Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Techfin e fintech: como podem ajudar o seu negócio? Entenda!

    12 de março de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Já ouviu falar de techfin e fintech? Qual a diferença, afinal?

    O termo techfin pode ser definido como uma empresa de tecnologia que oferece soluções para desenvolvimento e entrega de serviços financeiros para outras empresas, com o objetivo de agilizar e modernizar esse setor e gerar novas oportunidades de negócio.

    A definição é parecida com a de uma fintech? Pois saiba que, na prática, trata-se de conceitos diferentes. 

    De maneira bem resumida, a fintech cria produtos financeiros voltados para melhorar a experiência dos usuários. 

    Já a techfin trabalha com soluções tecnológicas direcionadas para outras companhias, com o objetivo de aprimorar (ou desenvolver) os produtos financeiros que serão oferecidos por elas.

    O fato é que ambas as startups de tecnologia são voltadas para viabilizar a entrada de outros negócios no mercado financeiro, ainda que as empresas não sejam nativas desse setor.

    Especialmente se, dentro do conceito de fintech, você utilizar as soluções de uma Fintech as a Service (FaaS), poderá criar diversos produtos e serviços financeiros com a própria marca.

    E tudo isso acontece de maneira simplificada, em compliance com as regulamentações do setor e com custos e tempo de desenvolvimento reduzidos. 

    Com isso em mente, que tal descobrir as diferenças entre techfin e fintech e de que forma cada uma dessas startups pode contribuir para o crescimento da sua empresa? 

    Então, siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo!! 

    Afinal, o que é uma techfin?

    Techfin é uma empresa de tecnologia e de dados que oferece soluções tecnológicas para que outras empresas explorem, de forma mais abrangente, a entrega de produtos e serviços financeiros.

    O termo techfin foi utilizado pela primeira vez em 2016, por Jack Ma, fundador do grupo Alibaba

    A ideia com o uso dessa palavra era definir negócios que entregam produtos financeiros incorporados às outras soluções de tecnologia como um elemento agregado aos seus serviços.

    As plataformas techfins são nativas digitais e a maioria nasceu sem qualquer ligação com o mercado financeiro tradicional. Porém, por se tratar de infraestruturas novas e modernas, conseguem fazer muito bem a conexão entre ofertas financeiras e não financeiras.

    Um bom exemplo de empresas que atuam como techfins são os ERP voltados para grandes negócios, que passaram a integrar serviços financeiros ao seu portfólio de soluções.

    Aproveite e leia também: “Como criar novas fontes de receita com o ERP via serviços financeiros no varejo?

    Qual a diferença entre techfin e fintech?

    Se uma techfin utiliza da tecnologia para ajudar empresas a entregar produtos financeiros ao público-alvo, não seria o mesmo que faz uma fintech? Na verdade, não. 

    A principal diferença entre techfin e fintech é o foco. A primeira tem por objetivo fornecer tecnologia para outros negócios desenvolverem e/ou melhorarem os serviços financeiros que já oferecem. Logo, atuam apenas no mercado B2B.

    Já a segunda tem como premissa entregar produtos financeiros para um determinado público, com o objetivo de resolver os problemas que essas pessoas (físicas ou jurídicas) têm nessa área.

    Veja abaixo o que é techfin e o que é fintech para entender melhor as principais diferenças entre esses dois modelos de startup.

    O que é techfin?

    A techfin é uma empresa nativa de tecnologia, que utiliza esse conhecimento mais amplo para criar e entregar soluções voltadas para o setor financeiro aos negócios de diferentes segmentos.

    Esse modelo de atuação vai além da criação e entrega de produtos financeiros que visam melhorar a rotina dos clientes. 

    Sua principal proposta é contribuir para que as empresas modernizem sua atuação dentro do mercado de serviços financeiros.

    Para isso, as techfins utilizam todo o know-how em tecnologia e análise de dados para avaliar, de modo aprofundado, as oportunidades que outras companhias têm e que podem explorar nesse setor.

    Baseado nesse conceito, essas startups propõem pontos de modernização, com a criação e/ou o desenvolvimento de soluções financeiras que ajudarão a impulsionar ainda mais esse negócio.

    Para que servem as techfins?

    É possível dizer que as techfins servem para entregar modernização para as companhias que, de alguma forma, fazem parte do mercado financeiro. 

