O uso do Pix no comércio tem crescido e contribuindo para aumentar o volume de vendas de varejistas dos mais variados portes.

Apenas para você ter uma ideia desse atual cenário, de acordo com informações de Lauro Pimenta, conselheiro-executivo da Associação de Lojistas do Brás, Alobrás, durante entrevista para o portal Agora São Paulo, da Folha de São Paulo, cerca de 40% dos pagamentos à vista realizados nas lojas da região são via Pix.

Aqui, vale destacar que o Brás, bairro da região central de São Paulo, é conhecido como o maior centro comercial de confecção de roupas do Brasil, com lojas que recebem revendedores, comerciantes e clientes diretos de todo o país.

Mas, como dissemos, o Pix no comércio tem sido utilizado por companhias de todos os portes. 

Nos grandes comércios eletrônicos e negócios O2O (Online-to-Offline), por exemplo, a adesão a esse meio de pagamento já era de 32% em março de 2021, conforme dados da consultoria GMattos divulgados no site Mobile Time.

Segundo estatísticas do Banco Central, em novembro de 2020, mês de lançamento do Pix, apenas 5% (1.442.347) das transações foram de pessoas para empresas. 

Já outubro de 2021, quase um ano depois, esse percentual subiu para 16%, exatamente 152.723.570 transações dessa natureza, o que representa mais de R$ 51 milhões movimentados.

Mas o que está levando ao uso maior do Pix no comércio? Quais novidades o órgão regulador está disponibilizando que pode fomentar o uso do sistema de pagamentos instantâneo.

Confira essas respostas e também como implementar esse meio de pagamento na sua empresa. E se quiser saber como a Zoop pode te ajudar com o Pix no comércio, veja o vídeo:

Quais são as vantagens do Pix no comércio?

São diversas as vantagens de utilizar o Pix no comércio, e elas beneficiam tanto clientes quanto varejistas. Entre as que mais se destacam estão:

Vantagens para o comércio eletrônico

Aprimoramento da gestão de estoque

Segundo um levantamento do Opinion Box, 15% dos consumidores preferem usar o boleto bancário na hora de pagar as suas compras online. 

Essa solução ocupa o segundo lugar desse ranking, atrás somente do cartão de crédito, que foi apontado por 58% dos entrevistados.

Ainda que seja essencial oferecer aos clientes o boleto bancário como meio de pagamento, especialmente por ser uma das preferências do público, para o varejista essa solução pode gerar alguns transtornos.

Um deles se refere à gestão de estoque, considerando que é necessário “reservar” o produto até que o pagamento seja compensado. Caso isso não aconteça, o comerciante corre o risco de ter perdido a oportunidade de vender o produto para outro consumidor que usaria um método de pagamento mais dinâmico.

O Pix no comércio evita esse tipo de transtorno e aprimora o gerenciamento de estoque, visto que a aprovação da compra acontece instantaneamente, contribuindo, inclusive, para o envio mais rápido da mercadoria — quanto ao recebimento do valor, no Pix Adquirência da Zoop, por exemplo, o lojista recebe em D+1, ou seja, um dia após o pagamento.

Atendimento de diferentes grupos de consumidores

O Pix no checkout do comércio eletrônico colabora para o atendimento de diferentes grupos de consumidores, alguns exemplos são:

  • pessoas que não têm conta corrente (usam apenas carteiras digitais);
  • clientes que não têm cartão de crédito, ou cujos limites são baixos;
  • consumidores que não sentem segurança em lançar dados dos cartões nas plataformas de vendas.

 

Dica de leitura: “Checkout transparente: tudo o que você precisa saber para gerar mais vendas!” 

Diminuição do número de carrinhos abandonados

O Pix no comércio eletrônico também ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados, e uma das razões está entre as que acabamos de citar, que é o receio que vários clientes têm de informar dados bancários em sites e aplicativos.

Além desse motivo, disponibilizar o sistema de pagamentos instantâneo nas vendas online aumenta as opções do consumidor. 

Quanto a isso, dados da Moosend, empresa que oferece soluções de e-mail marketing, apontam que 8% dos potenciais compradores abandonam seus carrinhos quando se deparam com meios limitados de pagamento.

Vantagens para o comércio presencial

Redução de filas

Usar o Pix como meio de pagamento no comércio presencial favorece a redução de filas, especialmente porque o sistema dispensa a conferência de dinheiro em espécie. 

Em épocas com maior movimento, como a Black Friday e as vendas de Natal, essa otimização pode fazer toda a diferença para conseguir atender mais e melhor os consumidores que vão ao estabelecimento comercial.

Aproveite e leia também: “Pix na maquininha: como usar essa solução nas vendas presenciais?

Diminuição dos gastos operacionais

Também por diminuir o fluxo de dinheiro físico, o Pix no varejo presencial favorece a redução de custos operacionais, a exemplo dos voltados para transporte de valores ou para a segurança do local.

Além disso, a utilização do sistema de pagamentos instantâneos nas vendas presenciais fomenta a digitalização do dinheiro e aquisições que não foram planejadas pelos clientes.

Geração de novas oportunidades de negócio

Entre as novas funções do Pix, previstas para serem lançadas ainda em 2021, estão o Pix Troco e o Pix Saque.

O Pix Troco consiste na devolução de valor em espécie durante uma compra paga com esse sistema. 

Na prática, o varejista poderá cobrar uma quantia superior ao preço original do produto, de acordo com a solicitação do cliente, e entregar essa diferença em dinheiro para o consumidor.

Outra funcionalidade é o Pix Saque, que possibilitará saques em dinheiro, usando o sistema de pagamentos instantâneo, diretamente nos caixas de comércios presenciais.

Ambas as soluções têm tudo para gerar novas oportunidades de negócio para os varejistas que atendem presencialmente.

Entenda tudo sobre essa nova função lendo o artigo: “Pix Saque no varejo: quais as vantagens dessa nova função para o setor?

Benefícios para ambos os tipos de comércio

Mas além dos benefícios pontuais para as lojas virtuais e para as lojas presenciais, há algumas vantagens do uso do Pix no comércio que contribui para o crescimento de ambas as formas de venda, que são:

  • incentivo para compras não programadas;
  • aprimoramento da gestão financeira do negócio;
  • otimização do fluxo de caixa;
  • expansão das opções de meios de pagamento oferecidos;
  • melhora da experiência de compra do cliente.

 

Não deixe de conferir este episódio do Papo na Nuvem, podcast de tecnologia para serviços financeiros da Zoop

Como usar Pix no comércio?

Depois de todas essas vantagens você deve estar se perguntando como receber pagamentos com Pix no seu comércio, certo? Quanto a isso, a Zoop pode ajudar!

Conheça o Pix da Zoop, novo meio de pagamento do Zoop Payments que facilita o processo de pagar e receber das vendas online da sua empresa.

Sem custos de integração nem mensalidades, pague apenas uma taxa referente a cada valor transacionado. 

Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira como.

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.