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    Pix no comércio: o que muda para o setor? Quais as vantagens?

    14 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    O uso do Pix no comércio tem crescido e contribuído para aumentar o volume de vendas de varejistas dos mais variados portes.

    Apenas para você ter uma ideia desse atual cenário, de acordo com informações de Lauro Pimenta, conselheiro-executivo da Associação de Lojistas do Brás, Alobrás, durante entrevista para o portal Agora São Paulo, da Folha de São Paulo, cerca de 40% dos pagamentos à vista realizados nas lojas da região são via Pix.

    Aqui, vale destacar que o Brás, bairro da região central de São Paulo, é conhecido como o maior centro comercial de confecção de roupas do Brasil, com lojas que recebem revendedores, comerciantes e clientes diretos de todo o país.

    Em todo caso, vale lembrar que o Pix no comércio tem sido utilizado por companhias de todos os portes. 

    Segundo as estatísticas do Banco Central, a adesão desse método de pagamento de forma comercial entre pessoas físicas e jurídicas já é de 38% de todas as transferências Pix.

    Os mesmos dados apontam que, em novembro de 2020, mês de lançamento do Pix, apenas 5% das transações foram de pessoas para empresas. 

    Mas o que está levando ao uso maior do Pix no comércio? Quais novidades o órgão regulador está disponibilizando que podem fomentar o uso do sistema de pagamentos instantâneo?

    Siga a leitura para conferir essas respostas e, também, como implementar esse meio de pagamento na empresa. E, se quiser saber como a Zoop pode te ajudar com o Pix no comércio, veja o vídeo:

    Quais são as vantagens do Pix no comércio?

    São diversas as vantagens do Pix no comércio eletrônico ou presencial, beneficiando tanto clientes quanto varejistas.

    Vantagens para o comércio eletrônico

    Dentre as vantagens do Pix no comércio eletrônico, selecionamos três exemplos. Confira! 

    Aprimoramento da gestão de estoque

    O levantamento do Opinion Box mostrou que 15% dos consumidores preferem usar o boleto bancário na hora de pagar as compras online. 

    Essa solução ocupa o segundo lugar desse ranking, atrás somente do cartão de crédito, que foi apontado por 58% dos entrevistados.

    Ainda que seja essencial oferecer aos clientes o boleto bancário como meio de pagamento, especialmente por ser uma das preferências do público, para o varejista, essa solução pode gerar alguns transtornos.

    Um deles se refere à gestão de estoque, considerando que é necessário “reservar” o produto até que o pagamento seja compensado. Caso isso não aconteça, o comerciante corre o risco de ter perdido a oportunidade de vender o item para outro consumidor que usaria um método de pagamento mais dinâmico.

    O Pix no comércio evita esse tipo de transtorno e aprimora o gerenciamento de estoque, visto que a aprovação da compra acontece instantaneamente, contribuindo, inclusive, para o envio mais rápido da mercadoria — quanto ao recebimento do valor, no Pix Adquirência da Zoop, por exemplo, o lojista recebe em D+1, ou seja, um dia após o pagamento.

    Atendimento de diferentes grupos de consumidores

    O Pix no checkout do comércio eletrônico colabora para o atendimento de diferentes grupos de consumidores. Alguns exemplos são:

    • pessoas que não têm conta corrente (usam apenas carteiras digitais);
    • clientes que não têm cartão de crédito ou cujos limites são baixos;
    • consumidores que não sentem segurança em lançar dados dos cartões nas plataformas de vendas.

    Dica de leitura: “Checkout transparente: tudo o que você precisa saber para gerar mais vendas!” 

    Diminuição do número de carrinhos abandonados

    O Pix no comércio eletrônico também ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados. E uma das razões está entre as que acabamos de citar, que é o receio que vários clientes têm de informar dados bancários em sites e aplicativos.

    Além desse motivo, disponibilizar o sistema de pagamentos instantâneo nas vendas online aumenta as opções do consumidor. 

    Quanto a isso, os dados da Moosend, empresa que oferece soluções de e-mail marketing, apontam que 8% dos potenciais compradores abandonam seus carrinhos quando se deparam com meios limitados de pagamento.

    Vantagens para o comércio presencial

    Já as vantagens do Pix no comércio presencial são as seguintes!

    Redução de filas

    Usar o Pix como meio de pagamento no comércio presencial favorece a redução de filas, especialmente porque o sistema dispensa a conferência de dinheiro em espécie. 

    Em épocas com maior movimento, como a Black Friday e as vendas de Natal, essa otimização pode fazer toda a diferença para atender mais e melhor os consumidores que vão ao estabelecimento comercial.

    Aproveite e leia também: “Pix na maquininha: como usar essa solução nas vendas presenciais?

    Diminuição dos gastos operacionais

    Também por diminuir o fluxo de dinheiro físico, o Pix no varejo presencial favorece a redução de custos operacionais, a exemplo dos voltados para transporte de valores e segurança do local.

    Além disso, a utilização do sistema de pagamentos instantâneos nas vendas presenciais fomenta a digitalização do dinheiro e as aquisições que não foram planejadas pelos clientes.

    Geração de novas oportunidades de negócio

    Entre as novas funções do Pix, estão o Pix Troco e o Pix Saque. Elas já estão ativas desde 2021, mas muitos consumidores e lojistas ainda não conhecem seus benefícios.

    O Pix Troco consiste na devolução de valor em espécie durante uma compra paga com esse sistema. 

    Na prática, o varejista poderá cobrar uma quantia superior ao preço original do produto, de acordo com a solicitação do cliente, entregando essa diferença em dinheiro para o consumidor.

    Outra funcionalidade é o Pix Saque, que possibilitará os saques em dinheiro, usando o sistema de pagamentos instantâneo, diretamente nos caixas de comércios presenciais.

    Ambas as soluções são ótimas para gerar novas oportunidades de negócio para os varejistas que atendem presencialmente.

    Ainda, há ainda a função Pix Parcelado, que permite o parcelamento de compras via Pix sem afetar o limite de crédito do consumidor. As cobranças são agendas para um dia específico de cada mês e funcionam de forma similar a uma compra parcelada no cartão de crédito.

    Por sua vez, temos também o Pix Recorrente, que permite o agendamento automatizado de cobranças contínuas, como contas de energia, internet e serviços de assinatura.

    Benefícios para ambos os tipos de comércio

    Indo além dos benefícios pontuais para as lojas virtuais e presenciais, há algumas vantagens do uso do Pix no comércio que contribuem para o crescimento de ambas as formas de venda, que são:

    • incentivo para compras não programadas;
    • aprimoramento da gestão financeira do negócio;
    • otimização do fluxo de caixa;
    • expansão das opções de meios de pagamento oferecidos;
    • melhora da experiência de compra do cliente.

     Como usar o Pix no comércio?

    Depois de todas essas vantagens, você deve estar se perguntando como receber pagamentos com Pix no seu comércio, certo? Quanto a isso, a Zoop pode ajudar!

    Conheça o Pix da Zoop, novo meio de pagamento do Zoop Payments que facilita o processo de pagar e receber as vendas online e presenciais da sua empresa.

    Sem custos de integração, nem mensalidades, pague apenas uma taxa referente a cada valor transacionado. 

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