
Como oferecer Pix no e-commerce? 3 maneiras diferentes!

Quer saber quais são as vantagens de ter o Pix no e-commerce? Ano a ano, cresce a utilização desse recurso como meio de pagamento digital. E não é por acaso.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Istoé Dinheiro, o sistema de pagamentos instantâneo movimentou R$32 bilhões no comércio digital em 2023.
Esse valor atingiu 26% de todos os pedidos realizados pelo e-commerce no ano passado em levantamento realizado pela NeoTrust com mais de 2,5 mil lojas virtuais brasileiras.
O mesmo levantamento constatou que o cartão de crédito (55,9% dos pedidos) continua líder na preferência dos consumidores, mas com uma pequena queda, principalmente em virtude do crescimento do Pix no e-commerce.
O que queremos dizer com tudo isso? Se o Pix tem sido tão procurado pelos consumidores que fazem compras online, oferecê-lo é uma maneira de atender a essa preferência e evitar que boas vendas deixem de ser efetivadas.
Para se ter uma ideia da importância de disponibilizar a solução de pagamento favoritas dos clientes, nosso Relatório de Tendências apontou que 80% das pessoas deixam de concluir seus pedidos se não encontram seu meio de pagamento preferido.
Dito isso, você sabe como funciona o Pix no e-commerce? Então siga a leitura deste artigo e confira três maneiras diferentes de trabalhar com o sistema de pagamentos instantâneo na sua loja virtual.
Como usar o Pix no e-commerce?
O Pix no e-commerce pode ser utilizado das seguintes formas:
- via QR Code estático ou dinâmico;
- informando a chave Pix;
- com opção “Copia e Cola”.
Veja os detalhes!
Via QR Code estático ou dinâmico
A primeira opção de uso do Pix no e-commerce que vamos mencionar é via QR Code, que é um código de barras que armazena todas as informações do pagamento que será efetuado, tais como valor, data de vencimento, identificação do cliente, entre outras.
Esse QR Code pode ser de um desses dois tipos:
- estático: preço único de um produto ou serviço que pode ser utilizado várias vezes, por pagadores distintos;
- dinâmico: gerado para vendas específicas, com valor pontual de cada compra.
No comércio eletrônico, o QR Code é apresentado na tela da plataforma de venda ou aplicativo ao final da compra. Basta o cliente “ler” a informação com o smartphone e fazer o pagamento de acordo com o passo a passo definido pelo banco ou carteira digital.
Sugestão de leitura: “Pagamento via QR Code: conheça mais sobre essa experiência do pagamento sem contato”
Informando a chave Pix
Outra forma de utilizar o Pix no e-commerce é informar ao cliente a chave do sistema de pagamentos instantâneo que sua empresa utiliza, que pode ser: CNPJ do negócio, número de um celular, e-mail ou chave aleatória gerada pelo próprio sistema.
Em vez de disponibilizar dados como agência e número da conta, basta informar a chave Pix para o cliente realizar a transferência do valor da compra.
Opção “Copia e Cola”
Como funciona o Pix no e-commerce pela opção “Copia e Cola”? Essa forma de cobrança via Pix tende a ser bem interessante para quem trabalha com vendas online e consiste em gerar um código de pagamento e enviá-lo para o cliente.
A opção “Copia e Cola” pode ser gerada pela plataforma de pagamentos online usada pelo e-commerce ou diretamente pelo aplicativo bancário. Semelhante ao QR Code, neste código, estão todas as informações da venda.
O comprador só precisa copiar e colar essa linha de código no seu app bancário, internet banking ou carteira digital e concluir o pagamento.
Trabalha também com vendas presenciais? Então, este conteúdo será interessante para você: “Pix na maquininha: como usar essa solução nas vendas presenciais?”
O que é bolePix?
Uma alternativa na forma de utilização do Pix no e-commerce surgiu recentemente e está sendo chamada de “bolePix”, uma mistura do boleto bancário com o QR Code e o Pix.
Ele funciona, mais ou menos, da seguinte forma:
- o cliente escolhe o bolePix como meio de pagamento;
- o sistema da loja virtual gera um QR Code em formato .PDF;
- o .PDF pode ser acessado diretamente pela tela do computado ou enviado para o comprador via aplicativo de troca de mensagem ou SMS;
- o cliente lê o QR Code com seu smartphone e finaliza o pagamento.
Dica de leitura: “Pix para cobrança recorrente: como usar esse sistema em assinaturas?”
Vantagens de ter o Pix no e-commerce
Como dissemos logo na abertura deste artigo, o Pix tem sido cada vez mais procurado e utilizado pelos consumidores na hora de fazer pagamentos de compras online. Se seguir essa linha, a tendência é que essa preferência torne esse meio de pagamento um dos mais utilizados pelos brasileiros.
Do ponto de vista dos clientes, essa predileção costuma estar relacionada à praticidade, agilidade, segurança, inclusão e comodidade que o Pix oferece.
Para as empresas que propiciam essa solução de pagamento aos seus clientes, as vantagens que mais se destacam são:
- custo operacional reduzido;
- atração de diferentes grupos de consumidores (a exemplo dos que não usam ou não têm cartão de crédito);
- chances de fomentar compras não programadas;
- redução da necessidade de reserva de estoque (o que comumente acontece em transações via boleto bancário);
- recebimento dos valores das vendas em menos tempo (comparado aos demais meios de pagamento).
Como implementar o Pix no e-commerce?
Agora que sabe de tudo isso, basta descobrir como trazer o Pix para seu negócio, certo? Quanto a isso, podemos ajudar você! Conheça, agora, o Pix da Zoop:
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