Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    O que é o sistema de pagamento Pix? Por que é tão popular?

    16 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O sistema de pagamento Pix é uma solução que permite a realização de pagamentos e transferência de valores 24 horas por dia, 7 dias da semana, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

    Alguns anos após seu lançamento, ocorrido em novembro de 2020, muitos pontos mudaram no sistema de pagamento instantâneo, especialmente o modo como ele é utilizado e a adesão de consumidores e empresas.

    Se, antes, o público considerava que o Pix do Banco Central era somente uma ferramenta para transferir valores entre pessoas, hoje, ele é visto e usado como um dos principais meios de pagamento do Brasil.

    Segundo dados do Bacen, o Pix já conta com mais de 722 milhões de chaves registradas. Aliás, janeiro de 2024 registrou um número total de transações entre pessoas físicas e jurídicas de 1.464.827, o que representa 38% de todas as transações.

    Com relação à aceitação do Pix e oferta pelas companhias, um dos destaques é o setor de e-commerce. A revista Istoé Dinheiro aponta que o e-commerce faturou R$32 bilhões de reais em 2023 a partir de vendas via Pix.

    Mas o que tornou o sistema de pagamento Pix tão popular? O que mudou desde seu lançamento que contribui para elevar o uso e a aceitação? Vale a pena oferecê-lo no seu negócio? Quais são as novidades do Pix para 2024?

    Continue a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas.

    Como funciona o sistema de pagamento Pix?

    O sistema de pagamento Pix é um ecossistema criado pelo Banco Central que possibilita a realização de pagamentos e a transferência de valores a qualquer hora ou dia, o que inclui finais de semana, feriados e horários não comerciais.

    Por meio das chaves, que são formas de identificar as contas, a transação financeira entre pagador e recebedor acontece em até 10 segundos.

    As chaves Pix podem ser o número do CPF/CNPJ, celular, e-mail ou, ainda, uma sequência aleatória gerada pelo próprio sistema. O cobrador também pode gerar um QR Code, que, uma vez lido pelo smartphone de quem está pagando, viabiliza a transação.

    Conforme aponta a página de estatísticas do Banco Central, no mês de lançamento do Pix (novembro de 2020), 95.262.657 chaves foram cadastradas. Já em outubro de 2021, o estoque de chaves ativas era de 348.096.007. Em 2024, foi superada a barreira de 722 milhões de chaves.

    Dica extra! Não deixe de ler o artigo: “Tudo sobre o Pix: confira as 13 respostas que a sua empresa precisa saber e a opinião de grandes especialistas!

    Quais são as novidades do Pix desde o lançamento?

    Desde que o sistema de pagamento Pix passou a ser utilizado, o Banco Central disponibilizou uma série de novas funcionalidades para a ferramenta, bem como aumentou as camadas de segurança.

    Quanto a esse último ponto, uma das medidas foi a definição de um limite para transações financeiras noturnas. 

    Desde 4 de outubro de 2021, entre as 20 horas e as 6 horas, só é possível movimentar até R$ 1 mil. Essa limitação é válida para pessoas físicas e MEI, Microempreendedores Individuais, visando diminuir o número de fraudes, golpes de Pix e sequestros.

    No que se refere às novas funções do Pix, a agenda evolutiva do órgão regulador inclui diversas melhorias, sendo que algumas delas são o Pix Cobrança, o Pix Saque, o Pix Troco e o Débito Automático Pix.

    Pix Cobrança

    O Pix Cobrança tem funcionamento similar ao boleto bancário, visto que ele permite que sejam realizadas cobranças com datas futuras. A diferença é que, uma vez pago o QR Code pelo cliente, o valor é transferido instantaneamente para a conta do recebedor.

    As fases da implementação do Pix Cobrança já foram concluídas e o recurso já está pronto para uso desde 2022.

    Pix Saque

    O Pix Saque possibilita que clientes realizem saques em dinheiro nos caixas de lojas físicas que oferecem o sistema de pagamento Pix.

    Essa funcionalidade pode contribuir para aumentar o fluxo de consumidores nos estabelecimentos e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.

    Pix Troco 

    O Pix Troco possibilita que os lojistas voltem troco em espécie (dinheiro físico) para as compras pagas com o sistema de pagamentos instantâneo.

    Aproveite e leia também: “Pix na maquininha: como usar essa solução nas vendas presenciais?

    Pix Parcelado

    Em outubro de 2024, deve ser lançado o Pix Parcelado (também conhecido como Débito Automático Pix ou, simplesmente, Pix Automático) que consiste no agendamento de parcelas ou mensalidades de cobranças de forma automática a partir de débito em conta corrente.

    Essa é mais uma das ótimas oportunidades do Pix. Aqui, será possível parcelar as compras sem exigência do limite de crédito, o que estimula ainda mais as chances de consumo.

    Por que oferecer o Pix como forma de pagamento?

    Existem diversas oportunidades do Pix para aumentar as vendas de uma empresa. Um dos que mais se destaca é melhorar a experiência de compra do cliente.

    O sistema de pagamento Pix é um recurso que atende diferentes grupos de consumidores, a exemplo dos que não têm cartão de crédito ou aqueles que têm, mas não querem comprometer o limite.

    No que se refere às compras online, muitos consumidores têm receio de digitar os dados do cartão em sites e/ou aplicativos. Já o sistema de pagamentos instantâneos ajuda a resolver essa questão, bem como fomenta as compras não programadas.

    Quanto às compras presenciais, o Pix é uma forma de pagamento que contribui para diminuir filas e o volume de dinheiro físico transacionado, além de reduzir os gastos dos lojistas com transporte de valores e segurança.

    Somado a todos esses pontos, não podemos deixar de citar que, cada dia mais, o Pix está se tornando a solução de pagamento preferida dos brasileiros.

    Segundo a já citada pesquisa divulgada pela Istoé Dinheiro, ele só é menos usado que o cartão de crédito no e-commerce nacional.

    Assim, oferecer essa solução é uma forma de atender ao novo comportamento dos consumidores e às suas atuais necessidades.

    Não sabe como trazer o sistema de pagamentos instantâneos para seu negócio? Então, conheça agora mesmo o Pix da Zoop.

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.