    Essas startups ajudam seus parceiros a impulsionar os negócios, aprimorar os produtos e serviços financeiros que entregam, elevar o valor das soluções financeiras criadas e, ainda, atrair e fidelizar mais clientes.

    Entre os diversos benefícios que as soluções tecnológicas dessas startups de serviços financeiros geram, alguns dos que mais se destacam são:

    • automatização de processos e atividades de gestão;
    • redução de erros operacionais, visto que não serão mais feitos manualmente;
    • economia de tempo para realização de diversas atividades;
    • obtenção de dados analíticos integrados, que podem ser usados em tomadas de decisão;
    • aumento da segurança das transações financeiras;
    • integração de diferentes ferramentas de gestão financeira.

    O que é fintech?

    A fintech é uma startup de serviços financeiros que usa a tecnologia para solucionar os problemas relativos ao setor.

    No geral, essas empresas atuam com produtos bem definidos dentro do segmento — por exemplo, a oferta de conta digital e todos os serviços relacionados, tais como cartão pré-pago, transferências via TED ou Pix, entre outros. 

    Com isso, um dos principais objetivos das fintechs é criar soluções para os usuários bancários, de modo que essas facilitem as suas vidas e preencham as diversas lacunas deixadas pelos bancos tradicionais.

    Com base nessa definição, pode-se entender que uma fintech é uma empresa que tem como foco o consumidor final dos serviços financeiros (PJ ou PF).

    Para que servem as fintechs?

    Essas empresas servem, principalmente, para modernizar o sistema financeiro. A maioria nasceu da necessidade de resolver algum problema deixado pelo modelo bancário tradicional ou para otimizar os processos financeiros já existentes.

    Por meio das soluções oferecidas por essas startups, é possível fazer exatamente o que era feito presencialmente nas agências bancárias, com a diferença de que tudo acontece em ambiente digital, de forma mais rápida e prática.

    Entenda melhor sobre as empresas fintechs e como as suas atuações estão ajudando a democratizar o setor financeiro no Brasil, ouvindo este episódio do Papo na Nuvem:

    Como funcionam as techfins e as fintechs?

    Ambas são startups que usam a tecnologia para modernizar o mercado financeiro, seja dando às empresas a oportunidade de adentrar nesse setor ou resolvendo problemas e lacunas deixados pelos modelos bancários tradicionais.

    Entretanto, isso não significa que techfin e fintech funcionem igualmente. Confira, abaixo, os detalhes do funcionamento de cada uma dessas empresas. 

    Como funcionam as techfins?

    As techfins funcionam por meio da oferta de plataformas que integram recursos, soluções e interfaces financeiras a outras companhias.

    A tecnologia disponibilizada por essas startups ajuda a modernizar os produtos e serviços financeiros já oferecidos, além de promover a coleta e a centralização de todos os dados transacionados em um único ambiente.

    Se formos explicar tudo isso de uma maneira mais simples, pense que as techfins disponibilizam os recursos necessários para incorporar, de forma ampla e completa, ferramentas financeiras às plataformas de gestão convencionalmente utilizadas.

    Por essa característica é que, geralmente, essas soluções são integradas às plataformas ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, termo usado para definir um sistema de gestão integrado. 

    Veja este exemplo: uma grande rede de escolas gera boletos bancários para que as mensalidades sejam pagas pelos alunos. 

    No caso, esse modelo de negócio utiliza o ERP para gerenciar os processos administrativos. Entretanto, os boletos ainda são gerados em outra plataforma, exigindo que diversas ações continuem sendo feitas manualmente ou simultaneamente nos dois sistemas.

    Porém, ao contratar os serviços de uma techfin, a escola do nosso exemplo abre caminho para incluir o meio de pagamento oferecido ao sistema de gestão que já utiliza, modernizando e automatizando todas as tarefas e processos relacionados a essa atividade.

    Como funcionam as fintechs?

    Já as fintechs funcionam a partir do uso da tecnologia para criar e entregar produtos e serviços financeiros inovadores, mais modernos, ágeis, práticos e seguros, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

    Essas startups financeiras foram as responsáveis por modificar todo o setor, tornando digitais os processos e as funcionalidades que antes existiam apenas no mundo físico.

    A abertura de conta bancária, por exemplo, com a chegada das fintechs se tornou uma atividade extremamente simples, realizada em pouco tempo diretamente pelo celular, de onde a pessoa estiver, a qualquer hora do dia ou da noite.

