrato;
      • pagamentos diversos, incluindo contas de consumo como água, luz e outras;  
      • débito automático;
      • recebimento de depósitos;
      • transferência entre contas bancárias, como TED e Pix.
    • meios de pagamento personalizados, tais como:
      • boleto bancário;
      • cartão de crédito, inclusive private label, que é aquele que só pode ser utilizado na rede de lojas que o forneceu;
      • cartão de débito;
      • cartão pré-pago;
      • Pix.
    • banco digital: incluindo todos os produtos e serviços que acabamos de citar e, também, a oferta de:
      • empréstimos;
      • seguros;
      • financiamentos; 
      • entre outros, de acordo com o modelo de negócio.

    E aí, quer investir em alguma tendência Banking as a Service? Mas, antes, vamos falar do principal: seus benefícios!

    Quais as vantagens do Banking as a Service para seu negócio? 

    Somente com a definição sobre o que é Banking as a Service e as características dessa ferramenta, já dá para ter uma boa noção do quanto ela pode ser benéfica para o negócio e seus clientes, concorda?

    E, para deixar essa percepção ainda mais clara, separamos as principais vantagens do Banking as a Service para uma empresa — que também são as razões pelas quais agilizam a expansão do seu negócio. São elas:

    • Capacidade de atender pontualmente às necessidades financeiras e experiências de pagamento do público-alvo;
    • potencial para aumentar a taxa de atração e fidelização da sua marca;
    • redução de custos com desenvolvimento de soluções financeiras próprias; 
    • aprimoramento da gestão financeira do seu negócio;
    • geração de uma nova fonte de receita para sua companhia;
    • expansão do portfólio de soluções sem desviar do core business;
    • adequação ao novo cenário corporativo e conquista de um importante diferencial competitivo.

    Confira os detalhes!

    Capacidade de atender pontualmente às necessidades financeiras e experiências de pagamento do público-alvo

    Sua empresa, melhor do que qualquer banco, conhece as necessidades, preferências e expectativas financeiras do seu público-alvo. Afinal, lida com esses clientes diariamente, ouve seus apontamentos, críticas, sugestões, reclamações e elogios.

    Por isso, nada mais adequado do que aproveitar essa vantagem para criar e entregar produtos e serviços financeiros realmente alinhados a esses critérios, que supram as lacunas deixadas pelo modelo bancário tradicional.

    Tendo em vista que os consumidores já conhecem sua marca e confiam nela, as chances de adesão à oferta são bastante expressivas.

    Potencial para aumentar a taxa de atração e fidelização da sua marca

    Seguindo a linha da vantagem anterior, o conceito BaaS também ajuda a elevar a taxa de atração e fidelização do seu negócio. 

    Há, basicamente, duas razões para isso: 

    • a primeira é que sua oferta de produtos e/ou serviços financeiros estará devidamente alinhada às exigências e carências de um determinado público-alvo, deixando-a mais interessante do que as oferecidas por outras empresas financeiras que não fazem parte do setor;
    • a segunda é que os clientes encontrarão tudo o que precisam em um único lugar (no caso, seu negócio), dispensando a necessidade de buscar outras fontes para suprir suas demandas diárias.

    Redução de custos bancários e aprimoramento da gestão financeira do seu negócio

    A partir do momento que você tem um banco digital próprio da sua empresa, não precisa mais utilizar nenhum outro. Afinal, todas as operações financeiras do negócio passam a ser transacionadas internamente.

    Isso significa menos gastos, a exemplo do pagamento de taxas e tarifas bancárias, bem como uma gestão financeira muito mais eficiente, pois tudo passa a ser acompanhado e movimentado em um dashboard de controle financeiro único — especialmente quando a solução BaaS adotada é da Zoop.

    Extra! Baixe agora mesmo o e-book exclusivo “Se diferencie com o Banking as a Service da Zoop” e confira tudo sobre BaaS, incluindo como podemos ajudar você com o Zoop Banking!

    Geração de uma nova fonte de receita para sua companhia

    Seguindo o mesmo motivo pelo qual os custos bancários são reduzidos, é possível gerar uma nova fonte de receita para o negócio. A razão para isso é que todos os gastos que seus clientes teriam com manutenção de contas bancárias, taxas e tarifas, passam a ser direcionados para sua empresa.

    Aqui, vale destacar que essa é uma vantagem bastante interessante. Entretanto, tenha em mente que, quanto menos cobrança gerar para seus clientes, decorrentes da oferta de produtos e/ou serviços financeiros, mais competitiva e atrativa sua oferta se torna.

    Expansão do portfólio de soluções sem desviar do core business

    Como a tecnologia BaaS vem pronta — necessitando apenas parametrizá-la com as regras do negócio e inserir sua marca —, não é preciso se desviar do core business para desenvolvê-las e entregá-las.

    Com isso, você expande seu portfólio de soluções de uma forma simplificada, sem precisar se preocupar com questões regulatórias, por exemplo. 

    Em paralelo, reduz os custos com desenvolvimento e diminui o time-to-market, liberando seus produtos e/ou serviços financeiros para o mercado mais rapidamente e com bem menos custos que teria se começasse esse processo do zero.

    Lembra-se que, logo no início deste artigo, falamos do Banco dos Restaurantes do iFood? Pois bem, esse é um ótimo exemplo de empresa que expandiu o portfólio dessa forma.

    Confira, neste vídeo exclusivo, como isso foi possível!

    Como ser um Banking as a Service?

    O que achou dessa lista de vantagens do Banking as a Service? Se você quer investir nessa tecnologia e não sabe como ser um Banking as a Service, chegou a hora de conhecer a solução da Zoop.

    O Zoop Banking proporciona a experiência de um banco digital para os clientes, tudo com sua marca. O mais legal é que o negócio se verá livre de burocracias e amarras com qualquer intermediário bancário.

    Afinal, nossa solução coloca seu negócio como protagonista da oferta de serviços financeiros para os clientes, como emissão de cartão pré-pago e condições de crédito exclusivas!

    Fale com um consultor da Zoop agora mesmo e conte com todas as vantagens do Banking as a Service no seu negócio!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.