Pix no comércio: o que muda para o setor? Quais as vantagens?
O uso do Pix no comércio tem crescido e contribuído para aumentar o volume de vendas de varejistas dos mais variados portes.
Apenas para você ter uma ideia desse atual cenário, de acordo com informações de Lauro Pimenta, conselheiro-executivo da Associação de Lojistas do Brás, Alobrás, durante entrevista para o portal Agora São Paulo, da Folha de São Paulo, cerca de 40% dos pagamentos à vista realizados nas lojas da região são via Pix.
Aqui, vale destacar que o Brás, bairro da região central de São Paulo, é conhecido como o maior centro comercial de confecção de roupas do Brasil, com lojas que recebem revendedores, comerciantes e clientes diretos de todo o país.
Em todo caso, vale lembrar que o Pix no comércio tem sido utilizado por companhias de todos os portes.
Segundo as estatísticas do Banco Central, a adesão desse método de pagamento de forma comercial entre pessoas físicas e jurídicas já é de 38% de todas as transferências Pix.
Os mesmos dados apontam que, em novembro de 2020, mês de lançamento do Pix, apenas 5% das transações foram de pessoas para empresas.
Mas o que está levando ao uso maior do Pix no comércio? Quais novidades o órgão regulador está disponibilizando que podem fomentar o uso do sistema de pagamentos instantâneo?
Siga a leitura para conferir essas respostas e, também, como implementar esse meio de pagamento na empresa. E, se quiser saber como a Zoop pode te ajudar com o Pix no comércio, veja o vídeo:
Quais são as vantagens do Pix no comércio?
São diversas as vantagens do Pix no comércio eletrônico ou presencial, beneficiando tanto clientes quanto varejistas.
Vantagens para o comércio eletrônico
Dentre as vantagens do Pix no comércio eletrônico, selecionamos três exemplos. Confira!
Aprimoramento da gestão de estoque
O levantamento do Opinion Box mostrou que 15% dos consumidores preferem usar o boleto bancário na hora de pagar as compras online.
Essa solução ocupa o segundo lugar desse ranking, atrás somente do cartão de crédito, que foi apontado por 58% dos entrevistados.
Ainda que seja essencial oferecer aos clientes o boleto bancário como meio de pagamento, especialmente por ser uma das preferências do público, para o varejista, essa solução pode gerar alguns transtornos.
Um deles se refere à gestão de estoque, considerando que é necessário “reservar” o produto até que o pagamento seja compensado. Caso isso não aconteça, o comerciante corre o risco de ter perdido a oportunidade de vender o item para outro consumidor que usaria um método de pagamento mais dinâmico.
O Pix no comércio evita esse tipo de transtorno e aprimora o gerenciamento de estoque, visto que a aprovação da compra acontece instantaneamente, contribuindo, inclusive, para o envio mais rápido da mercadoria — quanto ao recebimento do valor, no Pix Adquirência da Zoop, por exemplo, o lojista recebe em D+1, ou seja, um dia após o pagamento.
Atendimento de diferentes grupos de consumidores
O Pix no checkout do comércio eletrônico colabora para o atendimento de diferentes grupos de consumidores. Alguns exemplos são:
- pessoas que não têm conta corrente (usam apenas carteiras digitais);
- clientes que não têm cartão de crédito ou cujos limites são baixos;
- consumidores que não sentem segurança em lançar dados dos cartões nas plataformas de vendas.
Dica de leitura: “Checkout transparente: tudo o que você precisa saber para gerar mais vendas!”
Diminuição do número de carrinhos abandonados
O Pix no comércio eletrônico também ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados. E uma das razões está entre as que acabamos de citar, que é o receio que vários clientes têm de informar dados bancários em sites e aplicativos.
Além desse motivo, disponibilizar o sistema de pagamentos instantâneo nas vendas online aumenta as opções do consumidor.
Quanto a isso, os dados da Moosend, empresa que oferece soluções de e-mail marketing, apontam que 8% dos potenciais compradores abandonam seus carrinhos quando se deparam com meios limitados de pagamento.
Vantagens para o comércio presencial
Já as vantagens do Pix no comércio presencial são as seguintes!
Redução de filas
Usar o Pix como meio de pagamento no comércio presencial favorece a redução de filas, especialmente porque o sistema dispensa a conferência de dinheiro em espécie.
Em épocas com maior movimento, como a Black Friday e as vendas de Natal, essa otimização pode fazer toda a diferença para atender mais e melhor os consumidores que vão ao estabelecimento comercial.
Aproveite e leia também: “Pix na maquininha: como usar essa solução nas vendas presenciais?”
Diminuição dos gastos operacionais
Também por diminuir o fluxo de dinheiro físico, o Pix no varejo presencial favorece a redução de custos operacionais, a exemplo dos voltados para transporte de valores e segurança do local.
Além disso, a utilização do sistema de pagamentos instantâneos nas vendas presenciais fomenta a digitalização do dinheiro e as aquisições que não foram planejadas pelos clientes.
Geração de novas oportunidades de negócio
Entre as novas funções do Pix, estão o Pix Troco e o Pix Saque. Elas já estão ativas desde 2021, mas muitos consumidores e lojistas ainda não conhecem seus benefícios.
O Pix Troco consiste na devolução de valor em espécie durante uma compra paga com esse sistema.
Na prática, o varejista poderá cobrar uma quantia superior ao preço original do produto, de acordo com a solicitação do cliente, entregando essa diferença em dinheiro para o consumidor.
Outra funcionalidade é o Pix Saque, que possibilitará os saques em dinheiro, usando o sistema de pagamentos instantâneo, diretamente nos caixas de comércios presenciais.
Ambas as soluções são ótimas para gerar novas oportunidades de negócio para os varejistas que atendem presencialmente.
Ainda, há ainda a função Pix Parcelado, que permite o parcelamento de compras via Pix sem afetar o limite de crédito do consumidor. As cobranças são agendas para um dia específico de cada mês e funcionam de forma similar a uma compra parcelada no cartão de crédito.
Por sua vez, temos também o Pix Recorrente, que permite o agendamento automatizado de cobranças contínuas, como contas de energia, internet e serviços de assinatura.
Benefícios para ambos os tipos de comércio
Indo além dos benefícios pontuais para as lojas virtuais e presenciais, há algumas vantagens do uso do Pix no comércio que contribuem para o crescimento de ambas as formas de venda, que são:
- incentivo para compras não programadas;
- aprimoramento da gestão financeira do negócio;
- otimização do fluxo de caixa;
- expansão das opções de meios de pagamento oferecidos;
- melhora da experiência de compra do cliente.
Como usar o Pix no comércio?
Depois de todas essas vantagens, você deve estar se perguntando como receber pagamentos com Pix no seu comércio, certo? Quanto a isso, a Zoop pode ajudar!
Conheça o Pix da Zoop, novo meio de pagamento do Zoop Payments que facilita o processo de pagar e receber as vendas online e presenciais da sua empresa.
Sem custos de integração, nem mensalidades, pague apenas uma taxa referente a cada valor transacionado.
Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira como.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.