    Os principais diferenciais entre as fintechs e os bancos tradicionais são a agilidade, a conveniência, a redução de custos operacionais, a inovação e a praticidade de tudo ser resolvido online.

    Como as techfins estão agregando valor aos negócios com a integração em ERP?

    Uma das propostas de uma empresa techfin é facilitar a gestão financeira de outras empresas. Por conta disso, suas soluções podem ser integradas aos sistemas de gestão utilizados por outros negócios.

    Imagine uma grande universidade que utiliza um ERP para automatizar e integrar seus processos. Porém, ainda gera boletos bancários para que seus alunos efetuem o pagamento das mensalidades.

    A techfin pode desenvolver uma solução que adicione um meio de pagamento personalizado a essa plataforma. Dessa maneira, pode-se melhorar a gestão da empresa e a experiência dos seus clientes.

    Porém, há outras vertentes que podem ser exploradas, tais como a oferta de crédito, empréstimos, seguros e afins. Isso é possível porque as techfins trabalham também com a análise de dados da empresa.

    Isso torna possível utilizar todas as informações presentes no ERP e se basear no comportamento dos clientes para criar soluções financeiras ainda mais pontuais e modernas.

    O que pode ser oferecido por uma techfin?

    Existem dois principais recursos oferecidos por uma techfin, que são:

    • integração de soluções;
    • automação bancária.

    Veja os detalhes!

    Integração de soluções

    Essa startup de tecnologia viabiliza a integração dos sistemas de gestão já usados pelas empresas às soluções financeiras que já foram, ou serão, inseridas ao portfólio da companhia.

    Além de otimizar o uso das ferramentas, essa incorporação de softwares contribui para gerar de uma série de dados, os quais podem ser coletados e utilizados para basear tomadas de decisão.

    Automação bancária

    Lembra-se do exemplo da universidade? Trata-se de uma forma de automação bancária, que consiste no uso de ferramentas tecnológicas que otimizam e modernizam processos e atividades que, até então, eram feitas manualmente.

    Por meio dessa otimização, tarefas repetitivas passam a ser feitas automaticamente, reduzindo os erros e o tempo gasto para conclusão.

    Desse modo, essa oferta das techfins ajuda a aumentar a eficiência financeira da empresa, contribuir para sua escalabilidade e adicionar novas camadas de segurança via tecnologias como inteligência artificial, entre outras. 

    Aproveite e leia também: “Pagamentos e segurança: como deixar a sua empresa e clientes mais seguros?

    Quais são os benefícios das techfins?

    Dos vários benefícios que podem ser obtidos ao utilizar as soluções fornecidas por uma techfin está o acesso a tecnologias robustas e inovadoras, que contribuem para a estruturação e entrega de produtos e serviços financeiros mais modernos, otimizados e integrados.

    Nessa lista de vantagens devem ser incluídas também:

    • geração de dados analíticos integrados, que são fundamentais para realização de análise de informações financeiras e tomadas de decisão mais precisas;
    • aumento das camadas de segurança, com a utilização de diferentes ferramentas, tais como as voltadas para assinaturas digitais, autenticação de identidade por métodos biométricos, de dois fatores etc.;
    • integração de diferentes ferramentas e softwares usados pela empresa, incluindo CRM, Customer Relationship Management, e outros sistemas de gestão;
    • aumento da praticidade na realização dos processos internos, integrando digitalmente diferentes setores da companhia que precisam atuar juntos para melhorar a experiência dos clientes;
    • economia de tempo na execução das tarefas, visto que essas passam a ser automatizadas;
    • redução de falhas que costumam surgir em tarefas feitas manualmente, justamente por conta da automatização dos processos;
    • aprimoramento da entrega de serviços e produtos financeiros personalizados para o público-alvo, decorrente do uso de uma tecnologia atualizada e dinâmica.

    O que pode ser oferecido por uma fintech?

    Quando Jack Ma citou o termo ‘techfin’, também mencionou a seguinte frase:

    Há duas grandes oportunidades para o futuro do setor financeiro. Uma é o banco online, em que todas as instituições financeiras vão para a internet; e outra são as finanças pela internet, envolvendo agentes de fora do sistema financeiro tradicional.”

    Essa frase mostra que, já em 2016, era visível (e esperado) que a entrega de serviços financeiros passaria a fazer, cada vez mais, parte do portfólio de empresas que não atuam diretamente nesse setor.

    E é justamente neste ponto que entra a atuação das fintechs, por intermédio de um recurso chamado Banking as a Service.

    Banking as a Service

    Um dos caminhos mais indicados para inserir sua empresa no mercado financeiro, sem precisar se desviar do core business, é por meio do Banking as a Service, solução oferecida pelas Fintechs as a Service.

    Uma plataforma Banking as a Service permite que negócios de qualquer segmento criem e entreguem aos seus clientes diversos serviços e produtos financeiros. 

    Ao utilizar esse recurso, o negócio consegue desenvolver e entregar soluções com a própria marca, como:

    • conta digital;
    • serviços de transferência de valores como TED e Pix;
    • ferramentas para pagamento de contas diversas;
    • cartão de débito;
    • cartão pré-pago; 
    • e muito mais.

    Confira tudo sobre esse conceito lendo o artigo “O que é Banking as a Service? Entenda o conceito, vantagens e por que vale a pena

    Quais são os benefícios das fintechs?

    Entre os vários benefícios que podem ser obtidos com uso de uma plataforma BaaS, como também pode ser chamada, destaca-se a melhora da experiência dos consumidores da sua empresa.

    Isso acontece porque clientes e parceiros de negócio terão acesso a produtos e serviços financeiros criados especialmente para resolver suas dores, ao contrário do oferecido por bancos tradicionais.

    Além desse benefício, há diversas outros, tais como:

    • despreocupação com questões regulatórias, tendo em vista que essas são de responsabilidade da fintech fornecedora da solução;
    • redução dos custos com desenvolvimento, já que os produtos e serviços vêm prontos para uso, restando apenas parametrizar de acordo com as regras do negócio e inserir a marca da empresa;
    • time to market reduzido, justamente pelo motivo anterior, o que possibilita a entrega das soluções em menos tempo para os cliente;
    • fortalecimento da marca, que estará em destaque nas soluções, contribuindo para reforçar a presença da empresa no mercado de atuação;
    • aumento do poder competitivo, colocando o negócio em posição de destaque em comparação aos concorrentes que ainda não oferecem produtos e serviços financeiros direcionados para o público-alvo;
    • geração de uma nova fonte de receita para o negócio, a qual pode ser obtida pel cobrança de juros e taxas.

    Techfin ou fintech: qual a melhor para seu negócio?

    Para saber qual dessas startups é a mais indicada para seu negócio — ou seja, se uma fintech ou uma techfin —, o primeiro passo é entender que é possível se beneficiar da expertise de ambas as empresas de tecnologia.

    Por exemplo, as fintechs têm como vantagem a agilidade, a escalabilidade, o foco no consumidor e as infraestruturas já criadas para o mercado de serviços financeiros, incluindo todas as questões regulatórias exigidas.

    Já as techfins se destacam pelo conhecimento mais amplo de novas tecnologias, o que pode contribuir para encontrar soluções mais apropriadas para questões dessa área.  

    Por que uma Fintech as a Service pode ser uma boa opção?

    Uma Fintech as a Service, ou simplesmente FaaS, é uma empresa que oferece a tecnologia e os recursos necessários para outras fintechs, startups e companhias, independentemente do segmento, desenvolverem seus próprios produtos e serviços financeiros.

    Tudo é feito por meio de APIs, sigla para Application Programing Interface, que são conjuntos de regras e programação que conectam um ponto a outro. A vantagem dessas aplicações é que você tem a chance de adquirir apenas a que for interessante para seu negócio.

    Então, imagine que você queira criar uma conta digital com a marca da sua empresa e personalizada para atender seu público-alvo. Por meio de uma API oferecida por uma Fintech as a Service, você pode.

    Inclusive, a Zoop ajuda você nessa jornada!

    A Zoop é a fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados. 

    Com o Zoop Banking sua empresa se transforma em um banco digital completo, sem precisar se desviar do core business, nem se preocupar com questões regulatórias.

    Com essa solução, é possível:

    • oferecer conta digital e cartão pré-pago com a sua marca;
    • se libertar das regras dos modelos bancários tradicionais;
    • agregar muito mais valor à sua empresa e se destacar dos concorrentes;
    • melhorar a experiência bancária dos seus clientes e parceiros de negócio;
    • gerar uma nova fonte de receita para sua companhia.

    Não perca mais tempo.

    Dá um Zoop no seu negócio! 

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.